Autor: Rainbow Rowell
Editora: St. Martin's Griffin
Edição: 1
Ano: 2013
Páginas: 448
Sinopse: Cath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Vive lendo e relendo a série; está sempre antenada aos fóruns; escreve uma fanfic de sucesso; e até se veste igual aos personagens na estreia de cada filme. Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar. Em sua fanfiction, um verdadeiro refúgio, Cath sempre sabe exatamente o que dizer, e pode escrever um romance muito mais intenso do que qualquer coisa que já experimentou na vida real. Mas agora que as duas estão indo para a faculdade, e Wren diz que não a quer como companheira de quarto, Cath se vê sozinha e completamente fora de sua zona de conforto. Uma nova realidade pode parecer assustadora para uma garota demasiadamente tímida. Mas ela terá de decidir se finalmente está preparada para abrir seu coração para novas pessoas e novas experiências. Será que Cath está pronta para começar a viver sua própria vida? Escrever suas próprias histórias?
Na história de Fangirl, Simon Snow é uma série livros de ficção escrita por Gemma T. Leslie. Os livros contam a história de Simon Snow, um órfão de onze anos de idade, que é recrutado para frequentar a Escola de Magia de Watford, para tornar-se um mago. Ao seu lado está Baz, também aluno da Escola de Magil, que guarda um grande segredo e passa a ser seu principal rival.
Cather Avery, ou simplesmente Cath, ama a saga de livros desde pequena e, à medida que foi crescendo, passou a escrever uma fanfic da sua série predileta. Quando crianças, ela e sua irmã gêmea, Wren, escreviam juntas, mas conforme o tempo foi passando, estando ambas prestes a ingressar na faculdade, sua irmã quer começar uma vida nova e deixar toda a fantasia do mundo de Simon e Baz para trás. Cath, no entanto, não está pronta para tanto.
O principal obstáculo que ela encontra ao sair da casa de seu pai e ir para faculdade é ter que separar da irmã – já que ela não quer dividir o mesmo quarto que Cath, e viver num dormitório com alguém desconhecido.
Nesse dormitório vive Reagan, uma garota ruiva, sarcástica e meio mal-humorada, que adora sair à noite e, ao que aparenta, namora um cara chamado Levi. Este por sua vez vive no quarto das meninas, o que acaba gerando um desconforto em Cath. Com o passar do tempo porém, eles acabam virando amigos.
Sua fanfic ganha cada dia mais fãs e acessos por toda blogosfera e Cath tem que lidar com a pressão em escrever seu último texto - antes que a autora dos livros originais publique seu último livro -, em paralelo as aulas da faculdade e sua nova vida acadêmica.
Ela será capaz de conseguir andar com as próprias pernas sem o apoio da irmã? Conseguirá terminar sua fanfic a tempo? Como fará para começar uma vida independente daquelas que foram seus personagens idolatrados por toda adolescência? Essas são algumas, das muitas questões presentes em Fangirl.
SOBRE OS CAPÍTULOS
A epígrafre de cada capítulo inicia oras com trechos do livro fictício escrito por Gemma T. Leslie, oras com trechos da Fanfic escrita por Cath. Para você que está curioso quanto à história dentro da história escrita por Rainbow Rowell, no decorrer do livro, uma visão geral das duas versões vão sendo explicadas e até mesmo narradas por Cath para nós.
SOBRE OS PERSONAGENS, TEMAS E ESCRITA DE RAINBOW ROWELL
Algo que é preciso saber sobre a fanfic de Cath: em sua versão da história, os personagens principais tem uma relação homoafetiva. Imagine Harry Potter, imagine que Draco Malfoy e Harry são rivais eternos, e que no decorrer da história descobrem que na verdade um gosta do outro. É mais ou menos isso que acontece por aqui. A meu ver parece que Rainbow cria uma fanfic a partir de uma fanfic, no momento que traz muitas referência a série do "menino que sobreviveu". Pode parece confuso, mas é muito divertido durante a leitura.
Além do foco principal que é, como diz o título, uma garota que escreve ficção sob o olhar de fã, muitos assuntos interessantes se fazem presentes, como dislexia, uso abusivo de álcool por adolescentes para autoafirmação, abandono das filhas por sua mãe, primeiro amor e o gosto pela escrita.
Há muita referência a cultura pop contemporânea e antiga e muitas piadinhas do mesmo tipo. A autora escreve de uma forma convidativa que lhe insere na cabeça da personagem, fazendo com que não queira parar de ler. Todos os personagens são bem construídos e possuem características ímpares. O pai das meninas é o que mais se destaca no quesito extroversão. Mesmo com suas crises e loucuras de um pai criando sozinho suas filhas, consegue transmitir carinho, cuidado e ser muito engraçado. Além dele, é claro, Levi não poderia ficar de fora. Mas não comentarei mais sobre ele para evitar spoilers sobre o enredo, já que o personagem cresce bastante na história.
SOBRE A EXPERIÊNCIA DE LER EM INGLÊS
Incrível. Esse é o primeiro livro que de fato chego até o fim com a leitura numa língua estrangeira. Pratiquei o chamado “shadow reading”, leitura acompanhada do audiobook para auxiliar na interpretação auditiva e pronúncia das palavras. Comemorei em momentos que tive que ler durante a condução e conseguia entender boa parte do capítulo sem consulta.
Recomendo para os que querem aprimorar o idioma e treinar diferentes modalidades ao mesmo tempo – leitura, audição, gramática e pronúncia. Livros YA (jovem adulto) são os mais indicados para quem está começando por trazerem uma linguagem mais simples e de uso cotidiano.
Com a leitura no original, também é possível captar melhor a essência da escrita do autor e entender tiradas que, quando traduzidas, perderiam o significado original e não teriam tanta graça assim.
***
Recomendo Fangirl como um livro jovem adulto bem completo que serve para vários tipos de pessoas, sobretudo aquelas que gostam de escrever e que amam ler sobre a fase de transição entre adolescência e fase adulta, além do cotidiano de personagens peculiares e as outras histórias dentro da história principal.
ÓTIMO / FAVORITO |
Nota: Este livro, bem como os outros publicados pela autora, estão sendo traduzidos no Brasil pela editora Novo século.
Esse livro já está na minha lista de próximas leituras (que é bem extensa) e, tenho inclusive, ele em PDF. Já ouvi muito sobre o enredo e o quanto a história é emocionante e legal. Eu tenho a impressão (ao ver a capa) de que a história é tão boa quanto a de Eleanor e Park.
ResponderExcluirPs. Visitando teu blog.
http://mundo-restrito.blogspot.com.br
Arrasou muito começando a ler em inglês! Sobre o livro: gostei muito do review e agora entendo pq é tão bem comentado, essa semana vi em algum canal que ele trata de homossexualidade como tema na fanfic também. Gostei por ser leve, ideal pra aqueles dias de ressaca literaria kkkkkkkkk.
ResponderExcluirAbs
Oi Amanto, fiquei orgulhoso por ler lido meu primeiro livro em inglês, realmente é uma leitura leve e muito proveitosa. Espero que um dia possa conhecer :) Abraço.
ResponderExcluirAinda não tive oportunidade de ler Eleanor & Park, mas estou esperando que seja tão bom quanto, Juliete. Obrigado pela visita ;)
ResponderExcluir