quarta-feira, 11 de março de 2015

Resenha: Cadê Você, Bernadette? - Maria Semple



Título original: Where’d You Go, Bernadette: A Novel

Autor: Maria Semple

Edição: 1

Ano: 2013
Páginas: 376

Publicação Original: 2012

Tradução: André Czarnobai
Adicione no Skoob

Minha Avaliação:
ÓTIMO








ENREDO


Bernadette Fox é notável. Aos olhos de seu marido, guru tecnológico da Microsoft e rock star do mundo nerd, ela se torna mais maníaca a cada dia; para as demais mães da Galer Street, escola liberal frequentada pela elite de Seattle, ela só causa desgosto; os especialistas em design ainda a consideram uma gênia da arquitetura sustentável, e Bee, sua filha de quinze anos, acha que tem a melhor mãe do mundo. 

Até que Bernadette desaparece do mapa. Tudo começa quando Bee mostra seu boletim (impecável) e reivindica a prometida recompensa: uma viagem de família à Antártida. Mas Bernadette tem tal ojeriza a Seattle - e às pessoas em geral - que evita ao máximo sair de casa, e contratou uma assistente virtual na Índia para realizar suas tarefas mais básicas. Uma viagem ao extremo sul do planeta é uma perspectiva um tanto problemática. 

Para encontrar sua mãe, Bee compila e-mails, documentos oficiais e correspondências secretas, buscando entender quem é essa mulher que ela acreditava conhecer tão bem e o motivo de seu desaparecimento. 

COMENTÁRIOS

Cadê você, Bernadette é um livro diferente de qualquer outro que eu já tenha lido. Com uma escrita espirituosa e dinâmica, que instiga o leitor a investigar o desaparecimento da heroína, Maria Semple traz um livro divertidíssimo e inteligente.

Narrado por sua filha, Balakrishna Branch, ou melhor, Bee, o livro é composto por uma compilação de várias informações que a menina conseguiu coletar sobre o passado e presente da mãe. O que faz desse, um livro com vários gêneros literários, devido a presenta de e-mails, cartas, bilhetes, boletins de ocorrência e diferentes narrações. Bee definitivamente caminha em direção aos ensinamentos do sarcasmo e humor negro.

Ao mesmo tempo que traz alegria e entretenimento, pois nos afeiçoamos a Bernadette, a história também chega a ser triste por uma série de desentendidos e acontecimentos injustos com a personagem.  

Aqui também há várias referências a cultura pop, tanto contemporânea como as mais antigas tipo The Beatles. E esse título brinca de forma dupla com o leitor já que Bernadette, antes de chegar a Seattle, também desapareceu de outro lugar... 

Este parece ser um livro de rápida degustação, contudo, chega a ser bem subjetivo e até "difícil" entender a motivação de personagens tão complexos. Afinal, por que Bernadette tem tanta aversão a pessoas? O que faz de Bee uma filha tão especial? Como marido e mulher se conheceram?

LEITURA COMPARTILHADA

Eu, a Francielle (Universo Literário) e a Érika (Relicário) fizemos a leitura compartilhada desse livro. Essa é a primeira edição do projeto que, a partir de hoje, levará esse mesmo nome. Sempre faremos resenhas individuais e um vídeo em conjunto. Segue uma recomendação fortíssima de por que você deve ler "Cadê você, Bernadette!"


QUOTES / CITAÇÃO

"Sabe, é por isso que eu chamo as outras mães de “moscas”. Elas são chatas, mas não o suficiente para te fazer perder tempo com elas." Bernadette Fox

"Você nunca adivinharia a origem de toda essa confusão. É um incrível “livro” que Bee escreveu. Ela não deixa ninguém vê-lo, mas pelo pouco que Elgie me contou, ele é baseado em e-mails trocados entre mim e você, Audrey, além do relatório do FBI e até mesmo bilhetes trocados entre você e o especialista em trepadeiras." E-mail de Soo-Lin Lee-Segal para Audrey Griffin

***

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Francielle Couto Santos12 de março de 2015 11:27

    Eu não me canso de dizer o quanto foi bom realizar essa leitura com vocês. Começamos com o pé direito. E que venham as próximas edições...

    Adorei a resenha. ;) Muito bem escrita, como sempre...

    Abraços,
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não vi o filme e será uma surpresa o desfecho quando for ler, muitas recomendações e críticas positivas não só sobre o livro, mas o autor também é cultuado no meio literário.
    Muito bom o review (novidade),
    Abs :)

    ResponderExcluir
  3. Esse é um que falam tão bem, a história é legal mas nunca me deu vontade de começa-lo. Curti essa ideia da leitura compartilhada, esse ano o blog tá cheio de prjetos legais <3

    Abs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...