O clima de início de ano deixa a gente animado para fazer vários projetos e metas para o ano novo, e assim foi 2015. Alguns objetivos foram cumpridos, outros nem tanto, mas o importante é saber se adaptar!
Nessa postagem a gente conversa sobre os projetos que deram certo por aqui durante o ano, e até mesmo um lembrete para que quem deixou de acompanhar algo, possa saber.
Esse foi o ano em que decidi me dedicar ao canal do YouTube, o que gerou um total de 61 vídeos.
Assim, para entender melhor qual era minha intenção inicial quando 2015 começou, eu recomendo que você assista a esse vídeo. Devo dizer de antemão que eu 'flopei' muito nesse intuito (Risos).
Contudo, diante das circunstâncias (TCC, estágio, matéria e afins), nem tudo estava perdido. Os projetos de leitura que ocuparam religiosamente o primeiro semestre do ano foram "Lendo Poe" e "O livro da filosofia", todos eles gravados em um vídeo mensal, durante seis meses.
Objetivo do Lendo Poe: ler um conto por semana, totalizando quatro contos ao mês, e conversar sobre eles em vídeo (sem spoilers).
Objetivo do Livro da filosofia: ler um capítulo ao mês (uma era da humanidade), falando minhas impressões, ideias e pensadores prediletos.
Em paralelo a esses projetos individuais, comecei outro, em parceria com a Francielle e a Erika, intitulado "Leitura Compartilhada". O primeiro vídeo foi ao ar em março e o último em agosto. Falamos sobre 4 livros bem bacanas, incluindo um dos melhores que li este ano.
Em junho, após o término dos estudos, finalmente peguei o último livro da saga Millennium para ler. Além da tradicional resenha, decidi documentar minha leitura de um jeito diferente e assim me veio a ideia do "Vlog Calhamaço" - por enquanto apenas com esse vídeo. Estou pensando em melhorar o formato para fazê-lo com outro livro gigante que surja pela frente.
Não contente com isso (ficar parado não é a minha praia), e pensando em repaginar os votos do ano novo, fiz uma versão 2.0 dos meus projetos de leitura. E aqui está o que eu penso quando me programo para uma coisa e acontece outra: Clóvis, para que tá ficando feio.
Mais uma vez a TBR não rolou. Agora é definitivo, eu não sirvo para leituras impostas, e tenho que ler o que me der na telha de acordo com meu estado de espírito. O bom de fazer essas coisas é que a gente acaba se conhecendo melhor.
A programação do blog continuou a mesma, sem tanta inovação como em anos anteriores, mas sem perder a qualidade que gosto de dedicar as resenhas. Para completar o circuito de peripécias do ano, realizei ainda 2 maratonas.
A primeira, em julho, foi no mesmo estilo que havia feito em 2014, e a que mais gosto. Funciona a longo prazo (2 semanas aproximadamente), é menos cansativa e mais eficiente. Em resumo, você só precisa ler mais do que o seu habitual e desencalhar os livros da estante. Documentei tudo que aconteceu aqui no blog.
A segunda, feita agora em dezembro, foi para fechar o ano com chave de sono, ops, de ouro. O nome "Maratona Literária 24h" assusta? Que bom, pois é isso mesmo que ela faz. Dessa vez, gravei um vídeo durante todo esse dia mostrando meus altos e baixos durante a leitura. Crianças: não façam isso em casa!
O ano quase acabou. Esse foi um balanço das minhas metas de leitura para 2015, e em breve conversaremos sobre as melhores leituras deste ano.
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário