domingo, 1 de outubro de 2017

Dia Mundial do Vegetarianismo - Um relato de caso vivenciado



Hoje comemoramos o dia mundial do vegetarianismo, e não é que eu faço parte deste grupo desde 26 de Agosto!?

Não. Não foi algo pensado ou programado. Prefiro pensar nisso como um Chamado. Olhando em retrospecto, eu sempre tive uma tendência a ser mais “natural”, mesmo antes de fazer Nutrição. Em contrapartida, era do time que adorava associar dieta hiperproteica a fonte animal.


Temos a @sociedadevegetariana ao nosso lado com uma série de materiais fundamentando que é sim possível viver à base de proteína vegetal sem necessidade de suplementação (no caso de ovolactovegetarianos a priori), recebendo tudo que seu corpo necessita e de quebra ter mais qualidade de vida.

A bem da verdade, nunca fui ensinado sobre a fundamentação vegetariana em casa ou na faculdade. Ao quebrar o preconceito e buscar entender do que se tratava passei a me questionar: qual o impacto das nossas atividades e por que o fazemos o que fazemos?

São três pilares que tenho em mente quando penso em vegetarianismo: sustentabilidade, proteção aos animais e saúde, por consequência.

O que mudou para mim? Ganhei disposição, maior consciência corporal, melhora da pele, do esvaziamento gástrico e trânsito intestinal (sabe aquele sono pós-almoço e a sensação de empachamento? Nunca mais senti).

A caminhada ainda está longe de terminar... já que ainda me alimento dos subprodutos animais (ovos e laticínios). Pense comigo: se uma pequena mudança faz tão bem, imagina o que o veganismo não pode trazer para gente e todo ecossistema!

Uma série de ocasiões, como um efeito dominó em cascata me fez passar um fim de semana sem nenhum tipo de proteína animal (peixe, frango, boi), participar de um fantástico workshop sobre equilíbrio emocional, ler o texto da Isabella (@invertisa) sobre o impacto ambiental de comer carne e... uma madrugada a fio assistindo um documentário sobre o assunto.

Seria injusto dar todo crédito ao acaso, não fosse pelo estudo da astrologia e do autoconhecimento que (na lua nova do signo de Virgem, “coincidentemente” meu Ascendente) me fez reavaliar a rotina meu olhar perante o mundo, algo que começou lá atrás...

Quando a @jenniferjco me apresentou o portal @personareoficial e depois me ensinou com tanto carinho e paciência a suspender o uso de produtos à base de sulfato, silicone, petrolato e óleo mineral no cabelo.

A @aenergiadosarcanos que me encantou com seus livros para depois me apresentar a ferramenta que mais tem me ajudado no autoconhecimento e assim estar em paz com o universo.

A querida @rachelnewmanoficial, desde aqueles 57 dias de consciência que funcionaram como um portal de luz para mim e prosseguiram com seus cursos, lives e postagens diárias.

A redução de descartáveis e o consumo consciente que chegou até mim pela @fecortez através do @canalvivamelhor e depois com o projeto @menos1lixo. (Apenas não jogar lixo na rua já não era suficiente para ajudar o meio ambiente. E se estava parando de utilizar descartáveis pelo alto consumo de água e desperdício ecológico, por que alimentar a indústria agropecuária?)

A dermatologista que me sugeriu remover laticínios da dieta e, com uma teimosia de lua sagitariana, me fez pensar “se for para tirar leite e derivados, por que não virar vegetariano?” E dessa semente, nasceu meu pé de laranja-lima.

Tudo isso para dizer que por mais que você tente fugir e sair à francesa, estamos todos conectados. Vivemos num processo que sempre levará em conta nosso livre-arbítrio, ou seja, o movimento pode tardar, mas se tiver que acontecer, num dado momento o chamado aparece (cabe a nós estarmos atentos aos sinais e oportunidades da vida).

As redes sociais são hoje para mim uma egregora de luz que tento manter como ponto de inspiração diária e talvez servir também como outro canal. A palavra network nunca fez tanto sentindo para mim. Semelhante atrai semelhante, não é mesmo.

O que vocês conhecem como De Frente com os Livros está mudando a medida que eu mudo. Definir um único assunto para um geminiano conversar é muita maldade não acham? Pois então, este será um meio de partilha do que puder ajudar a qualquer pessoa, independente da crença, cada qual com seu processo, vivendo juntos em harmonia.

Se você chegou até aqui, minha imensa gratidão, amo cada um de vocês! Juntos podemos fazer um mundo melhor.



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...