sábado, 30 de março de 2013

Resenha: Jogos Vorazes - Suzanne Collins



Começando a falar das leituras do mês de março, Jogos Vorazes foi meu primeiro livro. Desde 2011 ouço falar dele e as críticas o consideravam como o novo "Harry Potter" da literatura YA (Jovem Adulto). Minha curiosidade foi crescendo com o passar do tempo e por não ter tido oportunidade de lê-lo, assisti ao filme primeiramente.

Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!

Editora: Rocco (Jovens Leitores)
Edição: 2

Ano: 2011
Páginas: 400


Tradução: Alexandre D'Elia


Minha Nota:
ÓTIMO





ENREDO


A história se passa no Distrito 12 sob a perspectiva de Katniss Everdeen, uma garota de 16 anos que vive com a mãe e a irmã mais nova Prim. Todos os anos durante a Colheita, um garoto e uma garota (dos 12 aos 18 anos) são sorteados como tributo do seu próprio distrito e ambos devem lutar com os outros 11 pares até a morte. Durante os jogos só haverá um vencedor!

O distrito 12 em especial é o menos favorecido de toda Panem. Sua fonte de renda se baseia no minério e foi assim que Katniss perdera o pai em uma explosão durante o trabalho. As terras são cercadas por arame farpado e eletricidade, mas Katniss aprendeu como ultrapassar esses limites. E graças aos ensinamentos do pai e seus dotes com arco e flecha, é na floresta que encontrar um lugar onde finalmente se sente segura.

Lá, conhece Gale. Um amigo dois anos mais velho que ela (último ano concorrendo à Colheita) que, assim como ela, precisa dar o que comer para família. Eles caçam animais, frutas, e o que puderem encontrar para levar ou para família ou para o Prego, uma espécie de feira clandestina onde trocam-se mercadorias.

“Gale me deu uma sensação de segurança que me faltava desde a morte de meu pai. Seu companheirismo substituiu as longas e solitárias horas na floresta. Eu me tornei uma caçadora muito mais habilidosa quando não precisei mais olhar para trás constantemente, quando passei a ter alguém me cobrindo...” Cap. 8

As coisas se complicam quando o nome de sua irmã é sorteado para disputar os Jogos e, sabendo da fragilidade de Prim, Katniss não tem outra escolha senão se oferecer no lugar dela para protegê-la. Peeta Mellark é o outro escolhido, filho dos donos da padaria a única coisa que sabe fazer é decorar bolos, mas como isso pode servir numa batalha? Ele alimenta uma paixão secreta por Katniss, mas como conviver com esse amor sabendo que terá de matá-la, ou que será morto de algum modo?

“Um Peeta Mellark gentil é muito mais perigoso para mim do que o contrário. Pessoas gentis conseguem se instalar dentro de mim e criar raízes. E não posso permitir que Peeta faça isso. Não posso deixar que ele chegue lá.” Cap. 4

O vencedor terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade.

      
 (Katniss e Peeta de cordo com a descrição da autora. Imagens criadas por fãs.)


COMENTÁRIOS


O livro é narrado em primeira pessoa por Katniss, no início pode ser meio parado, mas é nele que entendemos todos os significados importantes desse novo mundo. Conhecemos a personagem e nos afeiçoamos com sua força e espírito guerreiro. 

É também dividido em 3 partes:
I. Os Tributos
II. Os Jogos
III. O Vitorioso


A partir da "Parte II" a coisa fica boa. Ficamos presos ao texto, pois é onde a aventura realmente começa. Agora, Nem um dos dois tem seus mentores para guiá-los e cada um está por conta própria. Durante o treinamento já conheceram os seus inimigos e sabem que não será nada fácil lutar contra Os Carreiristas, aqueles tributos dos distritos mais abastados que são voluntários dos jogos justamente por treinaram para matar seus concorrentes.

Descrevo o livro como um jogo físico e psicológico em busca das melhores táticas para se manter vivo. É muito ruim ficar sem saber o que está acontecendo com Peeta durante a história, pois ficamos num empasse quanto a quem deve ganhar do casal. Acho ele fofo e ingênuo, e ela durona e ao mesmo tempo passional. 

A diagramação é boa. Não vi erros de português. Uma vantagem quando se trata da Editora Rocco.

"Passei tanto tempo me obrigando a não subestimar meus oponentes que acabei esquecendo que é igualmente perigoso superestimá-los.” Cap. 24

FILME
Liam Hemsworth, Jennifer Lawrence e Josh Hutcherson.


O único ponto negativo de ter assistido o filme antes foi que ele comprometeu meu processo de criação. Tive muita dificuldade em tirar os personagens e as locações já prontas da minha mente. Mas por fim me rendi um pouco por achar que a escolha dos atores para os papeis foi bem semelhante ao real.

Tirando os momentos finais com a presença de criaturas mitológicas e alguns significados como a origem do broche de Katniss, a adaptação foi bem fiel a história original e gostei muito.

PS: No filme a garota encontra água em cada esquina e não mostra como ela chegou a passar fome, nem a tamanha sede até encontrar um riacho.



EM BREVE...

Vol. 2 - Em chamas | Leia a Resenha
Vol. 3 - A Esperança | Leia a Resenha

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Eu gosto muito dessa distopia, uma das melhores de quando o gênero pipocou. Já li Em Chamas e A Esperança, também. Mas o meu preferido é o primeiro por conta de toda a novidade e tal. A Esperança é o mais tenso.


    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Clóvis!

    Ainda não li nenhum dos três livros, talvez por medo de me arrepender e ser um dos poucos a não gostar da trilogia. Contudo, a sua resenha fora bem estruturada e me convenceu a ler ao menos o primeiro livro! Não vi a adaptação cinematográfica, mas pretendo vê-la logo após a leitura do livro.

    Um abraço, http://umleitoramais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu demorei a ler a trilogia, não gostava do tema e achei que não era meu estilo. Depois que comecei a ler não consegui parar, foi a revelação 2012 de leitura para mim, amei o contexto social, a maturidade dos personagens, as surpresas e o final. Para mim foi perfeito.

    Abraços,

    Gisela

    @lerparadivertir

    LerparaDiverir

    ResponderExcluir
  4. Leonardo, a grande propaganda desse livro também me fez recuar um pouco, mas te garanto que quando você começar não conseguirá terminar. Bom, pelo menos esse primeiro livro, rsrs. Obrigado por comentar! Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Eu li o primeiro livro e gostei muito da série, pretendo ler os próximos livros logo, logo. A Katniss é uma personagem forte e esse é um dos pontos forte, pra mim, no livro.
    Muito boa a sua resenha!
    Abs
    Evy
    bosquedaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Leia sim Evy. O primeira é mais introdutório mas, a meu ver, não se compara a emoção trazida pelo segundo. Espero que goste e depois conta no seu blog o que achou para eu ver. ;) Abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...