terça-feira, 14 de maio de 2019

Especial: Citações de "Grande Magia" por Elizabeth Gilbert




Título: Grande Magia: Vida criativa sem medo

Autor: Elizabeth Gilbert 

Editora: Objetiva
Edição: 1

Ano: 2015
Páginas: 189

Compre aqui
(Usando esse link você contribui com o trabalho do blog)



"Coragem significa fazer algo que nos causa medo. Destemor significa não entender sequer o que a palavra medo significa."

==========


“Querido Medo, a Criatividade e eu estamos prestes a pegar a estrada juntas. Sei que você virá conosco, pois sempre o faz. Reconheço que você acredita ter um trabalho importante a desempenhar na minha vida e que leva esse trabalho a sério. Ao que parece, seu trabalho é me deixar completamente em pânico sempre que estou prestes a fazer qualquer coisa interessante — e, aliás, você faz um excelente trabalho. Então fique à vontade para continuar a fazê-lo caso considere absolutamente necessário. Mas também estarei fazendo meu trabalho durante esta viagem, que é dar duro e permanecer focada. E a Criatividade estará fazendo o trabalho dela, que é permanecer estimulante e inspiradora. Há espaço suficiente no carro para todos nós, então fique à vontade, mas entenda uma coisa: a Criatividade e eu somos as únicas que vamos tomar decisões durante o percurso. Reconheço e respeito o fato de que você é parte desta família, e, portanto, nunca o excluirei de nossas atividades, mas ainda assim suas sugestões nunca serão seguidas. Você tem direito a um lugar no carro e a se manifestar, mas não tem direito a voto. Você não pode tocar nos mapas; não pode sugerir desvios de rota; não pode mudar a temperatura do ar-condicionado. Cara, nem encoste no rádio. Mas acima de tudo, meu querido e velho amigo, você está terminantemente proibido de dirigir.”


Tenha em mente que, durante a maior parte da história, as pessoas simplesmente produziam coisas, sem fazer grande estardalhaço. Produzimos porque gostamos de produzir. Buscamos aquilo que é interessante e novo porque gostamos do interessante e do novo.

==========

“Quem diabos você pensa que é?”, sua voz interior mais sombria exigirá saber. “É engraçado você estar perguntando”, você pode responder. “Vou lhe dizer quem eu sou: sou filho de Deus, como todo mundo. Sou parte deste universo. Tenho espíritos protetores invisíveis que acreditam em mim e que trabalham ao meu lado. Só o fato de estar aqui é prova de que tenho direito a estar aqui. Tenho direito à minha voz e à minha visão. Tenho direito a colaborar com a criatividade, pois sou eu mesmo um produto e uma consequência da Criação. Estou em uma missão de libertação artística, então liberte a refém.”

==========

Toda vez que reclama de como é difícil e cansativo ser criativo, a inspiração se afasta um pouco mais de você, ofendida. [...] Então tente dizer assim: “Eu gosto da minha criatividade”. E quando o disser, certifique-se de que não seja só da boca para fora.

==========

Na verdade, a categorização é algo que as pessoas precisam fazer para se sentirem mais tranquilas, para sentir que estão dando algum tipo de ordem ao caos da existência. Sendo assim, as pessoas vão enquadrá-lo em todo tipo de categorias.

==========

“O importante não é como os outros o chamam, mas sim os nomes a que você responde”.

==========

Reconhecer essa realidade — de que a reação não pertence a você — é a única maneira sã de criar. Se as pessoas gostarem do que você criou, ótimo. Se o ignorarem, que pena. Se o interpretarem de maneira errada, não se preocupe. E se simplesmente odiarem o que você criou? Se o atacarem com críticas mordazes, insultarem sua inteligência, difamarem seus motivos e arrastarem seu nome pela lama? Apenas sorria e sugira — da maneira mais educada que puder — que vão fazer sua própria arte, pô! E continue fazendo a sua.

==========

A frustração não é uma interrupção do processo criativo; a frustração é o processo.

==========

Agarrei-me a essas outras fontes de renda por tanto tempo porque não queria que a responsabilidade de me sustentar se tornasse um fardo para minha escrita. Sabia que não seria uma boa ideia exigir isso dela, pois no decorrer dos anos vi muita gente assassinar a criatividade ao querer que a arte pagasse suas contas. Vi artistas enlouquecerem e acabarem sem um tostão por essa insistência em que só poderiam ser considerados verdadeiros criadores se conseguissem viver exclusivamente de sua criatividade. E quando a criatividade lhes falha (ou seja, quando não paga as contas), ficam ressentidos, têm crises de ansiedade ou até mesmo vão à falência. E o pior de tudo: muitas vezes deixam completamente de criar.

==========

O perfeccionismo impede as pessoas de terminarem seus trabalhos e, o que é ainda pior, muitas vezes as impede de começarem seus trabalhos. Perfeccionistas com frequência decidem de antemão que o produto final nunca será satisfatório, então nem se dão ao trabalho de começar a criar. 

==========

Você é livre, pois todo mundo está ocupado demais consigo mesmo para se preocupar com você. Então vá ser quem quiser. Faça o que quiser. Dedique-se àquilo que o fascina e lhe dá vida. Crie o que quiser criar e permita que seja estupendamente imperfeito, pois é muito provável que ninguém vá perceber. E isso é o máximo!

==========

Pessoalmente, decidi desde cedo manter o foco na dedicação ao trabalho acima de tudo. Esse seria meu critério de autoavaliação. Sabia que o sucesso convencional dependeria de três fatores — talento, sorte e disciplina — e que dois deles nunca estariam sob meu controle.

==========

A criatividade é sagrada e ao mesmo tempo não é. Aquilo que produzimos tem uma enorme importância e também não tem a menor importância. Labutamos sozinhos e somos acompanhados por espíritos. Morremos de medo e somos corajosos. A arte é um trabalho devastador e também um maravilhoso privilégio. A divindade só nos leva a sério quando nos encontramos em nosso estado mais brincalhão. Abra espaço para que todos esses paradoxos sejam igualmente verdadeiros em sua alma e prometo que poderá fazer o que quiser. Então se acalme e volte ao trabalho, está bem? Os tesouros escondidos dentro de você estão esperando que você diga sim.


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...