Autor: Thalita Rebouças
Editora: Rocco
Edição: 1
Ano: 2009
Páginas: 223
Minha Nota:
MUITO BOM |
Sinopse: Armando, jornalista esportivo e peladeiro convicto, conta sua trajetória (e seus percalços) como pai de primeira viagem, desde a descoberta de que estava "grávido" até a saída da primogênita de casa, com 21 anos. Estão aqui diálogos que mesclam humor e emoção sobre fraldas, viagens, namorados, separação, candidatas a madrasta, festas, menstruação, beijos, sutiãs... Enfim, tudo o que acontece numa relação entre pai e filha.
Não conhecia o trabalho da Thalita Rebouças antes desse livro e ao encontrá-la na Bienal não deixei a oportunidade passar e adquiri meu exemplar (autografado) de 'Fala sério, Pai!'. Conhecia a autora pela irreverência na televisão e, pasmem, eu nunca tive acesso a esses livros quando mais jovem; porém, resolvi me arriscar com uma literatura infantojuvenil e não me arrependi em nenhum momento, foi um livro que me garantiu muita risada e bom humor.
A pequena Maria de Lourdes, ou Malu, como ela mesma gosta de ser chamada é a menina mais divertida da Tijuca. Conhecemos seu encanto desde a barriga da mãe até a fase jovem adulta - aos 21 anos. Tudo isso é encarado do ponto de vista de Armando, um pai de primeira viajem super atrapalhado e 'coruja'.
Cada capítulo mostra um momento na vida de Malu, bem como uma peculiaridade daquela fase, seja na primeira troca de fraldas do pai, a primeira ida a praia, o primeiro namoradinho, até a hora de caminhar com suas próprias pernas. No livro anterior, Fala sério, Mãe!, conhecemos um pouco mais da mãe da menina, Ângela Cristina, que é muito barulhenta e pega demais no pé tanto do marido quanto da filha. Esse é um dos principais motivos que levam a um desfecho mais adiante na trama.
A primeira metade do livro mostra o ponto de vista de Armando, mas é Malu quem assume a narrativa na outra metade, após um marcante episódio de sua vida. A narração é feita em primeira pessoa; é constante o uso de termos coloquiais (até por que é um livro para crianças) e a autora abusa de tiradas sensacionais do Brasil que nos fazem rir.
Embora seja um livro indicado para o público jovem, creio que atenda também aos pais, irmãos e a toda família, uma vez que traz temas bem usuais e constantes na nossa vida. Se você não passou por aquela situação, com certeza passará um dia.
Algo que me incomodou, foi a constante repetição do nome dos personagens durante os diálogos. Me lembrou muito do filme "Minha Mãe é uma Peça", onde a todo momento a mãe ficava chamando os filhos pelo nome completo. Fora isso, me diverti a beça com esse livro, confesso que tive de fechá-lo em muitos momentos para não passar vergonha em público de tanto que me fez rir. A Thalita tem uma escrita fluida, patriota e maravilhosa!
Se você procura por diversão, quer um livro leve para curar a famosa 'Ressaca Literária', esse é a solução. Além disso, você pode presentear aquela sobrinha pentelha que você ama, ou até mesmo uma prima ou amiga. Um livro para toda a família que mistura humor, emoção, amor e carinho.
Thalita é incrível! Li dela Fala Sério, Mãe e ri demais! Também não li nada quando ~~mais novo~~ e me arrependo em parte pois os livros dela são tipo 40 reais e NOSSAAAA. Mas é muito divertido mesmo, e pelo que você contou a estrutura é a MESMA do Fala Sério, Mãe só muda que agora é o Pai.
ResponderExcluirAinda lerei toda coleção dela, tava concorrendo aos ebooks numa promo da Rocco mas infelizmente não levei :(
Abs
Olá, Clóvis!
ResponderExcluirNossa, eu amo a Thalita. Ela escreve muito bem. O texto é sempre engraçado, tem romantismo e até drama, mas tudo regado à diversão. Ainda não li esse livro. Fiquei com vontade. ;)
Estive meio sumida por causa do início da gestação, mas já estou retornando. Desculpe a demora, tá?
Beijos,
Isie Fernandes - de Dai para Isie
Fiquei com vontade de ler toda essa série de livros Amanto. Encontrei uns descontos na Saraiva, onde hoje saem todos os livos mais ou menos por R$20. Melhor não é!
ResponderExcluirA Thalita é divertidíssima :) Abraço.
Oi Isie!
ResponderExcluirQue bom que despertei essa vontade em você, creio que não se arrependerá já que conhece o texto da Thalita.
Não sabia que estava grávida, que coisa maravilhosa. Muitas bençãos para o bebê a caminho. Beijos. :)
Será que faz vergonha um cara de 24 anos assumir que ama os livros da Thalita heheh
ResponderExcluirAbraços. Ótima semana!
www.senhordoseculo.com
Acho que não, Dimas. Essa leitura atende a todas as idades e gêneros :) Se bem que... As novas edições são muito menininhas por meu gosto enquanto que as antigas (como a da capa que li), são mais fáceis de disfarçar. haha. Abraços e uma ótima semana para você também.
ResponderExcluir