terça-feira, 7 de maio de 2019

Especial: Citações de "Aprendizados" por Gisele Bündchen




Título: Aprendizados - Minha Caminhada Para Uma Vida Com Mais Significado

Autor: Gisele Bündchen 

Editora: Best Seller
Edição: 1

Publicação original: 2018
Páginas: 240

Compre aqui
(Usando esse link você contribui com o trabalho do blog)



"Acredito que, se você quer ter sucesso, há quatro passos fundamentais a seguir — ou pelo menos foi assim comigo. Clareza vem em primeiro lugar. Tudo na vida começa com um sonho. Mas primeiro o sonho precisa ser claramente definido e, o mais importante, você precisa entender por que quer aquilo."

==========

Às vezes você precisa atingir o fundo do poço para se dar conta do tamanho da queda. Um sinal de alerta às vezes se manifesta como um beliscão, outras vezes como um soco. Estamos sempre recebendo mensagens durante o dia e enquanto dormimos. Podemos ouvi-las e fazer algo a respeito, ou podemos ignorá-las. Mas essa experiência me ensinou que, se você não ouvir essas mensagens, elas ficarão mais altas e mais intensas. Você vai acabar ou tendo uma superação ou sofrendo algum tipo de destruição. 

==========

Aos vinte e poucos anos, me lembro de passar dias incríveis no trabalho e com os amigos, e depois ia para casa e ligava a TV ou entrava na internet e via alguma coisa que me angustiava tanto que ficava muito mal. Focar muito da sua atenção nas notícias do mundo, na internet ou em qualquer coisa externa pode consumir você. Não é a sua vida, mas pode muito bem se tornar a sua vida. Se você continuar dando atenção a coisas que tragam medo ou ansiedade, vai acabar sentindo cada vez mais medo e ansiedade.

==========

A natureza — e minha reverência por ela — ainda é uma grande parte do meu cotidiano, e isso inclui as refeições. Antes de comer, sempre junto as mãos sobre o prato, fecho os olhos e faço uma breve oração. Como já disse, acredito que tudo está vivo e nos dá energia, inclusive a nossa comida. Se estiver almoçando uma salada, estou consciente do fato de que tudo à minha frente — alface, cenoura, beterraba — um dia foi semente. Enquanto germinavam, as sementes foram aquecidas e nutridas pela terra, pela luz do sol e pela chuva. Agora, estão nutrindo meu corpo. O mínimo que posso fazer é demonstrar gratidão e honrar esse ciclo.

==========

No decorrer das minhas leituras e das minhas viagens, aprendi que algumas ideias hoje populares são na verdade bastante antigas. Conhecer a si mesmo é uma inscrição no Templo de Apolo em Delfos, e pode ter sido um ensinamento transmitido pelos antigos egípcios. Neste livro, falo sobre gratidão, mas o Bhagavad Gita já falava do mesmo tema há seis mil anos. Meditação e ioga estão por aí há séculos. Não finjo ser “proprietária” dos conceitos aqui presentes. Estou simplesmente fazendo o melhor que posso para vivenciá-los.

==========

Qualquer que seja o lugar em que nós acabemos morando no futuro, um lar não é uma estrutura ou um lugar literal, com pintura, tijolos, janelas ou tapetes. Lar para mim tem a ver com lembranças, emoções e momentos maravilhosos. Os apartamentos e as casas onde já morei são lugares de amor, de boas lembranças, de todos nós passando o tempo juntos e rindo à mesa de jantar. Na minha opinião, lar é um lugar dentro de mim. É onde quer que minha família esteja.

==========

Certa vez alguém me contou uma história sobre um sapo e um poço. É um conto antigo, e talvez você já o tenha ouvido: Era uma vez um sapo que vivia no fundo de um poço. Ele passava a maior parte do tempo na água e nas sombras, e, do seu ponto de vista, o mundo parecia familiar, completo e perfeito. Já sei tudo o que há para saber, pensava o sapo. Posso ver cada estrela, cometa e constelação. Consigo distinguir o dia, a noite, o entardecer e o amanhecer. Conheço cada nuvem, cada estrela e cada pássaro que voa pelo céu. Sei tudo o que há para saber sobre a vida. Um dia o sapo ficou curioso, então decidiu arriscar e dar um salto para ver se havia alguma coisa além do poço. Quando aterrissou lá fora, mal pôde acreditar no mundo inteiramente novo que havia ao seu redor. Ao erguer os olhos para o céu, no lugar da versão pequena e circular da realidade que tinha conhecido a vida inteira, viu um mundo vasto, em constante mutação e ficou impressionado. Havia mais estrelas, cometas, nuvens, constelações e pássaros do que ele sabia existir. Havia o gramado, as árvores, as rochas e o horizonte infinito. De repente, o sapo ficou consciente da pequenez de seu próprio corpo.


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...