quarta-feira, 20 de março de 2013

Documentário | Muito além do peso



Hoje eu vou falar com vocês sobre um assunto bem importante: saúde. O documentário Muito Além do Peso está sendo  comentado desde o ano passado. Eu já tinha visto o trailer, mas nunca tive oportunidade de assisti-lo. Durante essa semana, uma das minhas professoras passou esse filme durante a aula e achei super válido compartilhar isso com vocês.

Sinopse

"Pela primeira vez na história da raça humana, crianças apresentam sintomas de doenças de adultos. Problemas de coração, respiração, depressão e diabetes tipo 2. Todos têm em sua base a obesidade. O documentário discute por que 33% das crianças brasileiras pesam mais do que deviam. As respostas envolvem a indústria, o governo, os pais, as escolas e a publicidade. Com histórias reais e alarmantes, o filme promove uma discussão sobre a obesidade infantil no Brasil e no mundo." Muito Além do Peso


Como aluno de Nutrição, esse filme é interessante tanto para mim como para toda a sociedade. Para os pais que desejam um pouco de orientação sobre como lidar com o sobrepeso dos filhos; para o governo sobre as políticas de saúde coletiva e para você, individualmente como cidadão.

"Um filme obrigatório para qualquer pessoa que se importe com a saúde das nossas crianças" Jamie Oliver

Não pensem que o filme é monótono, ele tem uma duração de aproximadamente 1:20 h e o bizarro chega a ser cômico. Crianças de diversas classes sociais, de diferente estados brasileiros são perguntadas o que seria determinada verdura/legume e ora não sabiam responder ora trocam absolutamente o nome das coisas.


Foram feitos uns prints da tela pra mostrar pra vocês dados bem interessantes. A todo momento vemos essa interação entre dados estatísticos, entrevistas reais e o mais interessante: opiniões de diferentes partes do mundo.


O que mais me marcou foi o seguinte debate: Qual a importância que a publicidade tem em nossas vidas? Qual o valor que os alimentos processados e a indústria alimentícia influem em nossas vidas. Crianças muito novas, com problemas de saúde graves como Diabetes, Hipertensão, Trombose e muitos outros. Crianças que não brincam mais com os amigos, pelo pesar de ser cansativo e que preferem passar horas em frente a tv ou computador.


Os vilões de hoje: Bebidas açucaradas. Você já parou para pensar quantos gramas de açúcar possui um pacote de biscoitos? Ou a quantidade de gordura naquela pipoca deliciosa que você lancha durante a tarde? Até mesmo aquele suco que você compra com o intuito de ser mais saudável no café-da-manhã?


Mas não pense que ficou só por aí. O pior está por vir. Além desses alimentos há a famosa Coca-cola. Se você consumisse uma latinha por dia, durante sete dias, quanto você acha que estaria consumindo de açúcar? Veja abaixo:


A produção do filme durou 2 anos e traz uma linguagem simples que atende a todo tipo de público, com censura livre que funciona como um alerta sobre os altos índices de obesidade tanto infantil como na população adulta. Recomendo bastante, vale muito a pena assistir e é um daqueles filmes que você pode assistir mais de uma vez.

Podemos não ler várias vezes ao dia; não usamos a álgebra várias vezes ao dia. Provavelmente não usamos a ciência várias vezes ao dia. O que fazemos várias vezes ao dia durante toda nossa vida é comer, e isso deve ser tão importante na experiência educacional das nossas crianças quanto a leitura, a escrita e a aritmética.


Trailer do Filme


Filme Completo



Gostou do documentário? Já assistiu? Então vamos conversar um pouquinho. Deixa aqui sua opinião sobre o filme! 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...