segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Resenha: Uma Longa Jornada - Nicholas Sparks



Editora: Arqueiro
Edição: 1

Ano: 2013
Páginas: 368

Tradução: Maria Clara de Biase
Minha Nota:
ÓTIMO









Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para sobreviver, Ruth, sua amada e falecida esposa, aparece diante dele para lhe fazer companhia. Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e embarca numa viagem de volta ao tempo, onde revive todos os bons e maus momentos que vivera com o amor de sua vida. Casamento, o dia que se conheceram, as marcas deixadas pela Segunda Guerra Mundial e o que restou para eles e suas famílias. 

Em paralelo, Sophia Danko, passa por problemas com seu ex-namorado . Enquanto acompanha sua melhor amiga Marcia num rodeio, a jovem é intimidada por o antigo, ciumento e desagradavelmente assediador namorado. Luke Collins, o memorável caubói que acabara de vencer a competição é o encarregado de salvá-la.


Após o ocorrido e o estresse passado por Sophia, eles começam a conversar afastados de todos aqueles que estavam presentes; a facilidade da conversa entre eles é notória, ambos tem muito em comum (quanto a princípios de vida) e se surpreendem com a facilidade do entrosamento; daí em diante a jornada entre o casal começa.

Enquanto Sophia estuda História da Arte na cidade, Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade; trabalha duro todos os dias na fazenda onde vive para suprir as necessidades dele e da mãe. A fazenda que fora herdada da família passa por dificuldades e eles correm o risco de perde-la. Para evitar isso, Luke insiste em treinar arduamente para vencer todos os rodeios locais, quiça o campeonato nacional.

Sophia se encanta com toda aquela delicadeza e virilidade e começa descobrir um novo mundo ao lado Luke. Ele se vê rapidamente apaixonado por ela, enquanto ela se nega até o fim em acreditar que possa estar se envolvendo com alguém de forma tão rápida depois de tudo que passou. Mas nem tudo são flores, Luke guarda um terrível segredo que pode levar tudo a perder; não só sua relação com a garota dos seus sonhos, como também com sua mãe e todo o seu futuro.

Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida.

COMENTÁRIOS


Comecei essa leitura durante a ida para a Bienal do Livro, logo de cara percebi que a história tinha futuro e prometia ser ótima, porém o ritmo da leitura se atravancou não sei se por conta da viagem ou pela estilo do autor que usa mais descrição do que diálogos. Sabia que precisava parar e 'pegar o embalo' da história para que enfim rendesse, não me enganei, a história me agradou muito.

Primeiro você tem um amor maduro - que inevitavelmente sabemos do desfecho - sendo desmembrado desde a primeira vista até os momentos finais da vida de um deles. Segundo, o amor jovem-adulto onde os primeiros problemas da vida real batem à porta e cabe a nós decidirmos a melhor maneira de resolve-los de forma independente e sem a presença dos pais.

Sabe aquele tipo de livro que você começa um capítulo e diz que será o último, e lê outro e mais outro até que já tenham se passado vários? Esse é o caso. Isso porquê vemos a perspectiva de Ira, Sophia e Luke em um capítulo isolado, todos em 3ª pessoa (o que sempre repito ser a melhor forma de uma história ser retratada).

Para aqueles que estão se perguntado se as histórias se cruzam, a resposta é sim! Mas a pergunta mas adequada seria, 'Como?'. Essa é UMA DAS maiores surpresas do livro, pois a partir daí vem outras mais. Houve um momento em que pensei que o Sparks quis apenas mostrar duas histórias num mesmo livro e estava crente de que nada fosse acontecer, mas ele conseguiu me surpreender. 

Não achei nada de previsível nessa história. Apenas linda, romântica e, por que não dizer, um tanto triste. Me arrepiei todo com o final do livro, só isso já fez minha nota ir lá para cima. A pitada sobrenatural e cósmica que o autor inseriu no enredo caiu perfeitamente bem, até por que foi decisiva para a salvação do personagem Ira.

"Aquele não foi nosso primeiro beijo, mas de muitos modos se tornou meu favorito, porque aconteceu quando eu mais precisava dele, marcando o início de um dos períodos mais importantes e maravilhosos da minha vida" Ira.

Uma linda história sobre os preceitos de vida, amor, espera e tudo o que Nicholas Sparks tem a oferecer.



Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Eu adorei esse livro, também foi minha leitura na viagem para a Bienal e uma grata surpresa.
    Vibrei com aquele final, Tio Nick me surpreendeu enormemente!
    Beijokas Clóvis!

    ResponderExcluir
  2. A História foi linda do começo ao fim Leninha e aquele final foi mesmo incrível :) Eu lembro que você estava lendo enquanto estávamos no evento; que bom que gostou. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Nem sei o quanto eu desejo esse livro. Desde que soube que ele ia vir com a capa "original" fiquei louco. A história por mais que me pareça do mesmo modelo dos outros livros, me chamou bastante a atenção. Não vejo a hora de ler!
    http://blogsonhoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Afrânio. Se eu fosse você correria muito atrás de sse livro, como você pode ter visto na resenha só trouxe surpresas boas e muita emoção. Uma raridade e privilégio tivemos em ter o lançamento do livro junto com o original e de até escolher a capa. :) Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o Livro , fazia tempo que nao lia uma obra tao bonita assim, mas nao entendi o segredo do cauboi Luke, alguem poderia me dizer qual realmente eo segredo dele?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...