domingo, 10 de março de 2013

Filme | As sessões [2013]



Oi Galera! Hoje eu venho falar de um filme bem peculiar. Eu cheguei até ele após ler uma reportagem sobre uma terapeuta sexual que escreveu um livro sobre as experiências sexuais que havia tido com seus clientes e que essa mesma história tinha sido adaptada para os cinemas. Fiquei curiosíssimo por se tratar de um assunto tão polêmico, pois existe um Tabu se isso seria ou não uma forma de prostituição.

Sinopse

Mark O'Brien (John Hawkes) é um escritor e poeta que, ainda criança, contraiu poliomielite. Devido à doença ele perdeu os movimentos do corpo, com exceção da cabeça, e precisa passar boa parte do dia dentro de um aparelho apelidado de "pulmão de aço". Mark passa os dias entre o trabalho e as visitas à igreja, onde conversa com o padre Brendan (William H. Macy), seu amigo pessoal. Sentindo-se incompleto por desconhecer o sexo, Mark passa a frequentar uma terapeuta sexual. Ela lhe indica os serviços de Cheryl Cohen Greene (Helen Hunt), uma especialista em exercícios de consciência corporal, que o inicia no sexo. (Adoro Cinema)

Ao contrário do que muita gente possa ter pensado ao começar a ler esse post - e até mesmo eu a princípio - o filme não tem nenhum apelo sexual. Na verdade se trata de uma história de superação, puxado para o drama



Comecei a assisti de forma despretensiosa e a história logo me ganhou. As narrações de Mark sobre as dificuldades de sua vida e a realidade do seu dia a dia, mantendo sempre a fé o bom humor são cativantes. O ator John Hawkes deu um show de atuação; não conhecia outros trabalhos dele e cheguei a pensar que ele tinha mesmo a deficiência. A maneira de falar, a postura e até a anatomia do personagem foi bem convincente.






Mark precisa da ajuda de uma máquina pra respirar e quando sai de casa tem apenas algumas horas de tolerância. Com isso ele precisa de um acompanhante para tudo em sua vida. Por ele ser naturalmente um poeta e um romântico incurável seu relacionamento com as mulheres torna-se um pouco difícil. 



Todas suas confissões - até as mais constrangedoras - são feitas ao padre diante do altar da igreja. Então, buscando explorar a consciência corporal ele procura ajuda terapeutica e encontra em Cheryl uma pessoa com quem descobre uma nova parte de si. Logo, a primeira sessão é marcada.




O ponto é que eles têm apenas um número máximo de 6 sessões para resolver todas as questões de Mark e as coisas passam a ficar complicadas quando Cheryl se vê envolvida com o seu cliente. Com esse empasse como tudo funcionará?

Em cada sessão eles vão avançando as experiências sexuais e ficamos curiosos para descobrir o que vem em seguida. Achei as cenas mais delicadas muito bem feitas e Helen Hunt conseguiu atingir um patamar incrível com a imparcialidade de uma terapeuta, mesmo convivendo com seus problemas da vida familiar. A atriz concorreu como Melhor atriz coadjuvante esse ano no óscar, mas a estatueta foi pra Anne Hathaway pelo papel em "Os Miseráveis".




Vale muito a pena assistir, um filme super recomendado que nos faz pensar sobre a vida, nossas crenças e a maneira de enfrentar os problemas. Abaixo você confere o Trailer:


Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Oi, Clóvis!
    Caramba, que filme maravilhoso. A premissa, o trailer e as suas palavras me cativaram de uma forma inexplicável, este parece ser o tipo de filme que intriga o telespectador do começo ao fim, preciso vê-lo logo, haha.

    A atuação dos atores é super importante quando se trata de filmes como este, principalmente pelo tabu que fora criado ao redor do tema: sexo.
    A sua resenha cinematográfica foi extremamente detalhista e bem elaborada, parabéns meu caro!

    Desejo-lhe muito sucesso, grande abraço!

    http://umleitoramais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios Leonardo. Esse filme me deixou estático depois que o vi. Fiquei numa ressaca enorme, confesso. Mas vale muito a pena assistir principalmente por transmitir tantas lições de vida. Assista o mais rápido que você puder e volte aqui para comentar o que achou. Abraço ;)

      Excluir
  2. Ansiosa para assistir, e ainda mais, depois de ler esta super resenha *_* !

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...