quinta-feira, 13 de junho de 2019

Trechos de "As Coisas que Você só vê Quando Desacelera" por Haemin Sunim



Título original: The Things You Can See Only When You Slow Down

Autor: Haemin Sunim 

Editora: Sextante
Edição: 1

Ano: 2017
Páginas: 256

Compre aqui
(Usando esse link você contribui com o trabalho do blog)






"Só porque nossos olhos estão abertos, isso não significa que estamos despertos."



O mundo não é objetivamente alegre nem triste para produzir um sentimento correspondente em nós. Pelo contrário. Os sentimentos se originam da projeção da experiência subjetiva da nossa mente no mundo. O mundo não é inerentemente alegre nem triste; ele apenas é.

==========

Eu queria que você pudesse ver minha verdadeira natureza. Para além do meu corpo e dos rótulos, há um rio de ternura e vulnerabilidade. Para além dos estereótipos e das suposições, há um vale de franqueza e autenticidade. Para além da memória e do ego, há um oceano de consciência e compaixão.

==========

Como dizia o mestre espiritual Jiddu Krishnamurti, atenção pura, sem julgamento, é a forma mais elevada não só de inteligência humana, como também do amor. Observe de maneira atenta e amorosa a energia em constante mudança, à medida que ela se desdobra no espaço da sua mente.

==========

Se eu tivesse que resumir a vida da maioria das pessoas em poucas palavras, diria: resistência interminável em relação ao que se é. Ao resistir, estamos em constante movimento, tentando nos ajustar, e mesmo assim continuamos infelizes em relação ao que somos. Se eu tivesse que resumir a vida de uma pessoa iluminada em poucas palavras, diria: completa aceitação do que se é. Ao aceitarmos aquilo que somos, nossa mente fica relaxada e serena enquanto o mundo se transforma depressa ao nosso redor.

==========

Lembre-se de que você não é os seus sentimentos nem a história que a sua mente lhe conta para que eles façam sentido. Você é o vasto silêncio que percebe os sentimentos emergindo e desaparecendo.

==========

Há muito tempo, havia apenas uma mente, que se cansou de ficar sozinha. Então decidiu se dividir em duas. Mas como as duas sabiam que eram originalmente uma só, brincar juntas não tinha muita graça – era como jogar xadrez sozinho. Então as duas mentes concordaram em se esquecer de onde tinham vindo; elas fingiram que não se conheciam. Com o passar do tempo, também se esqueceram do acordo. Esqueceram que na verdade eram uma e a mesma. Esta é a condição da nossa existência. Nós nos esquecemos de que somos originalmente a mesma mente. 

==========


Se você quer que um amigo se lembre do seu aniversário, lembre o dele primeiro. Se quer que o seu marido lhe faça uma massagem, faça uma massagem nele primeiro. Se quer que seus filhos vejam menos TV, desligue a sua TV primeiro. Não fique esperando as coisas acontecerem. Tome a iniciativa.

==========

Se você procurar o amor em busca do que ele puder lhe oferecer, ele vai se esconder. Se pedir para o amor chegar porque agora está preparado, ele não vai parar na sua porta. O amor é como um convidado que chega sem convite. O amor virá quando ele quiser. O amor irá embora quando você pedir muito dele.

==========

Numa noite de verão, olho para cima e volto a atenção a uma estrela entre muitas. Essa estrela também escolhe olhar para mim, entre todas as pessoas na Terra. Um encontro entre duas pessoas é assim, como um raro acontecimento cósmico. É um em um milhão, bilhão, trilhão.

==========

A vida é como o jazz. A maior parte é improviso; não se pode controlar todas as variáveis. Devemos viver com insolência e estilo, não importa o que aconteça.

==========

“Mantenha seus pensamentos positivos, pois seus pensamentos se tornam as suas palavras. Mantenha suas palavras positivas, pois suas palavras se tornam os seus comportamentos. Mantenha seus comportamentos positivos, pois seus comportamentos se tornam os seus hábitos. Mantenha seus hábitos positivos, pois seus hábitos se tornam os seus valores. Mantenha seus valores positivos, pois seus valores se tornam o seu destino.” – MAHATMA GANDHI

==========

Só há uma forma de saltar de bungee-jump: apenas salte! Quanto mais você pensa, mais difícil se torna. Pensar demais só produz ansiedade e dúvida. Pare de gritar “E se...?” e apenas dê um voto de confiança.

==========

A fé é supervalorizada enquanto a prática é subvalorizada. Se enfatizamos a fé no lugar da prática, a espiritualidade se torna ideologia, criando conflitos teológicos. Mas se nos concentrarmos em botar os ensinamentos em prática em nosso dia a dia, perceberemos que o amor ensinado por Jesus não é diferente da compaixão ensinada pelo Buda. Se você quer a paz entre os diferentes caminhos espirituais, coloque em prática o que prega.



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...