quarta-feira, 18 de junho de 2014

Academia de Vampiros: O beijo das Sombras - Richelle Mead (Livro e Filme)

Capa do livro Academia de Vampiros: O beijo das SombrasTítulo original: Vampire Academy
Autor: Richelle Mead

Editora: Agir (Nova Fronteira)
Edição: 1

Ano: 2009
Páginas: 320

Tradução: Inês Cardoso
Adicione no Skoob!


Richelle Mead dá uma nova face à literatura vampiresca com este romance: mais ácida, apimentada e inteligente do que nunca, a saga dos Moroi e seus guardiões surpreende pelas reviravoltas e pela ousadia desses cativantes personagens.


ENREDO

Vasilisa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade. 


Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decidira que elas precisavam fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola. 


“Para todos os outros, principalmente um dampiro, deixar um Moroi tirar sangue de você era quase, bem, era uma coisa quase obscena. Na verdade, uma das coisas mais pervertidas, praticamente pornográfica, que um dampiro podia fazer era deixar um Moroi beber seu sangue durante o ato sexual.” Pág. 62


Mas isso é só o começo, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E o mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?


COMENTÁRIOS

O livro é narrado em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Rose, personagem que de fato é a heroína da história. Por ser um livro introdutório, há mais descrições do que diálogos. Aos poucos e de modo sutil somos apresentados ao mundo dos Moroi, Dampiros e Strigoi. 

A cada final de capítulo, a autora cria um suspense no ar, deixando frases-chaves, em hiato, por assim dizer, para criar expectativa no leitor, impulsionando ao capítulo seguinte. O texto traz muitas tiradas sarcásticas que dão um tom muito bom de humor a protagonista, quem se identifica com esse gênero adorará.

Há também alguns pontos negativos que fazem com que a história não seja excelente em sua totalidade. Alguns fatos que se contradizem e pontos soltos que podem ser visto por um leitor atento no meio do caminho; além do fato do decaimento da qualidade. O enredo começa com uma ótima fluidez, abaixa a qualidade e logo sem seguida se supera, porém nem tanto como quando começou.

Mais de uma vez em cada capítulo é descrito “Os sentimentos de Lissa que chegavam a mim através do laço”, é irritante. Tudo passa a Rose através do laço, o que me leva a pensar se não seria melhor que a narração fosse intercalada entre ela e Vasilisa. Há muitas passagens que vemos tudo o que acontece com Lissa, sob os olhos de Rose, para mim uma tentativa falha de mostrar outras perspectivas da história.

DIAGRAMAÇÃO

A capa e trabalho gráfico estão muito bem feitos, o livro possui um acabamento bom e agradável ao toque. Já internamente algumas coisas poderiam ser melhoradas, as margens por exemplo são muito estreias e o texto preenchem a página quase por completo, em compensação as folhas são amarelas e os capítulos bem separados uns dos outros. A revisão (ou tradução, não saberei dizer), deixou passar alguns erros de digitação e ortográficos; algo que me chamou atenção foi a repetição constante da palavra "aprendiza", seria proposital? Para mim, sem sentido ou destaque algum.

MUITO BOM

FILME

Vampire Academy é um filme de aventura e fantasia, dirigido por Mark Waters é estrelado por Zoey Deutch e Lucy Fry, Rose e Lissa respectivamente. Seu lançamento ocorreu em Fevereiro de 2014 nos Estados Unidos; por mal desempenho nas bilheterias, sua exibição foi cancelada nos cinemas do Brasil.

capa do filme Academia de VampirosO filme tem uma excelente qualidade e fidelidade ao enredo original. Esse é um dos exemplos em que a adaptação consegue ser ainda melhor que o livro - embora seja um assunto que divide muitas opiniões. Assisti antes da leitura e notei algumas mudanças que a meu ver tiveram que ser feitas para melhor demonstrar aquilo que somente o expectador poderia saber pelas palavras de Rose.

Falando nela, a atriz Zoey Deutch soube dar vida a um personagem super irreverente e altamente divertido. A escolha dos atores, a ambientação e efeitos especiais - durante as cenas onde há vampiros, você realmente se sentirá mordido - somam pontos positivos a película.

Um adendo: até agora não consigo entender como um filme tao bom como esse teve baixa bilheteria, não chegando em território nacional, tendo tantos fãs da forma que tem se em contrapartida filmes de péssima qualidade como Os Instrumentos Mortais e Percy Jackson vivem fazendo sucesso. (Nada contra os livros, que por sinal me agradam muito, mas as adaptações distorceram totalmente as histórias originais).


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Vai ser o próximo filme que vou assistir rs..tenho uma amiga que é mt fã da série e sempre me disse coisas ótimas sobre ela, juntando com a sua resenha me deu mais ânimo pra começar a ler ^^

    ResponderExcluir
  2. Oi Evy. Pretendo continuar a série, é muito boa. Espero que leia e que se agrade tanto quanto eu. Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...