sábado, 13 de setembro de 2014

Bonequinha de Luxo - Truman Capote (Livro, Filme e Outros Contos)

Bonequinha de Luxo - Livro e FilmeTítulo original: Breakfast at Tiffany's
Autor: Truman Capote 

Edição: 1

Ano: 2005
Páginas: 145

Publicação Original: 1958

Tradução: Não encontrado
Adicione no Skoob


Sinopse: Bonequinha de Luxo acompanha as estrepolias de Holly Golightly, a jovem que escapa da vida besta do interior para tentar a sorte na Nova York dos anos da Segunda Guerra. Moça de hábitos e horários nada ortodoxos, Holly põe em polvorosa uma galeria de personagens que vai de um mafioso preso a um escritor inédito, passando por um fotógrafo japonês, uma modelo gaga e uma cantora rouca – para não falar de um certo diplomata brasileiro. Tudo isso sem abandonar a visão de uma vida de luxo, calma e volúpia, se possível bem longe do Texas e bem perto da joalheria Tiffany’s.

ENREDO

Bonequinha de Luxo narra a vida de Holly Golightly sob o ponto de vista de um escritor que conviveu com ela durante parte de sua estada em Nova York. O personagem, não revela seu nome, apenas cita que foi apelidado de "Fred" por lembrar o irmão de Holly Golightly.

Holly Golightly é uma jovem que não encontra seu lugar no mundo, está sempre transitando em busca de boas companhias e grandes festas. A personagem é apresentada com uma personalidade frágil e confusa que busca nada mais além de sua própria felicidade, que segundo ela é um estado de satisfação semelhante a sensação encontrada ao observar as vitrines da Tiffany & Co. pela manhã.

Eu não quero ter nada até saber que encontrei um lugar onde eu e as coisas nos completamos. Ainda não sei muito bem quando é que isso será. Mas sei como vai ser. - Sorriu, e deixou o gato ir para o chão. - Como o Tiffany's.

COMENTÁRIOS


Embora o livro tenha sido publicado em 1958, os acontecimentos narrados datam o ano de 1943. A história começa do futuro e regride até se passar o que aconteceu quando Holly Golightly entrou em sua vida. O passado, então, vira o presente da narrativa e segue desse modo até o final. 

Holly não parece gostar de Paul, o menospreza, para ser mais específico. Este, por sua vez, é um narrador apático que mais faz destacar aquilo que observa – junto com seu amor platônico por Holly – do que sua própria personalidade. 

A verdadeira Holly não nos faria lembrar a doce Audrey Hepburn, sendo mais cruel e inescrupulosa. Livre de pudores, deixa claro sua abertura ao sexo e tendência bissexual. Pela composição da história e escrita de Capote, além da fluidez do texto, a novela me marcou com 4 estrelas, sendo muito boa.

OS CONTOS

Contos maravilhosos. Primeiramente li a novela Bonequinha de Luxo para, posteriormente, ler os contos em sequência. Cada uma dessas três histórias me trouxeram emoções diferentes, e ao final as escolhas que compuseram o livro não poderiam ter sido melhor.


Uma casa de flores (©1950)

Fala sobre uma garota que abandonara a casa para viver num prostíbulo. Lá, sendo a mais nova de todas, é muito requisitada pelos homens, mas percebe que nunca se apaixonara por ninguém. Quando uma abelha lhe diz que esse momento chegou se muda para a casa de um homem do campo, lugar muito diferente do que imaginava, que pode ser encantador por fora, mas guarda muitas estranhezas por dentro, inclusivo aquele que seria o seu amor. 

Um violão de diamantes (©1951)

Passado numa prisão, narra a vida de um senhor em especial que muda de comportamento depois da passagem de uma amizade em sua vida. O garoto recém-chegado, que alegrava a todos com o som de seu violão, se revela o mais inteligente e ardiloso dos homens daquele lugar. 

Memória de Natal (©1956)

Último e mais triste de todos os contos, Memória de Natal nos envolve num sentimento de nostalgia indescritível, aquele tipo de tristeza que não é um drama depressivo. É narrado por uma criança que vive com uma prima de 60 anos, que para ele é descrita como sua amiga. Em sua visão inocente temos a sensação de que a idosa tem uma alma infantil. Passa-se em novembro ao lado de todos os preparativos para o natal. O final e a passagem de tempo que acontece são de fazer chorar.

Classificação Geral: ÓTIMO

FILME

Era uma noite quente, quase de verão, e ela estava com um vestido preto, ligeiro e elegante, sandálias pretas e gargantilha de pérolas. Apesar da magreza sofisticada, tinha um ar de saúde mantida à base de cereais no café-da-manhã, um frescor de limpeza feita com sabonete e limão, um viço rosado e rústico nas bochechas. A boca era larga; o nariz, arrebitado. Um par de óculos escuros obliterava os olhos. Era um rosto para lá da infância, mas para cá de uma mulher. Calculei que tivesse entre dezesseis e trinta anos; conforme vim a saber, estava a dois meses dos dezenove.

Breakfast at Tiffany's é um filme estadunidense de 1961, de gênero comédia e drama, dirigido por Blake Edwards, com roteiro produzido por George Axelrod e estrelado por Audrey Hepburn e George Peppard. O clássico recebeu cinco indicações para o Oscar, das quais venceu duas, três no Globo de Ouro e cinco ao Grammy.

O que dizer de uma comédia romântica que me encantou mais do que o livro? Em alguns casos isso acontece e foi justamente assim com Breakfast at Tiffany's. O carisma de Audrey Hepburn fez desvanecer a antipatia da personagem Holly e as alterações no enredo favoreceu as opiniões positivas da crítica e do público. Junte isso a ambientação, figurino e trilha sonora e terá um pacote completo. Vale a pena ler e assistir Bonequinha de Luxo, independente de qual você irá preferir, o gosto é certeiro.

PS: Para quem gosta de gatos, assim como eu, verá que mascote hilário é esse da Holly. Também merecia uma nomeação ao Oscar por melhor felino. Diversão ao extremo com ele!


Trailer em inglês

***

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Audrey! sz
    Como não amar o carisma da bonequinha de luxo na pele da Audrey?! Não li o livro, mas parece-me mesmo que este é um dos raros casos em que o filme consegue superar o livro. Nunca li nada do Capote, mas sem dúvida é um dos autores que quero ler. Os contos parecem bem legais mesmo.
    Mas falando do filme... Bem, concordo total e completamente. Engraçado, romântico e cheio de particularidades - trilha sonora sz - Bonequinha de Luxo é mesmo um clássico. E falando no gato... bem. Ele é o melhor gato 4ever da história do cinema. Hahaha

    Abs,
    Ronaldo Gomes
    livrosobrelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tive curiosidade com essa obra ano passado mas não achei nada pra baixar, só uma coletânea com TODOS os contos de Capote e desanimei em ler :/ Gostei muito do review detalhado, nem sabia que tinham contos me animei pra conferir de novo.

    Abs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...