Muita gente, inclusive eu, se pergunta para que serve tantos mecanismos de inscrição dentro de blogs e sites. Para isso, me veio a ideia de criar um post explicando a vocês qual a diferença entre esses mecanismos e o que é o mais indicado de acordo com o que você busca. Vamos descobrir?
1 - Google Friend Connect (GFC)
É conhecido como o gadget de “Seguidores” disponível na plataforma Blogger; pode estar presente também em sites bem estruturados. Essa é uma função mais indicada para aqueles que possuem seu próprio blog e querem acompanhar suas páginas preferidas.
Quando alguém se torna “seguidor” do seu blog, duas coisas acontecem:
- As atualizações do seu blog passam a ser exibidas na conta do Blogger de seu seguidor;
- O feed do seu blog é automaticamente adicionado à conta do Google Reader daquela pessoa.
Sendo assim, se inscrevendo diretamente aqui na lateral do blog é isso que acontecerá, você precisará ir em sua Lista de Blogs para ver o que foi postado. Pois, a partir do dia 01/03/12, o Google Friend Connect deixou de funcionar como uma ferramenta de organizações dos blogs. É uma pena para quem costumava usar esse serviço, mas uma vantagem é que o gadget para blogs permanece!
Uma alternativa para substituir o GFC é o Feedly, uma ferramente muito simples e intuitiva que organiza todos os sites que você segue em um só lugar. Vejam os exemplos abaixo:
Página com a lista dos blogs que você segue e o número de postagens ainda não visualizadas |
Página inicial com as principais postagens do dia e na lateral sua lista de blogs |
2 - Feed RSS, o famoso "Receba suas atualizações por e-mail"
Esse é um dos serviços mais simples de todos, porém não aconselhável se você acompanha muitos sites e não gosta de sua caixa de entrada cheia de informações. Não entendeu? Eu explico.
Por exemplo, seguindo o "De Frente com os Livros", sempre que eu fizer uma postagem você receberá uma e-mail com o material completo. Para cada nova postagem, um novo e-mail chegará para você. MAS, imagina alguém que segue 10 sites! Fica muito chato ver sua caixa de entrada lotada e ainda por cima é bem mais fácil que você se perca e não consiga ler tudo.
Moral da história: indicado para aqueles que curtem praticidade e acessam seu e-mail rotineiramente.
O feed RSS do blog que você segue é automaticamente adicionado ao seu Google Reader, ou seja, você passa a fazer parte do Google Friend Connect daquele blog. É isso o que permitirá o controle do número de usuários pelo administrador.
Para as desvantagens desse mecanismo, surge a próxima dica que conheci recentemente e acho o meio mais interessante dentre os já falados.
3 - Networkedblogs
Uma mescla de funções que ajudam tanto o blogueiro como o leitor.
As vantagens de divulgar seu blog usando esse aplicativo é que com ele você também pode importar o feed do seu blog automaticamente para o seu perfil ou para a sua página pública no Facebook. Fonte
Na lateral do blog você encontra essa opção |
Sabe quando você escreve e publica seu post mas não tem tempo de sair divulgando o material? Com esse aplicativo não precisa se preocupar! Você pode sincronizar suas postagens tanto para o facebook como para o twitter, assim, quando você publicar alguma coisa seus seguidores online poderão ler em tempo real. Não é o máximo!?
Vantagens para os leitores
Lembra da desvantagem do Feed de notícias, quando eu disse que você poderia ficar com a caixa de entrada cheia de e-mails? O Networked evita justamente isso, ao passo que todas as postagens do dia se reúnem em um único e-mail, deixando ao seu critério escolher qual delas deseja ler. Veja um exemplo:
Bom, essa foi dica que tive para passar hoje a vocês. Espero que tenha esclarecido as dúvidas e aproveitado para incentivar a inscrição nos blogs. Fique a vontade para ficar por dentro do que acontece no De Frente com os Livros e junte-se ao nosso singelo time de leitores!
EU FAÇO PARTE \o/
ResponderExcluirÉ isso aí Jennifer. Minha fiel escudeira em todas as inscrições! Obrigado pelo carinho. ;)
ResponderExcluir