quarta-feira, 21 de maio de 2014

Dica de Leitura: O Estranho Caso de Benjamin Button - F. Scott Fitzgerald

O Estranho Caso de Benjamin Button - Dica de leitura

Tomando prosseguimento a minha resenha de "O Grande Gatsby", recordei de uma leitura que fiz há pouco mais de um ano desse mesmo autor. O entranho cado de Benjamin Button é um conto de F. Scott Fitzgerald, publicado pela primeira vez em 1922. Talvez você possa estar lembrado do filme de mesmo nome que estreou em 2008, mas, deixando as adaptações de lado, vale a pena saber mais um pouco dessa leitura rápida e prazerosa.


Neste conto onde prevalece o humor e a melancolia, Fitzgerald criou a história de um homem que desafia as leis naturais da vida ao nascer velho e com o passar dos anos em vez de se tornar ainda mais idoso, assiste progressivamente ao rejuvenescimento do seu corpo e mente até terminar a vida sob a forma de uma criança. 

Não cabe a mim revelar mais do enredo do que o que já foi lido; com exatas 80 páginas, esse conto possui a leveza e simplicidade da escrita de Fitzgerald com uma fluidez maravilhosa. Como trata-se de um conto, o texto é mais objetivo e as cenas passam de modo sucessivo. Em algumas horas é possível finalizar a leitura e para um conto chega bem perto de um romance.

Imagine a situação de nascer totalmente deteriorado e a medida que for crescendo - sendo que você é um velho carcomido -  sua aparência for melhorando e você, maduro intelectualmente, pareça mais jovem. Existem um tempo que em as idades se cruzam? Como as outras pessoas interpretam isso e o quê o autor quis demonstrar?

"Os vinte e cinco são experientes demais; os trinta têm tendência para a palidez devido ao excesso de trabalho; quarenta é a idade das longas histórias que demoram um charuto inteiro a serem contadas; os sessenta são... oh, os sessenta estão perto demais dos setenta, mas os cinqüenta são a idade madura."

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DO FILME

The Curious Case of Benjamin Button  foi lançado nos Estados Unidos em 25 de dezembro de 2008, tendo como atores principais Brad Pitt e Cate Blanchett

O filme recebeu 13 nomeações ao Óscar - sendo o terceiro filme mais indicado ao Oscar na história da academia -, incluindo "Melhor Maquiagem", "Melhor Direção de Arte" e "Melhores efeitos visuais", as categorias vencedoras.

Um filme muito bem feito, de primeira qualidade e de um modo geral muito fiel ao livro. A única diferença é que romantizaram mais a relação entre os personagens principais e destrincharam os detalhes que o conto revela de forma objetiva.




Vale a pena ler e assistir. Boa sessão!

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Eu já gostava do filme e ano passado tinha descoberto o conto através da L&PM, foi um dos primeiros ebooks que li no Kobo HAHAHA, MUITO bom também achei bem fiel o filme e super vale a pena.

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Interessante a historia, não sabia que Nick era o principal apesar de ter seido MUITO abordado na blogosfera eu fugia das resenhas HAHAHAH agora essa capa e da Cia das Letras começam a fazer sentido (Daisy) a escrita dele é incrível mesmo só li Benjamin Button e <3


    Abs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...