quarta-feira, 13 de março de 2013

Resenha | As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky



Olá Leitores. Quarta-feira é dia de resenha! E o livro escolhido para essa semana foi "As Vantagens de Ser Invisível"  (The Perks Of Being A Wallflower, título original), publico em 2007 pela Editora Rocco. Em 2012 o filme foi adaptado para os cinemas recebendo muitas críticas positivas, tendo Ezra Miller, Emma Watson e Logan Lerman nos papeis principais.

Sinopse: Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.


Encontre o livro
RESENHA...


Charlie é um garoto de 15 anos que escreve cartas para um amigo desconhecido. Em suas cartas ele conta como estão sendo seus dias na nova rotina da escola e sobre os traumas e desafios de sua vida.

“Então, esta é a minha vida. E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim.”

O livro é narrado em primeira pessoa com a própria visão de Charlie sobre seu dia a dia. Aos poucos, com o decorrer de cada carta, vamos entendendo a íntima relação que ele tinha com sua tia Helen, antes de ela morrer num acidente de carro. O Porquê dele se sentir culpado por sua morte. A dificuldade de enfrentar o suicídio de um amigo querido e ter que encarar a solidão até a chegada de Sam e Patrick em sua vida.

“― Você vê as coisas. Você guarda silêncio sobre elas. Você compreende." (Patrick dizendo que Charlie é invisível)

Num enredo fluido, repleto de realidades da vida, como o uso de drogas, sexo, homossexualidade e violência, Stephen Chbosky nos leva de volta aos anos de 1991 e descreve uma história de amizade, conflitos, medo e a descoberta do primeiro amor.

“― Charlie, a gente aceita o amor que acha que merece." (Prof. Bill para Charlie)

Senti como sendo um daqueles livros de aparência suave que tem uma história densa por traz. Me deixou com uma pulga atrás da orelha e querendo interferir na história em muitos pontos, principalmente na tranquilidade de Charlie ao lidar com Sam. A ingenuidade dele mexe com qualquer um de nós, pois você sente verdade naquilo. E só no último capítulo as peças parecem finalmente se encaixar. 

“Não sei quanto tempo eu posso continuar sem um amigo. Eu costumava ser capaz de fazer isso com muita facilidade, mas foi antes de eu saber como era ter um amigo. É muito mais fácil não saber das coisas de vez em quando.”

Com várias referências a músicas, filmes e livros clássicos dos anos 1970-1980 a atmosfera criada é apaziguadora. Os Beatles são muito mencionados na obra e a música “Something” foi um dos momentos mais bonitos e emocionantes para mim. 

“Eu mal conseguia acreditar que a Sam realmente tinha dado um presente, porque eu honestamente pensava o "eu te amo" era isso.”

MUITO BOM

Avaliei com 4 estrelas, mas com certeza se tornou um dos meus livros favoritos e, justamente por essa inquietação que me causou, o lerei outra vez para entender melhor as coisas e finalmente classificá-lo como ótimo.

““especial” [...] Foi muito bom ter ouvido isso novamente. Porque eu acho que todos nós nos esquecemos às vezes. E eu acho que todo mundo é especial à sua própria maneira. É o que eu penso.”

TRAILER DO FILME


PS: Um Artigo escrito por mim em homenagem a esse livro (Leia AQUI)

Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Esse livro é incrível, provavelmente um dos melhores contemporâneos que eu já li! Adoro a forma do autor de fazer perguntas, deixá-las no ar e respondê-las algumas páginas depois. Adorei sua resenha!


    Abraços, Anderson Vidal
    Hooked for Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anderson. Essa forma de fazer perguntas foi o que mais me encantou, inclusive o texto narrado em primeira pessoa, embora não agrade a muitos leitores, não tornou a obra ruim e sim o oposto. Obrigado pelo comentário, adorei sua página.

      Excluir
  2. Os trechos desse livro são incríveis e a história que parece ter também. Não sei a razão, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo, mas suas palavras assim como a de muitas pessoas que fizeram boas indicações dele me fizeram ficar cada vez mais curioso. Quer dizer, um livro não vira um sucesso ao caso, vira? (há exceções, claro).Enfim, obrigado pelo comentário em meu blog, principalmente ao que diz respeito ao que escrevo e ao layout. Fico extremamente honrado e obrigado, também, por me avisar sobre a Cortesia no Skoob.

    Abraços,
    Felipe
    (A Hora do Livro)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, os trechos são as melhores partes de um livro. Só com "As vantagens de ser invisível" tenho mais de uma página daquilo que achei interessante. Pena não poder mostrar tudo aqui no blog. Com certeza um livro não vira sucesso da noite pro dia, e ele já foi publicado há um bom tempo, pena ter tanta divulgação só agora. Quanto ao seu blog, realmente me agradou muito não precisa agradecer. É sempre bom compartilhar opiniões e ideias. Grande abraço e não deixa de visitar a página.

      Excluir
    2. Obrigado novamente. Verdade, acredito que esse livro ganhou mais notoriedade após o lançamento do filme. É uma pena isso, já que percebe-se que há muitos outros livros bons e que não ganham destaque, seguindo pela lógica. Irei lê-lo o mais rápido possível. Abraços!

      Excluir
  3. Ganhei este livro de presente , mas ainda não tive oportunidade pere le-lo. ja ouvi criticcas boas e ruins , quem me deu o livro gostou mais do filme (que também não vi), adorei sua resenha , me deu mais vontade ainda de ler este livro.
    Bjs
    Adriana
    http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana! Então, o livro realmente é genial. Tem uma peculiaridade incrível. Assisti ao filme logo em seguida, mas ao contrário do que aconteceu com "O lado bom da vida" me decepcionei bastante. Por que, como o próprio autor escreveu o roteiro achei que ele deveria ter sido mais fiel a história. Enfim é uma ótima dica de leitura e espero que você leia em breve para comentarmos mais sobre ele. Beijos

      Excluir
  4. Será que só eu que ainda não li esse livro?!
    Pelo visto estou perdendo muito, eu vi o filme primeiro (nem sabia que tinha livro) então eu fiquei meio deprimida com isso
    mas definitivamente tenho que ler esse livro! Mas não quero a edição com eles na capa, acho sem graça livro com capa de filme :(

    Adorei sua resenha :)
    http://www.mybookshelf.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Angela. Comigo foi o contrário, assim que saiu o filme soube da existência do livro e tratei de ler primeiro. Me decepcionei um pouquinho com o filme já que o livro é genial, mas isso é coisa de quem é fanático por livros. rsrs. Quanto a capa... embora eu tenha o mesmo gosto que você, creio que a do filme está mais bonita e não tem tanta diferença com a original. Obrigado por comentar! Abraços.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...