segunda-feira, 3 de junho de 2013

Eu não sou homem - Harold Norse

EU NÃO SOU UM HOMEM

(Harold Norse, EUA, 1916-2009)

Eu não sou um homem, não consigo ganhar a vida, comprar coisas novas pra minha família.
Eu tenho espinhas e um pau pequeno.

Eu não sou um homem. Eu não gosto de futebol, boxe e carros.
Eu gosto de expressar meus sentimentos. Eu até gosto de colocar meu braço
sobre os ombros de meus amigos.

Eu não sou um homem. Eu não vou jogar o papel que me foi atribuído – o papel criado
pela Madison Avenue, pela Revista Playboy, Hollywood e por Oliver Cromwell.
Televisão não dita meu comportamento.

Eu não sou um homem. Uma vez quando atirei num esquilo eu jurei
que nunca mais mataria de novo. Desisti da carne. Ver sangue me deixa doente.
Eu gosto de flores.

Eu não sou um homem. Fui preso por resistir ao recrutamento. Eu não brigo
quando homens de verdade me batem e me chamam de bicha. Eu não gosto de violência.

Eu não sou um homem. Eu nunca estuprei uma mulher. Eu não odeio os negros.
Eu não fico emotivo quando agitam a bandeira. Eu não acho que deveria
amar a América ou deixá-la. Eu acho que eu deveria rir dela.

Eu não sou um homem. Eu nunca tive gonorréia.

Eu não sou um homem. Playboy não é minha revista favorita.

Eu não sou um homem. Eu choro quando estou triste.

Eu não sou um homem. Eu não me sinto superior às mulheres.

Eu não sou um homem. Eu não uso suspensórios.

Eu não sou um homem. Eu escrevo poesia.

Eu não sou um homem. Eu medito sobre paz e amor.

Eu não sou um homem. Eu não quero te destruir.

São Francisco, 1972

(tradução de Jeff Vasques)


-----------------------

I’m Not a Man (Harold Norse)


Harold Norse during his ballet dancer days in New York City
Fonte
I’m not a man, I can’t earn a living, buy new things for my family.
I have acne and a small peter.

I’m not a man. I don’t like football, boxing and cars.
I like to express my feeling. I even like to put an arm
around my friend’s shoulder.

I’m not a man. I won’t play the role assigned to me- the role created
by Madison Avenue, Playboy, Hollywood and Oliver Cromwell,
Television does not dictate my behavior.

I’m not a man. Once when I shot a squirrel I swore that I would
never kill again. I gave up meat. The sight of blood makes me sick.
I like flowers.

I’m not a man. I went to prison resisting the draft. I do not fight
when real men beat me up and call me queer. I dislike violence.

I’m not a man. I have never raped a woman. I don’t hate blacks.
I do not get emotional when the flag is waved. I do not think I should
love America or leave it. I think I should laugh at it.

I’m not a man. I have never had the clap.

I’m not a man. Playboy is not my favorite magazine.

I’m not a man. I cry when I’m unhappy.

I’m not a man. I do not feel superior to women

I’m not a man. I don’t wear a jockstrap.

I’m not a man. I write poetry.

I’m not a man. I meditate on peace and love.

I’m not a man. I don’t want to destroy you

----------------------------------

No soy un hombre

No soy un hombre, no puedo ganarme la vida, comprar cosas nuevas para mi familia.
Tengo acné y un pene pequeño.

No soy un hombre. No me gusta el football, el boxeo y
los coches.
Me gusta expresar mis sentimientos. Aún más, me gusta
abrazar a mis amigos.

No soy un hombre. No juego el papel que me asignaron- el papel creado por Madison Avenue, Playboy, Hollywood y Oliver Cromwell.
La televisión no controla mi conducta. Sólo mido 5 pies
con 4 pulgadas.

No soy un hombre. Alguna vez disparé a una ardilla, y prometí nunca matar otra vez. No como carne. Las huellas de la sangre me enferman. Me gustan las flores.

No soy un hombre. Fui a prisión porque me resistí a unirme al ejército. No peleo cuando un verdadero hombre me golpea y me llama travesti. No me gusta la violencia.

No soy un hombre. Nunca he violado a una mujer. No odio a los negros.
No me emociona cuando izan la bandera. No pienso que debería amar a mi país o abandonarlo. Pienso que debo de reírme de él.

No soy un hombre. Nunca di palmadas en los hombros.
No soy un hombre. Playboy no es mi revista favorita.
No soy un hombre. Lloro cuando me siento infeliz.
No soy un hombre. No me siento superior a las mujeres.
No soy un hombre. No llevo un suspensorio.
No soy un hombre. Escribo poesía.
No soy un hombre. Medito sobre el amor y la paz.
No soy un hombre. No quiero destruirte.

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Uau, achei esse texto incrível! Muito bom!


    Beijos,
    Nanie

    ResponderExcluir
  2. Não é verdade Nanie. Também achei um máximo. Rico em detalhes e particularidades que podem ser observadas em alguns homens. :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...