quarta-feira, 6 de abril de 2016

Resenha: Attachments - Rainbow Rowell

Título original: Attachments

Autor: Rainbow Rowell 

Editora: Dutton Adult 
Edição: 1

Ano: 2011
Páginas: 336

Adicione no Skoob



Sinopse: Beth Fremont e Jennifer Scribner-Snyder sabem que alguém está monitorando seus e-mails de trabalho. (Todo mundo na redação sabe. É política da empresa.) Mas elas não conseguem levar isso tão a sério, e continuam trocando e-mails intermináveis e infinitamente hilariantes, discutindo cada aspecto de suas vidas. Enquanto isso, Lincoln O'Neill não consegue acreditar que este agora é o seu trabalho. Quando ele se candidatou para ser agente de segurança da internet, se imaginou construindo firewalls e desmascarando hackers e não escrevendo um relatório toda vez que uma mensagem vinha acompanhada de uma piada suja. Ao se deparar com as mensagens de Beth e Jennifer, ele sabe que deveria denunciá-las. Mas Lincoln não consegue deixar de se divertir e se interessar por suas histórias. 


É com humor, boa escrita e desenvoltura que Rainbow Rowell publica seu livro de estreia. Diferentes dos seus outros livros mais conhecidos, Eleanor & Park e Fangirl, que têm uma roupagem mais puxado ao jovem, Attachments traz uma problemática mais madura. Aqui os personagens já passaram da faculdade e estão chegando aos trinta anos, com independência e autonomia.

O livro é narrado sob duas perspectivas, uma mostrando a vida de Lincoln O'Neill e outra com os emails trocados entre Beth e Jennifer. Enquanto o agente de segurança bisbilhota essas mensagens, nós leitores também ficamos interessados na vida dessas personagens, sendo esta a forma criativa que Rainbow utilizou para nos mostrar a vida dessas mulheres.

Um adendo importante é o fato da história se passar entre os anos 1999 e 2000, assim, a internet bem como a troca de mensagens instantâneas era novidade para os usuários da época. Essa foi a sacada que fez a diferença no enredo, pois temos um assunto que parece banal na contemporaneidade visto pelo ponto de vista da novidade. 

Além da inclusão digital, por assim dizer, temos também referências a cultura pop, que não poderia faltar num dos livros da autora, bem como assuntos importantes tratados com leveza. Por exemplo, uma mãe super protetora que quer manter o filho sempre morando na mesma casa que ela, conviver por anos com um namorado sem nenhuma perspectiva de futuro, ou o fato de o marido querer um filho e a esposa não ter a mesma vontade.

Em suma, lemos sobre relacionamentos de diferentes naturezas em forma de um romance adulto humorado na medida certa. Fico sempre admirado em como a autora demonstra tanta sensibilidade ao entender dos sentimentos e situações que podemos passar na vida.

Esse talvez seja um bom livro para quem nunca leu nada dela e tem vontade de conhecer. Entrou para minha lista de preferidos, ao lado de Fangirl. Espero que também desfrutem e uma boa leitura!

ÓTIMO

CITAÇÕES

“In two days, I’m going to be in a place where I can walk around without recognizing a single face. Every person will be brand-new. Just, like, fresh and full of potential. Nothing but potential. I won’t know any of their stories. Nobody will be on my last nerve.”

If I broke up with Chris tomorrow, I’d be a mess for a year (30). Then it might take another year to meet somebody else (31). It might take six years to meet somebody else (36). How can I plan around those variables?

***

Nota: Este e os outros livros publicados por Rainbow Rowell estão sendo traduzidos no Brasil pela editora Novo século.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...