quarta-feira, 28 de maio de 2014

Resenha: A Escolha - Kiera Cass


Título original: The One
(A Seleção Vol. 3)

Autor: Kiera Cass

Editora: Seguinte (Companhia das Letras)
Edição: 1

Ano: 2014
Páginas: 352

Tradução: Cristian Clemente



Sinopse: A Seleção mudou a vida de trinta e cinco meninas para sempre. E agora, chegou a hora de uma ser escolhida. America nunca sonhou que iria encontrar-se em qualquer lugar perto da coroa ou do coração do Príncipe Maxon. Mas à medida que a competição se aproxima de seu final e as ameaças de fora das paredes do palácio se tornam mais perigosas, América percebe o quanto ela tem a perder e quanto ela terá que lutar para o futuro que ela quer.

O texto a seguir pode conter spoilers (revelações sobre o enredo) dos livros livros anteriores:


No fim do último volume já vemos America decidida a lutar por Maxon. Nesse epílogo ela descobre que o ama, mas se nega a revelar seus sentimentos enquanto ele não lhe diga o mesmo.

"Obedeci, e mais uma vez fui espremida pelo vestido. Pensei em um soldado que se preparava para a guerra. A armadura era diferente, mas a ideia, a mesma. Naquela noite, eu ia derrotar um homem."

Não tem melhor maneira de dizer a quem estiver lendo essa resenha, que era um tanto óbvio a escolhida final, sobretudo quando você observa os seguintes detalhes: 1) Durante a leitura de "O Guarda". 2) A sinopse de "A escolha" 3) A capa deste livro. Contudo, não criemos pânico, o interessante não é descobrir a verdadeira escolha, mas vivenciar como isso acontece. Há muitas surpresas do começo ao fim do livro.

No castelo restam apenas America e mais três garotas, Kriss, Celeste e Elise. Diante das suas concorrentes, novos laços são criados e uma inimaginável amizade desabrocha. Dando continuidade de "A Elite", Kriss continua sendo aquela que está mais próxima do coração de Maxon e America terá que se esforçar bastante se quiser desbancar a rival.

Falando nela, é impressionante como, mesmo sem se esforçar, America consegue ser rápida em dar a resposta certa, no tempo certo, recebendo o amor do público de Illéa. Suas atitudes espontâneas e impulsivas poderão garantir tanto seu sucesso como sua derrocada. Pontos para a garota de casta 5 que não deixa a peteca cair diante das atrocidades e injustiças cometidas pelo rei Clarkson.

Em paralelo, as criadas ficam encantadas com Aspen, que está mais afastado de America. Anne pede ajuda a plebéia de modo que ele saiba do seu interesse e Lucy se mantém tímida e reservada. Onde será que a história entre as criadas de America e Aspen dará?

Fatores como revolução, guerra e cenas de ação são os que mais aparecem comparado a toda trilogia. Os rebeldes do sul chegam com o intuito de acabar com a seleção e destronar os que estão no poder; há muitas mortes e não tem como não se surpreender com as perdas no meio do caminho.

A Escolha fecha com chave de ouro a série de Kiera Cass. Decepcionei-me um pouco com o segundo volume e já não esperava muita coisa desse quando a narrativa me fisgou. Leia não só esse, como toda a trilogia, caso goste de romance, conflitos políticos e ideológicos e aventura. Só não vá achando que encontrará profundidade como numa história adulta. Vista sua camisa adolescente-jovem-adulto e se encante com os personagens de Illéa. 

"Quando ele me beijou, senti minha vida se encaixar no lugar. Tinha encontrado tudo o que sempre quis — coisas que sequer suspeitava querer — ali, nos braços dele."

ÓTIMO /FAVORITO

Sobre o título: Em inglês, The One, representaria melhor o sentido de “A escolhida”. Essa era a proposta inicial da editora, que foi alterada para melhor se adequar a tradução dos outros volumes, que funcionam como adjetivos. Digo isso por não se tratar apenas da seleção, mas de várias escolhas de diferentes personagens que estão em jogo.

EM BREVE

Pensando numa personagem fortemente carismática, mas que atua como coadjuvante na história dos livros oficiais, Kiera revelou que publicará um novo conto sobre a visão da rainha Amberly

The Queen Kiera Cass

Confira a sinopse de "The Queen":

Antes de história da América Singer começar, uma outra menina veio ao palácio viver ao lado de um príncipe diferente…


Neste novo conto, Kiera Cass conta a história que aconteceu antes dos eventos mostrados em A Seleção, e é contada a partir do ponto de vista da mãe do Príncipe Maxon , Amberly . Descubra uma seleção totalmente nova com este olhar para dentro como os pais de Maxon e como uma garota comum chamada Amberly tornou-se uma rainha amada.

Fonte: Burn Book

***

E você, o que achou do final da série A Seleção? Deixe seu comentário.

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Muito bom o post, tinha coisas que não sabia, me deparei com um livro da esposa dele e não sabia achei que era só outra pessoa com o mesmo sobrenome HAHAHAH. Benjamin Button é demais, n vejo a hora de ler Gatsby, MENINO E ESSAS CAPAS ORIGINAIS HEIN? tão cara de Cosac Naify HAHAHAHA.


    Abs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...