segunda-feira, 27 de março de 2017

Faça você Mesmo: Como Iniciar um Bullet Journal

Key Board: Legendas de como funcionará seus Bullets

Hoje conversaremos sobre um tema que muito me interessa: organização. Não estamos falando apenas disso, mas de um método analógico que irá estimular a nossa criatividade, escrita e a nos planejarmos de modo manual, com a intenção de reunir todas as informações que precisamos sobre a nossa rotina num único lugar. Apresento-lhe, caso nunca tenha ouvido falar nessa agenda revolucionária e personalizada, o Bullet Journal.

O projeto foi criado pelo designer Ryder Carroll, que percebeu a necessidade que os profissionais tinham, mesmo com a inovação tecnológica, em usar papel e caneta para montar seus planejamentos e registrar ideias e tarefas. No seu site (em inglês) há todas as informações necessárias aos iniciantes que queiram saber mais do método em primeira mão.

 Nesse vídeo didático, Ryder explica de maneira simples como tudo funciona.

HISTÓRICO

No ano de 2016 senti que o contingente de informação estava maior do que eu conseguia suportar e, consequentemente, meu cérebro arquivar. Em contrapartida, com a mudança de minha rotina, a agenda tornou-se pouco prática e eu mal utilizava para planejar meus dias. Com essa necessidade acabei conhecendo o método que unia tudo que eu almejava: simplicidade, praticidade e integralidade no sentido de deixar tudo centralizado.

Comecei a praticar o método em janeiro de 2017 e, passado dois meses, tempo necessário para se adaptar e rever coisas a serem melhoradas, estou aqui para mostrar como planejo cada mês, iniciando pelo mês de março de 2017 e também expondo coleções fixas que são preenchidas ao logo de todo ano.


POR ONDE COMEÇAR?

Tratando-se de Bullet há uma imensidão de material sobre o assunto na internet, o que pode nos intimidar e paralisar um pouco ao tentar iniciar. A dica é: comece pelo básico e depois invente o que quiser. Mostrarei um passo a passo do que é essencial num Bujo (abreviação carinhosa) e o que criei de modo pessoal.

1) Inicialmente você irá precisar de um caderno


Caderno de anotações Spiral (com pauta)

O caderno pode ser com ou sem pauta, de capa dura ou não. Como o método é dinâmico, você não precisa necessariamente que ele esteja branco. Use o que tiver em mãos!

2) Crie Legendas a serem utilizadas


Clique na imagem para ampliar

Escreva os ícones (bullets) que serão utilizados de agora em diante para cada uma de suas tarefas, eventos e notas. Assim, você cria o hábito de saber o significado de cada um deles só em bater o olho. Acima mostro como faço, além disso, é possível criar símbolos com significados específicos como prioridades, gastos e etc.

3) Crie um Índice para servir como guia

Índice (clique para ampliar)

Utilize as folhas iniciais para criar um índice, que será preenchido a medida que você for construindo seu Bullet. Toda página utilizada adiante deve ser numerada e, assim, colocado o que se deseja registrar no índice. É bem simples, como o sumário de qualquer livro.

4) Crie seu Log Futuro/Future Log


Log Futuro - atividades programadas ou a serem feitas a longo prazo

Divida cada página em três partes iguais e nomeie os meses. Essa é uma parte muito importante do Bujo. Sempre que iniciar seu Log Mensal (explicarei no próximo passo), você irá recorrer a essa parte para rever eventos, compromissos ou tarefas que deseja realizar em meses específicos. Serve para anotar aquilo deseja lembrar, e que não necessariamente precisa ser resolvido agora.

5) Crie seu Log Mensal/Monthly Log


O Log Mensal que mais me adaptei em utilizar

Aqui, como o próprio nome sugere, iremos organizar tudo aquilo que precisa ser feito ou iniciado durante o mês vigente. Traz a função calendário (com opção de fazer notas em dias específicos) e lista de tarefas.
Fonte: Bullet Journal




A outra versão do Log Mensal é mais prática de ser criada, porém não tão visual e lúdica como a anterior. Utilizei durante o primeiro mês, não vi tantos problemas, mas por preferência adotei o modelo de calendário.










6) Ação! Comece seu Log Diário


Fonte: Bullet Journal

Escreva a data e dia da semana em questão e inicie apontando compromissos, tarefas e notas para hoje. Sempre que algo for concluído cheque, realoque tarefas pendentes e dê prioridade ao que for importante.

Clóvis, se algum dia eu não puder ou quiser escrever? Continue de onde parou. Essa é uma das vantagens do Bujo, não precisamos ter páginas em branco com dias inutilizados como numa agenda convencional, só escreveremos quando realmente formos pôr algo em prática!


CRIANDO COLEÇÕES

Passado essas etapas vamos a parte inventiva e personalizada do Bullet Journal. Aqui você está livre para pôr em prática listas infinitas do que quer que seja. Coleções são os nomes que damos aos títulos de um determinado assunto a ser abordado. Os exemplos vocês conferem a seguir:

Planejando a rotina para quem está iniciando

Criei essa coleção para saber por onde começar toda vez que usasse meu Bujo pela manhã. Hoje já consigo fazer intuitivamente sem olhar, mas para quem quer começar talvez seja um boa ideia.

Reflexões e Memórias de cada mês

Algo que criei e deu super certo para mim foi escrever pensamentos, reflexões e memórias que tive em cada mês. Daí surgiu a coluna que criei no blog, onde post mensalmente tudo aquilo que passou por minha cabeça durante os últimos 30 dias.

Track Mensal

Em seguida costuma fazer um rastreio mensal, o qual é dividido em duas partes: 1) Horas de sono e páginas lidas por dia 2) Tarefas usuais e rotina de beleza (sim sou vaidoso), marcando um "x" toda vez que faço uma dessas atividades. Ao final de cada ciclo posso observar onde preciso melhorar.

Log de Filmes e Séries Mensal

Aqui anoto e classifico os filmes que pude assistir, além de quantificar os episódios de série em cada mês. Sinto que futuramente poderei readaptar essa seção para que fique mais prática de ser executada.

Livros a ler e Metas para o Ano

Um espaço para checar seus desafios de leitura (no meu caso, 12 Livros para 2017) e outro para escrever seus objetivos do ano (ocultados por motivo de privacidade).

Trilha de Leitura mensal

Sabe quando você está lendo um livro que te remete a outro e assim sucessivamente? Então, criei essa seção para anotar obras que me vem à mente quando estou lendo algo ou por simples sinalização do subconsciente, assim posso controlar e seguir mais racionalmente meus impulsos como leitor.

Revisão Mensal

Por fim, mas não menos importante, passei a criar um balanço mensal, onde escrevo o que funcionou ou não e o que precisa ser melhorado. Ou seja, todo um sistema estrategicamente idealizado para controlar nosso TOC de cada dia. 

Outra vantagem do Bullet é que nada é engessado, seus meses, semanas e dias são construídos e moldados de acordo com aquilo que funciona para você. Experimente!

~~~

Espero que tenham gostado e que essa postagem tenha servido tanto para os que já utilizam o Bullet (e puderam captar alguma ideia nova), como para os que querem começar e não sabem por onde. Deixe seu comentário dizendo o que achou, um forte abraço e até a próxima!


Vídeos utilizados durante a pesquisa para criar meu Bujo:

Postagens interessantes de outros Blogs:

Perfis no Instagram para se inspirar:

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...