Fonte: @clovismarcello |
O post de hoje é um pouco diferente que o usual. Vamos falar sobre uma saga de livros? Sem spoilers, é claro.
Na série Encantadas há uma interligação entre as histórias. Existe vários reinos próximos um dos outros, o que permitiu a autora misturar diferentes princesas dos contos de fadas em um só lugar. As heroínas têm um apelo sexual e desejo enrustido que vai crescendo ao longo do enredo. Por conta disso, elas não são tão ingênuas quanto deveriam ser...
Sinopse: Em Veneno, Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais? Acompanhe Branca de Neve no embate com a sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria “um final feliz” pode se tornar o pior dos pesadelos!
Veneno focará na vilã Lilith, madrasta da Branca de Neve, o que deixa o livro irreverente e convidativo, pois é difícil ler histórias sob a perspectiva do lado negro da foça. Ademais, outros personagens também têm voz, o que dá uma visão ampla aos acontecimentos e, assim, vamos conhecendo pouco a pouco o caráter da “mocinha” da trama. Embora a história seja sobre ela, este não é o foco principal.
A melhor parte desse livro sem dúvida é a sua reviravolta final, o que deixa vários pontos pendentes a serem resolvidos em Feitiço. Dei muita risadas por aqui!
Sinopse: Em um reino próximo, a realeza anuncia um baile que encontrará uma noiva para o príncipe e parece que o desejo de Cinderela irá ganhar aliados peculiares para ser realizado. Contudo, não será fácil: ela não é a aposta de sua família para esse casamento real, e sua fada madrinha precisa de um favorzinho em troca de transformar essa pobre coitada em uma diva real.
Em Feitiço a história desacelera um pouco o ritmo do volume anterior por focar mais em Cinderela e seus dramas familiares. Imagine uma Fada Madrinha misteriosa e interesseira, some isso a uma aparição de Robin Hood e personagens já conhecidos em Veneno, é o que teremos neste volume.
O que gosto é o entrelaçamento que a autora consegue fazer das histórias clássicas, além das 'pontinhas' que outros personagens fazem, mesmo não sendo os protagonistas. Contudo, tratando-se de um livro curto, tudo se resolve rápido e fácil demais, o que deixa o texto super simples e inverossímil. A surpresa final, por exemplo, teve um efeito contrário em mim, beirando o surreal!
O que gosto é o entrelaçamento que a autora consegue fazer das histórias clássicas, além das 'pontinhas' que outros personagens fazem, mesmo não sendo os protagonistas. Contudo, tratando-se de um livro curto, tudo se resolve rápido e fácil demais, o que deixa o texto super simples e inverossímil. A surpresa final, por exemplo, teve um efeito contrário em mim, beirando o surreal!
BOM |
Sinopse: Quando um príncipe mimado é enviado pelo seu pai para tentar desvendar os mistérios de um reino perdido, ninguém imagina os perigos que ele encontrará pela frente! Acompanhado da figura sóbria e sagaz do Caçador e de Petra, uma jovem valente que possui uma ligação muito forte com a floresta, o príncipe acaba encontrando um reino adormecido por uma estranha magia. Todos os seres vivos foram cercados pela densa mata e estão dormindo, em um sono pesado demais, que só poderia vir da magia. Mas que tipo de bruxaria assolaria uma cidade inteira e seus habitantes? E, principalmente, quem faria mal a uma jovem rainha tão boa e tão bela?
No terceiro e último volume da trilogia Encantadas, conheceremos o conto da Bela Adormecida. Não apenas ela, há também a participação de Chapeuzinho-Vermelho, também conhecida como Petra, Rapunzel, Bela e a Fera e talvez Ariel.
Esse foi o livro mais difícil para mim, tanto no sentido de me encontrar na história, que é totalmente independente, sem relação com as anteriores, como pela qualidade do enredo.
Os personagens parecem marionetes de uma peça teatral nas mãos da autora. O que devia ser um clímax, foi o que menos gostei. Como já vinha acontecendo, os problemas se resolvem de forma tranquila e tirando uma ou outra surpresa relevante, o livro acaba e nada mais.
REGULAR |
VALE A PENA?
A trilogia leva uma média de 3 estrelas, não sendo de todo ruim, dependendo apenas do que o leitor procura. Sendo uma forma de leitura despretensiosa, com o intuito de entreter, essa é uma boa indicação. Só não leve muito a sério, nem pense que tirará grandes aprendizados daqui.
Vantagem: Deixou-me muito interessado em ler os originais, procuremos esses textos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário