Sinopse: Este é o segundo volume da trilogia Jogos Vorazes, baseada nos romances de Suzanne Collins. A saga relata a aventura de Katniss (Jennifer Lawrence), jovem escolhida para participar aos "jogos vorazes", espécie de reality show em que um adolescente de cada distrito de Panem, considerado como "tributo", deve lutar com os demais até que apenas um saia vivo. Neste segundo episódio da série, após a afronta de Katniss à organização dos jogos, ela deverá enfrentar a forte represália do governo local, lutando não apenas por sua vida, mas por toda a população de Panem.
Atenção, o texto a seguir NÃO contém revelações sobre o enredo do filme!
Voltando ao filme, não sabia o que esperar. Assistir ao trailer (que vamos combinar, há um ano vem saindo aos pouquinhos para deixar qualquer um louco de curiosidade), li aos três livros, dos quais esse é o meu favorito, e fui para a sessão. Minha surpresa não poderia ter sido melhor, o filme foi maravilhoso. Abaixo destaco alguns pontos-chave e minha opinião sobre cada um deles.
ENREDO: Com a mudança de direção de Gary Ross para Francis Lawrence, o enredo se manteve mais fiel ao livro onde evitou-se o uso excessivo de cenas ação, sem minimizar, porém, o impacto na tela; foi além disso, uma vez que assistimos as cenas sob outros pontos de vista que não os de Katniss. Obviamente um detalhe ou outro que quem leu o livro sabe muito bem que existiu não foram passados, mas isso acontece com todas as adaptações.
ELENCO: Jennifer Lawrence foi fantástica nessa sequência. Soube dar a instabilidade emocional que Katniss precisava transmitir e ao mesmo tempo inseriu toques de humor sarcástico em algumas cenas em que precisava falar coisas mandadas pela Capital. Afora isso, merecem destaques os novos tributos que vão à arena, bem fieis as características reais. Finnick (Sam Claflin) levou ao delírio todas as mulheres da sessão (literalmente. Ele era o Jacob do cinema, toda vez que aparecia, ouvíamos gritos e Vivas!). O único personagem que não me agradou muito - a caracterização - foi o de Plutarch Heavensbee, vivido pelo ator Philip Seymour Hoffman.
FIGURINO/LOCAÇÕES: Os personagens da Capital não parecem mais tão caricaturas como antes, Effie Trincket é a que esbanja "Glamour" com suas roupas extravagantes - o que garante boas risadas ao telespectador - mas tanto os tributos, como Peeta e Katniss esbanjaram elegância e conferiram muito estilo ao filme. As locações foram excelentes, a ambientação (com sua escala mais ampla de fotografia, não tão focada numa única câmera como antes) favoreceu ao estilo visual, dando gosto em assistir o filme.
EFEITOS ESPECIAIS: A ação do filme se resume aos seus últimos 30 minutos. Igual ao livro, a Arena só aparece para lá da metade da história, nem por isso o longa chega a ser cansativo e/ou enfadonho; com toda a introdução daquilo que levou aos conflitos, as inquietações dos personagens e a montagem do cenário das revoltas, os efeitos especiais, o drama, a ação e a emoção estiveram presentes na medida certa. O áudio é algo a ser notado, está na mais alta qualidade e até os sons ambientes podem ser ouvidos como se fossem reais mesmo na tecnologia 2D.
Em resumo, se você é um fã da saga de livros da autora Suzanne Collins, se esse é o seu livro preferido ou ainda se apenas curtiu o primeiro filme, vai adorar assistir a esse filme. Posso dizer que já quero ver novamente?!
Anime-se com o Trailer:
Anime-se com o Trailer:
'A Esperança', último volume da série, será divido em dois filmes com estreia marcada para Novembro de 2014 e 2015 respetivamente. Mais um ano pela frente para aguardar com muita ansiedade. Enquanto isso você pode escolher um dos livros para ler a Resenha, clicando aqui.
Gente, que isso! Só tinha visto assim "por alto" nunca parei e li um review, nem sabia do que se tratava e já tive contato com o livro, por sinal muito bem acabado. Apenas preciso ler urgente, gostei do clima tenso, "bullying" e isso me remeteu a um anime "Death Note" (só vi um episodio kkkkkkkk).
ResponderExcluirEnfim, valeu pela dica, Clóvis!
Só faltou um destaque pra Johanna que foi interpretada grandiosamente pela Jena Melone. Para mim, e acho que pra muitos, foi a surpresa do filme.
ResponderExcluirBem lembrado Valfran, esqueci de comentar dessa parte. A personagem da Johanna foi o destaque do filme no quesito coadjuvante. Todos adoraram :)
ResponderExcluirUma história tensa e ótima para os amantes de Sick-Lit, também me surpreendi bastante. Dá para ler e reler de tão vasta que é. :)
ResponderExcluirEu fiquei na dúvida se era Sick ou apenas suspense, MELHOR AINDA!
ResponderExcluirGosto muito das adaptações de JV pq parece que os filmes 'complementam' os livros. Como nos livros só temos a visão da Katniss e só conhecemos as coisas através do seu ângulo se torna muito interessante descobrir tudo o que é tramado pelos organizadores dos Jogos, ou mesmo até pelo Haymitch, enqnto a Kat está na arena.
ResponderExcluirEstou me contorcendo de ansiedade por saber que só em 2015 nós teremos o final da trilogia nas telonas rsrs. E adorei a ideia da Paris Filmes em trazer uma das estrelas do filme para a premier que terá aqui no Brasil.
O povo é assim, parece que não ainda descobriram que o Brasil faz parte do mapa, mas qndo descobrem o ótimo mercado consumidor que ele oferece acaba trazendo tudo pra cá (i love it!) hehehe.
Ótima sua resenha e observações sobre a adaptação! :)
Abs
Evy
bosquedaleitura.blogspot.com.br
Oi Evy. Verdade, as adaptações desse saga parecem mesmo completar os livros - Adoro ver a perspectiva do Presidente Snow na Capital, algo que não acontece nos livros. Não me lembre dessa demora toda na chegada do filme que já começo a desanimar, rsrs. O Brasil está melhorando cada vez mais nesse quesito e depois da publicação desse post, descobri que a Paris Filmes trará também A Esperança para cá primeiro! :) Abraços.
ResponderExcluir