Autor: Charles Dickens
Editora: L&PM Pocket
Edição: 1
Ano: 2003
Páginas: 146
Publicação Original: 1843
Publicação Original: 1843
Tradução: Ademilson Franchini | Carmen Seganfredo
Uma das histórias mais famosas da literatura ocidental.
ENREDO
Escrito entre outubro e novembro de 1843, Um conto de natal nos apresenta a figura de Ebenezer Scrooge, um avarento homem de negócios londrino, rabugento e solitário, que não demonstra um pingo de bons sentimentos e compaixão para com os outros.
"Por mim – continuou Scrooge, indignado –, cada idiota que saísse por aí desejando Feliz Natal deveria ser fervido, misturado junto com seu bolo de Natal e enterrado com um galho de pinheirinho no coração, isso sim!"
Scrooge não deixa que ninguém se aproxime e rompa a sua dura carapaça, preocupando-se apenas com os negócios, o dinheiro e os lucros. No anoitecer frio da véspera natalina, ele é visitado pelo fantasma de Jacob Marley (seu antigo sócio comercial, morto há sete anos) que o repreende e anuncia que Scrooge se prepare, pois será visitado por três espectros do seu próprio passado, presente e futuro...
"[...]eu teria gostado muito de ter a espontaneidade de uma criança e ao mesmo tempo ser adulto para saber o valor daquilo tudo."
COMENTÁRIOS
Quando um livro é curto e ao mesmo tempo prazeroso de ler, resta pouco a falar, qualquer informação extra pode arruinar a experiência mágica (literalmente) de leitura.
O conto na verdade é uma novela. Sendo dividida em capítulos traz uma boa escrita, construção dos personagens, pois sim, há outros além de Scrooge nessa história, ambientação fria que o inverno europeu pede, além de pitadas de mistério e terror! Afinal, não é todo dia que três espíritos natalinos invadem sua casa lhe mostrando memórias numa noite de natal.
Todos indiretamente já conhecem essa história, a qual deu origem ao Tio Patinhas (Uncle Scrooge McDuck, em inglês), mesmo assim espero que um dia ela possa ser altamente difundida como um livro essencial na estante de qualquer leitor, desde os mais jovens, até os velhinhos. Rememorando de forma simbólica o verdadeiro significado da benevolência e do dia 25 de Dezembro.
MUITO BOM |
FILME
Os Fantasmas de Scrooge, A Christmas Carol no original, é um filme de fantasia e comédia dramática estadunidense, escrito e dirigido por Robert Zemeckis e produzido em animação digital com captura de movimento, estrelado por Jim Carrey.
A Disney é sinônimo de beleza quando se trata de filmes. Esse não poderia ser diferente. Além de uma excelente fotografia, que engana nosso cérebro (não sabemos se é um real digitalizado ou um desenho animado real), a película ainda consegue ser bem fiel ao texto original com o tom na medida certa entre o cômico e o assustador.
Uma recomendação para crianças e adultos nessa época de fim de ano. Dará muitas lições e garantirá bons momentos de diversão. Mais que recomendado!
ACOMPANHE TAMBÉM A VÍDEO-RESENHA
ASSISTA AO TRAILER LEGENDADO
***
Nenhum comentário:
Postar um comentário