Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Edição: 1
Ano: 2012
Páginas: 463
Publicação Original: 1977
Publicação Original: 1977
Tradução: Betty Ramos de Albuquerque
A luta assustadora entre dois mundos. Um menino e o desejo assassino de poderosas forças malignas. Uma família refém do mal. Nesta guerra sem testemunhas, vencerá o mais forte.
ENREDO
Capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo entre o passado e o futuro, Danny Torrance não é um menino comum. Danny é iluminado. E descobre muitas coisas através de seu “amigo imaginário”, Tony. A resposta para o seu dom parece estar guardada nos recônditos de um misterioso hotel. Devido as suas visões, ele é um personagem sério e bem maduro para sua tenra idade (5 anos).
Quando o pai do garoto, Jack Torrance, consegue o emprego de zelador num velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Wendy, pensa que não mais haverá sofrimento e as noites de bebedeiras do marido.
Jack sofre de alcoolismo há muito tempo, o que pode estar ou não relacionado aos seus problemas de comportamento, que o fizeram perder seu último emprego. Alguns anos atrás, num ataque de fúria, também quebrou o braço do filho com apenas 2 anos de idade.
Seu comportamento também pode ser encarado como um transtorno de personalidade, onde seu lado agressivo se potencializa quando bebe. Jack não é um personagem carismático, certos pensamentos chegam a dar nojo. O passado mostra que ele se projetou no comportamento do pai, tornando-se tudo aquilo que queria evitar.
O Overlook também não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma sentença de morte inanimada, um bicho feroz, pronto para sugar o que ver pela frente. E é para isso que ele precisa dos poderes de Danny.
COMENTÁRIOS
Narrado em terceira pessoa, de forma alinear, sob o olhar de cada personagem, O Iluminado é composto por um ambiente restrito (Hotel Overlook), com poucos personagens e muita descrição dos detalhes que compõe as cenas e a história, dando o visual com fundamentos necessários para gerar medo e mistério no leitor.
Um livro muito bem escrito que pede atenção em cada detalhe, que será importante no desfecho e resoluções dos enigmas que envolvem a trama.
"Dentro de sua concha, os três viviam a rotina do anoitecer, como micróbios presos no intestino de um monstro."
MUITO BOM |
FILME
The Shining é um filme anglo-estadunidense de terror psicológico de 1980 produzido e dirigido por Stanley Kubrick, co-escrito com a romancista Diane Johnson e estrelado por Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd e Scatman Crothers.
Um filme polêmico quanto às mudanças significativas do seu material original, mas que até hoje mantém fãs por todo o mundo e está entre os maiores filmes de terror de todos os tempos.
Acabei assistindo ao filme primeiro e perdi muitas das surpresas do livro, assim, recomendo que você leia primeiro e só depois assista a versão de Kubrick, que é um ótimo complemento ao texto.
Com excelentes atuações, trilha sonora, edição e tudo que um crítico de cinema poderia dizer em seu favor, o filme serve como uma adaptação da história de Stephen King, com cortes e acréscimos para o cinema. Simplesmente incrível!
A meu ver o diretor fez mudanças pela impossibilidade de recriar efeitos especiais e não queria diminuir o potencial do filme, assim, teve que dançar conforme a própria música. Mesmo com isso, já conseguiu realizar um ótimo trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário