Autor: Raduan Nassar
Editora: Companhia das Letras
Edição: 5
Ano: 2013
Páginas: 91
Publicação original: 1978
Publicação original: 1978
Adicione no Skoob!
Sinopse: "O corpo antes da roupa", afirma o personagem de Um copo de cólera ao narrar o que acontece numa manhã qualquer, depois de uma noite de amor, quando a aparente harmonia entre ele e sua parceira se rompe de repente. Tensa, contundente, a linguagem de Um copo de cólera alcança tal intensidade e vibração que faz desta narrativa uma obra singular da literatura brasileira, um clássico dos nossos tempos.
Poético, pitoresco e sensual. Com seus parágrafos corridos, escritos em forma de capítulos, Um copo de cólera pede e prende a atenção do leitor. A narração se dá pelo mais espontâneo fluxo de pensamento, onde a instabilidade se converte em picos sentimentais por meio de um narrador indefinido e sua amada sem nome, chamada apenas por “Ela”.
Ele gosta de jogos. Ela se curva com a sua volúpia, tornando-se submissa. Tudo isso não sem grande rebeldia, fúria e lascividade. Em um tom agradável, passional e sinestésico – podemos sentir aromas, enxergar nuances, se enraivecer ou aplaudir os diálogos desses personagens – este livro vale a pena ser lido por sua brevidade, importância linguística e talento de composição.
A novela inclusive foi muito elogiada pela crítica, sendo considerada um clássico contemporâneo, além de vencer o prêmio de ficção da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).
“[...] e alguém tinha de pagar, alguém sempre tem de pagar queira ou não, era esse um dos axiomas da vida, era esse o suporte espontâneo da cólera (quando não fosse o melhor alívio da culpa).” Pág. 41
MUITO BOM |
FILME [+18, contém cenas de nudez]
Um Copo de Cólera é um filme brasileiro de drama, lançado em 1999, dirigido por Aluizio Abranches e estrelado por Júlia Lemmertz e Alexandre Borges.
O ritmo do filme é lento em comparação ao frenético livro, contudo expressa perfeitamente a ideia da obra original: tanto a poesia dos diálogos, quanto os trejeitos dos protagonistas, transcendendo com as cenas de sexo. Mesmo assim é um filme muito interessante para quem curte películas alternativas e que vão de encontro a fidelidade do texto original. Palmas para as atuações do casal que retratou com maestria esses dois seres irreverentes. Recomendo a leitura antes do filme para uma melhor compreensão do contexto, mas se a curiosidade for grande, a ordem dos fatores não irá alterar o resultado.
CURIOSIDADES
Os atores já eram casados durante as filmagens. Este filme marca a estreia de Aluízio Abranches como diretor. O longametragem também recebeu seis indicações ao Grande Prêmio BR do Cinema Brasileiro nas categorias de Melhor Filme Brasileiro, Melhor Atriz, Melhor Lançamento, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora e Melhor Fotografia. Fonte: Adoro Cinema
Acompanhe o trailer e deixe seu comentário!
Nenhum comentário:
Postar um comentário