Autor: Hannah Fry
Editora: Alaúde
Edição: 1
Ano: 2015
Páginas: 144
Tradução: Mário Vilela
Sinopse: Em A matemática do amor, a doutora Hannah Fry conduz o leitor por uma fascinante jornada entre padrões que regem a vida amorosa e prova – com sabedoria e bom humor – que a matemática é uma poderosa ferramenta para desvendar os complicados, irritantes, enigmáticos e intrigantes padrões do amor.
Coleção TED Books: livros breves o bastante para serem lidos de uma só vez, mas longos o suficiente para aprofundar um assunto.
Divertido, interessante, lúdico e explicativo. Hannah Fry mostra que a matemática pode ser uma poderosa ferramenta na hora de desvendar os complicados padrões que regem a vida amorosa, desde a busca pelo parceiro ideal até as maneiras de minimizar as chances de divórcio.
O livro possui uma linguagem leve e bem-humorada, ora permeada por técnicas de usadas pelos matemáticos, ora por dados provenientes de casais da vida real, mas sempre cheia de elementos da ciência e da economia interligados pela matemática.
O leitor vai descobrir por que pode ser tão difícil encontrar a pessoa pela qual vem procurando – e como aumentar a probabilidade desse encontro –, aprender o argumento matemático que justifica o ato de abordar alguém em um bar e até conhecer truques matemáticos que o ajudará a planejar a festa de casamento sem dramas.
Com apenas 9 capítulos mais introdução e epílogo, o livro é curto e escrito em tom informal, perfeito para quem quer se inspirar com uma história verídica de descobrimento pessoal e superação de preconceitos. Pode interessar desde pessoas que apreciem livros de autoajuda até às que já possuem mais intimidade com os números.
A edição traz belas ilustrações, conta com uma ótima diagramação e revisão, além de ser bem prático de ser carregado. Não faltam motivos para embarcar na leitura.
Quais as probabilidades de encontrar o amor? Como funcionam os sites de namoro? Quando começar a pensar em casamento? Qual a chance de ele durar para sempre? Desvende os padrões!
CITAÇÃO
“Se algumas pessoas nos achem lindos, nós estaremos muito melhor quando algumas outras nos acharem feios do que quando todos nos acharem apenas bonitinhos. Gente que é incrivelmente bonita e tira nota 5 direto vai sempre se dar bem, é claro, mas o resto de nós fica melhor quando divide opiniões do que quando queremos parecer bonitinhos.” Pág. 68
Acompanhe a palestra que deu origem ao livro (Vídeo com opção de legendas!)
SOBRE A COLEÇÃO
A série TED Books cobre da arquitetura aos negócios, das viagens espaciais ao amor, e é perfeita para quem tem uma mente curiosa e vontade de aprender cada vez mais. Cada título corresponde a uma Palestra TED, disponível no site TED.com. Os livros continuam a partir de onde a palestra acaba. Um discurso de dezoito minutos pode plantar uma semente ou gerar uma fagulha na imaginação, mas muitos criam no espectador o desejo de se aprofundar, conhecer mais, ouvir a versão mais longa da história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário