quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Resenha: Fala Sério, Pai! - Thalita Rebouças


Editora: Rocco
Edição: 1

Ano: 2009
Páginas: 223

Minha Nota:
MUITO BOM








Sinopse: Armando, jornalista esportivo e peladeiro convicto, conta sua trajetória (e seus percalços) como pai de primeira viagem, desde a descoberta de que estava "grávido" até a saída da primogênita de casa, com 21 anos. Estão aqui diálogos que mesclam humor e emoção sobre fraldas, viagens, namorados, separação, candidatas a madrasta, festas, menstruação, beijos, sutiãs... Enfim, tudo o que acontece numa relação entre pai e filha.


Não conhecia o trabalho da Thalita Rebouças antes desse livro e ao encontrá-la na Bienal não deixei a oportunidade passar e adquiri meu exemplar (autografado) de 'Fala sério, Pai!'. Conhecia a autora pela irreverência na televisão e, pasmem, eu nunca tive acesso a esses livros quando mais jovem; porém, resolvi me arriscar com uma literatura infantojuvenil e não me arrependi em nenhum momento, foi um livro que me garantiu muita risada e bom humor.


A pequena Maria de Lourdes, ou Malu, como ela mesma gosta de ser chamada é a menina mais divertida da Tijuca. Conhecemos seu encanto desde a barriga da mãe até a fase jovem adulta - aos 21 anos. Tudo isso é encarado do ponto de vista de Armando, um pai de primeira viajem super atrapalhado e 'coruja'.

Cada capítulo mostra um momento na vida de Malu, bem como uma peculiaridade daquela fase, seja na primeira troca de fraldas do pai, a primeira ida a praia, o primeiro namoradinho, até a hora de caminhar com suas próprias pernas. No livro anterior, Fala sério, Mãe!, conhecemos um pouco mais da mãe da menina, Ângela Cristina, que é muito barulhenta e pega demais no pé tanto do marido quanto da filha. Esse é um dos principais motivos que levam a um desfecho mais adiante na trama.

A primeira metade do livro mostra o ponto de vista de Armando, mas é Malu quem assume a narrativa na outra metade, após um marcante episódio de sua vida. A narração é feita em primeira pessoa; é constante o uso de termos coloquiais (até por que é um livro para crianças) e a autora abusa de tiradas sensacionais do Brasil que nos fazem rir.

Embora seja um livro indicado para o público jovem, creio que atenda também aos pais, irmãos e a toda família, uma vez que traz temas bem usuais e constantes na nossa vida. Se você não passou por aquela situação, com certeza passará um dia.

Algo que me incomodou, foi a constante repetição do nome dos personagens durante os diálogos. Me lembrou muito do filme "Minha Mãe é uma Peça", onde a todo momento a mãe ficava chamando os filhos pelo nome completo. Fora isso, me diverti a beça com esse livro, confesso que tive de fechá-lo em muitos momentos para não passar vergonha em público de tanto que me fez rir. A Thalita tem uma escrita fluida, patriota e maravilhosa!

Se você procura por diversão, quer um livro leve para curar a famosa 'Ressaca Literária', esse é a solução. Além disso, você pode presentear aquela sobrinha pentelha que você ama, ou até mesmo uma prima ou amiga. Um livro para toda a família que mistura humor, emoção, amor e carinho.

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Thalita é incrível! Li dela Fala Sério, Mãe e ri demais! Também não li nada quando ~~mais novo~~ e me arrependo em parte pois os livros dela são tipo 40 reais e NOSSAAAA. Mas é muito divertido mesmo, e pelo que você contou a estrutura é a MESMA do Fala Sério, Mãe só muda que agora é o Pai.



    Ainda lerei toda coleção dela, tava concorrendo aos ebooks numa promo da Rocco mas infelizmente não levei :(


    Abs

    ResponderExcluir
  2. Olá, Clóvis!

    Nossa, eu amo a Thalita. Ela escreve muito bem. O texto é sempre engraçado, tem romantismo e até drama, mas tudo regado à diversão. Ainda não li esse livro. Fiquei com vontade. ;)

    Estive meio sumida por causa do início da gestação, mas já estou retornando. Desculpe a demora, tá?

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com vontade de ler toda essa série de livros Amanto. Encontrei uns descontos na Saraiva, onde hoje saem todos os livos mais ou menos por R$20. Melhor não é!

    A Thalita é divertidíssima :) Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Oi Isie!
    Que bom que despertei essa vontade em você, creio que não se arrependerá já que conhece o texto da Thalita.
    Não sabia que estava grávida, que coisa maravilhosa. Muitas bençãos para o bebê a caminho. Beijos. :)

    ResponderExcluir
  5. Será que faz vergonha um cara de 24 anos assumir que ama os livros da Thalita heheh
    Abraços. Ótima semana!

    www.senhordoseculo.com

    ResponderExcluir
  6. Acho que não, Dimas. Essa leitura atende a todas as idades e gêneros :) Se bem que... As novas edições são muito menininhas por meu gosto enquanto que as antigas (como a da capa que li), são mais fáceis de disfarçar. haha. Abraços e uma ótima semana para você também.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...