quarta-feira, 12 de novembro de 2014

O Diário de Carson Phillips (Struck By Lightning) - Chris Colfer

O Diário de Carson Phillips ResenhaTítulo original: Struck By Lightning

Autor: Chris Colfer 

Editora: Benvirá 
Edição: 1

Ano: 2013
Páginas: 224

Publicação Original: 2012

Tradução: Cleci Leão
Adicione no Skoob



Sinopse: Desde muito cedo, quando alguém perguntava a Carson Phillips o que ele queria ser quando crescesse, ele respondia: jornalista. Mas não um jornalista qualquer, ele queria ser editor da revista New Yorker. Por trás desse desejo incomum também estava a vontade de sair correndo de Clover, uma cidadezinha onde nada acontecia, e deixar para trás aquela família que, digamos, não era bem um modelo... Agora, aos dezessete anos, Carson está mais próximo desse sonho. Só que, para conseguir o que quer, vai precisar da colaboração das pessoas que menosprezou durante toda sua vida: seus colegas de escola. Como está longe de ser um sujeito popular e querido, ele só tem uma alternativa: chantageá-los.

ENREDO

Carson Phillips está no último ano do colégio e prestes a realizar um dos maiores sonhos de sua vida: estudar jornalismo na Universidade de Northwestern e deixar a pequena cidade de Clover e sua família problemática para trás. 

Mas, para isso, precisa sobreviver ao último ano, parar de questionar a autoridade dos professores e do diretor e, o que é mais importante, convencer seus colegas a participar de uma revista literária, que ele acredita ser seu passe de entrada para a universidade. 

Como esperado, nenhum estudante - além de Malerie, sua fiel escudeira - se interessa em colaborar. E, já que ninguém vai por bem, Carson é obrigado a usar de meios um tanto reprováveis. Munido dos segredos obscuros dos alunos mais populares do colégio, Carson e Malerie iniciam uma caçada para conquistar colaboradores.

COMENTÁRIOS


Antes de tudo, tire todo o preconceito que está revestido em você sobre os romances juvenis, esse não é mais um livro clichê. Com humor, sagacidade e sarcasmo do começo ao fim Chris Colfer nos apresenta a um personagem diferente dos padrões. Um jovem americano precoce que sempre desejou sair da sua cidade natal para escrever numa grande metrópole, nesse caso, New York.

A trama é escrita é primeira pessoa, sob a perspectiva de Carsson - como o próprio título em português sugere – na forma de um diário. Nele Carsson escreve sua experiência com o último ano do ensino médio e a expectativa de ingressar numa universidade. 

Em paralelo a isso, tem que lidar com uma família desestruturada. A avó sofre do mal de Alzheimer e vive internada numa casa de cuidados, o pai abandara a família, deixando a mãe numa depressão infame.O ensino médio pode ser ainda mais assustador quando se vive num lar como esse. Carson Phillips é o homem-grande da casa, tomando conta da mãe que vive num estado depressivo e de negação. Ele aproveita para observar o estado decadente das várias espécies que compõe o ensino médio. E a arte pela escrita! Afinal, não é a toa que deseja ser jornalista, já que adora escrever e tem sua próprio Clube de redação.

Struck By Lightning cena da praia

A história é diferente de outros YA (jovem adulto) que eu tenha lido porque traz consigo um pouco de reflexão sobre o que esperar da vida adulta. Há assuntos sérios e reais por trás de brincadeiras feitas por um jovem. Desejos de vida, crenças de vida, a própria vida.

Acredito que a experiência de Colfer atuando em Glee tenha-o ajudado na criação de seus personagens, estereótipos de colegiais americanos retratados nas páginas. Como falar sobre clichê, sem ser clichê? Bom, só lendo este livro para saber.


SOBRE A EDIÇÃO

A edição está bem caprichada. Ao final há algumas fotos do filme e uma mini-historia que resume os principais fatos do livro. Dentro também existe uma revista literária, um dos pontos-chaves dos projetos do protagonista, o que dá uma ideia de um livro dentro de um livro. Senti alguns erros no quesito digitação e termos traduzidos ao pé da letra, mas que não geram problemas maiores durante a leitura. 

Recomendo bastante. Principalmente para aqueles que têm um humor negro, uma mente pensante e criativa e que pecam por excesso de sinceridade ao falar demais. Muitos post-its durante a leitura.



ÓTIMO / FAVORITO

FILME

Struck by Lightning é um filme de comédia dramática lançado em 2012, escrito e estrelado por Chris Colfer, e dirigido por Brian Dannelly. Traz também no elenco Allison Janney, Christina Hendricks, Dermot Mulroney, Sarah Hyland e Allie Grant.

Não é uma história adolescente feliz, com fundos musicais engraçados. É uma história adolescente de cunho mais adulto, introspectivo, porém divertido de igual maneira. Chris Colfer entra para o time de melhores escritores aspirantes para mim, já que conseguiu escrever tanto um livro como um roteiro incríveis. Assisti ao filme antes da leitura e não senti desconforto algum no momento de ler, por isso recomendo tanto um quanto o outro sem preferência. O que pode cortar a surpresa é o final imprevisível que dá título ao filme. Sem mais.


QUOTES / CITAÇÕES

"Nunca planejei falhar, por isso falhei em planejar." Pág. 208

"Na nossa sociedade, as pessoas são constantemente postas em pedestais – muitas vezes pelas razões equivocadas, mas geralmente porque são capazes de algo impressionante ou algo que ninguém mais consegue realizar. Será que elevamos apenas para que possamos vê-las cair? Às vezes, penso que a pior coisa que fazemos com as pessoas é idolatrá-las ou tratá-las como sobre-humanas: assim, só damos a elas mais chances de nos decepcionarem" Pág. 187

"Acho que história é algo que não existe de fato; é só um monte de percepção comum" Pág. 137

"-Não tente acabar ideias, desde que elas te achem – respondi, sem muita convicção do que estava falando – Encontrar algo sobre o que escrever ou perceber algo pela primeira vez é uma das experiências mais incríveis. Vem foi nada e simplesmente arrebata a gente. Depois, você do consegue pensar no assunto, e a coisa flui pelo corpo, tentando escapar para ser espoleta de qualquer forma possível... É bem parecido com... com..." Pág. 39

***

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...