Editora: Clube de Autores
Edição: 1
Ano: 2014
Páginas: 352
Onde comprar
Sinopse: São Paulo, em um futuro não muito distante. Os problemas da sociedade, como crimes, fome e pobreza, são apenas histórias de um passado já esquecido. Nesse cenário de tranquilidade e prosperidade, Isabel, uma bem-sucedida agente de viagens, descobre que a mãe, uma cientista em computação que vivia isolada por conta de seu trabalho, era acusada de terrorismo digital. Incrédula com as acusações, Isabel tenta resgatar seu passado, e acaba descobrindo a terrível verdade escondida dos olhos do mundo por uma organização policial secreta. Sem conseguir evitar, acaba seguindo os passos da mãe, e se vê envolvida em uma caçada frenética, cujo desfecho pode mudar para sempre os caminhos da humanidade.
“O inimigo é invisível. E está em todo lugar.”
ENREDO
E se não existisse fome, pobreza, crimes? E se mesmo no Brasil, um país com tantos problemas, a vida fosse tranquila e próspera? E se fosse possível passear pelas ruas e praças à noite, e encontrar famílias, turistas, comércio funcionando, sem o medo e a preocupação que vivem em nossas mentes?
É nesse cenário, em um futuro não muito distante, que se passa a história de “deus ex machina”. Conheça Isabel, uma bem-sucedida agente de viagens que desfruta das vantagens de uma São Paulo que vive em harmonia, e onde ninguém se lembra de um tempo em que havia problemas com os quais se preocupar.
Junte-se a ela quando estranhos acontecimentos parecem despertá-la para o descobrimento de uma terrível verdade. Algo impensável está acontecendo, mas ninguém parece querer perceber. Como você reagiria se soubesse que a tão sonhada iluminação do ser humano foi resultado da manipulação de uma entidade desconhecida e potencialmente perigosa?
COMENTÁRIOS
Marcado como o livro de estreia do autor Daniel Lucrédio, Deus ex Machina é uma história dinâmica, fluida e inteligente. Os autores nacionais se destacam cada vez mais no ramo literário e foi com grande alegria que me vi envolvido com a leitura deste livro.
O texto além de ser bem escrito, de forma a lhe manter atento durante a leitura, tem uma fluidez que faz com que você sempre queira saber mais sobre o que irá acontecer. Aos que gostam de tecnologia, há muitas referências sobre como as redes funcionam, coleta de dados e a vigilância constante do estado, o que nos leva as teorias de conspiração.
Escrito em terceira pessoa, sob diferentes perspectivas, a história é sagaz e possui mais descrições que diálogos, entrando num clima 1984 de George Orwell. Há diversas associações de lugares e monumentos reais no Brasil (SP), o que contribui para destacar a essência nacional, e também ambientações exteriores o que nos faz procurar e conhecer também diferentes lugares.
Já para os que gostam de ação, caso não tenham ficado convencidos com os argumentos acima, o livro trás cenas de perseguição, tortura e fuga. Surpreendi-me muito com as tamanhas reviravoltas da história, que é rica em detalhes na medida certa, sem ser cansativa.
Contudo, como nada é perfeito, irritei-me da mesma forma com os rompantes de Isabel - a qual considero um personagem muito influenciável e frágil -, e as desconstruções de personagens centrais em diferentes ocasiões, sendo apresentados de uma forma no início do enredo e mudando completamente no desfecho do livro. Fora isso, essa é uma leitura mais do que recomendada!
MUITO BOM |
O SIGNIFICADO DE "deus ex machina"
Deus ex machina é uma expressão latina com origens gregas, que significa literalmente "Deus surgido da máquina" , e é utilizada para indicar uma solução inesperada, improvável e mirabolante para terminar uma obra ficcional.
No decorrer de todo livro, vamos compreendendo de onde vem esse significado e o que ele quer dizer, até chegarmos ao clímax do que o autor deseja propor.
ME FEZ LEMBRAR...
As teorias de conspiração da série Scandal, com um comandante obscuro por trás do governo e a inteligência cibernética do filme Matrix.
SOBRE O AUTOR
Nascido em Araras - SP, em 1979, Daniel Lucrédio é formado Engenheiro de Computação pela UFSCar - Universidade Federal de São Carlos, e Doutor em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo. Trabalha com desenvolvimento de sistemas desde 1997, e como pesquisador desde 1999, tendo realizado estágios de pesquisa na Microsoft, em Redmond, WA, EUA e na George Mason University, em Fairfax, VA, EUA. Desde 2010 é professor adjunto e pesquisador da Universidade Federal de São Carlos - SP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário