sexta-feira, 11 de julho de 2014

Resenha: Nove Dias Para Amar - Angélica Calheiros


Editora: Multifoco
Edição: 1 

Ano: 2014 
Páginas: 152

Venda: Amazon | Multifoco



Sinopse: Lena Baiocchi ainda está tentando se recuperar da morte de seu irmão caçula quando seus pais decidem levá-la para uma viagem em família, em uma última tentativa de salvarem seu casamento. Depois de uma série de desventuras, a jornada de Lena e seus pais começa a mudar quando eles se hospedam na Pousada Caminho do Sol, um lugarzinho aconchegante e rodeado pelos mais belos cenários da natureza.




ENREDO

Lena Baiocchi é uma jovem de 16 anos que vive em Brasília e passa por um difícil momento em sua vida após perder seu irmão mais novo, Felipe, de apenas 4 anos, num acidente que o afogara. Ela e a família viajam a Cabo Frio, litoral do Rio de Janeiro, com o intuito de passarem nove dias pouco antes do Natal. Seus pais usam esse pretexto como último recurso para salvar o casamento.

Depois de enfrentarem uma série de desventuras, a família Baiocchi acaba se hospedando na Pousada Caminho do Sol, um lugar que, para Lena, se assemelha a um oásis perdido no deserto. 

Cativada pela atmosfera apaziguadora do local, a jovem abre seu coração para novas situações e pessoas, uma delas é Ian Dolman, um dos empregados da pousada com quem Lena sente uma conexão inexplicável desde o primeiro dia. 

A cada capítulo, a protagonista compartilha um pouco de sua história, seus medos, preocupações e suas impressões sobre as pessoas que passam pela pousada, e que a ajudam a ingressar em uma intensa jornada de autoconhecimento e superação, principalmente, da culpa que ela sente pela morte do irmão. 

COMENTÁRIOS

O livro é narrado em primeira pessoa e a protagonista mostra uma visível maturidade mesmo sendo tão jovem. A autora soube narrar (que é diferente de mostrar) bem e descrever com exatidão os detalhes que compuseram as cenas do enredo – como o clima e características físicas e emocionais dos personagens por exemplo.

É feito referências a livros, séries e alguns trechos aleatórias sem citar fontes. Achei bacana por nos fazer imaginar sobre qual seria a obra citada – acho que pude reconhecer alguns casos. Isso deu uma visão cosmopolita e subjetiva a história (cada leitor apreciará do seu jeito).

Algo que gostei durante a narrativa é que ela não exalta o corpo de Ian nem apela sexualmente para a presença da figura masculina. Falando no teor sexual, aqui pouco se vê, demonstrando mais o amor, carinho e sentimentalismo de uma relação, sendo assim caracterizo-o como um romance. 

Nove dias para amar trata-se de uma leitura rápida e prazerosa que conta com uma história verossímil passível de acontecer a qualquer um. Mesmo não trazendo grandes reviravoltas de enredo, fala do cotidiano dos personagens de uma forma simples e instigante que prende do começo ao fim.

ÓTIMO

QUOTE / CITAÇÃO

"Eu tento agir sempre do jeito correto porque... quando eu não tiver nada além de lembranças, não quero que elas me tragam arrependimento. Por isso, eu... Eu sou muito cuidadoso com quem escolho para construir lembranças. Algumas podem durar a vida inteira." Ian para Lena

"[...] não é isso que é a vida, no fim de tudo? Uma série de imagens que passam por nós como cidades enquanto cruzamos uma longa estrada? Então, de repente, um cenário se destaca e nós sabemos que aquela imagem, aquele instante e todos os sentimentos ligados a ele continuarão vivos."

***

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...