segunda-feira, 30 de junho de 2014

Desafio | O Melhor de Woody Allen #1 (2004 a 2013)



Uma maneira organizada de assistir toda a filmografia desse premiado e polêmico diretor, escritor, ator e músico norte-americano nomeado Woody Allen.


Há exatamente duas semanas, foi ao ar o primeiro post do desafio, introduzindo como seria feito "O Melhor de Woody Allen". Para entender melhor como irá funcionar não deixe de ler o texto anterior.

Esse é um update que traz a primeira parte do desafio, contando com os filmes desde 2004 até sua mais recente produção em 2013. Embora a imagem que introduz a postagem contenha os posteres de todos eles, abaixo segue uma lista mais precisa:

  1. Melinda e Melinda (2004)
  2. Ponto Final - Match Point (2005)
  3. Scoop - O Grande Furo (Jornalístico) (2006)
  4. O Sonho de Cassandra (2007)
  5. Vicky Cristina Barcelona (2008)
  6. Tudo Pode Dar Certo (2009)
  7. Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos (2010)
  8. Meia Noite em Paris (2011)
  9. Para Roma com Amor (2012)
  10. Blue Jasmine (2013)

A intenção é escolher os cinco melhores filmes, dentro da década de trabalho do diretor Woody. Assim, minhas escolhas foram as seguintes...

Ponto Final - Match Point (2005)

Considerado pelo própria criador um dos seus melhores filmes, é um dos mais densos e bem elaborados em questão de trama e suspense. Traz a mensagem da ganância e a seguinte pergunta: "Até quão longe alguém pode ser capaz de chegar quando em busca dos seus próprios objetivos?". Espetacular!


Scoop - O Grande Furo (Jornalístico) (2006)

Essa película não traz grandes mensagens - embora devo acrescentar que todos os filmes de Woody Allen sempre têm algo a dizer -, é uma comédia que traz o supracitado como um dos personagens e conta também  um pouco de mistério, porém de forma espirituosa e cômica. Aqui, o enredo brinca com a morte e a relação entre os dois planos.



Vicky Cristina Barcelona (2008)

Humor, romance, drama, ritmo latino. Ambientado na Espanha, Vicky Cristina Barcelona conta uma história de amizade, poligamia e luxúria. A ambientação é excelente, junto com a fotografia e escolha do elenco. Uma ótima opção para quem quer começar a ver os filmes de Woody.


Meia Noite em Paris (2011)

Sucesso em bilheteria e ambientado, como o próprio título sugere, na França, o filme sustenta uma história que mistura realidade e ficção. E se você pudesse voltar no tempo para uma Europa dos anos 1920 e, sendo escritor, conhecer nomes fantásticos como o F. Scott Fitzgerald, Ernest Hemingway e Salvador Dali? Com mistura do bom humor de sempre e mágica, o filme é um contemporâneo-retrô maravilhoso.


Blue Jasmine (2013)

Palmas para a atuação de Cate Blanchett, com a incrível caracterização da personagem Jasmine. Esse também é um filme diferente em mérito de construção de enredo, a qual é feita de forma alinear, ou seja, seguimos acompanhando a história a partir de flashes do passado atrelados ao presente caótico da protagonista.


O placar da primeira parte do desafio ficou da seguinte forma:

Clique na imagem para ampliar

Nota 1: Três dos dez filmes contam com a atriz Scarlett Johansson. Nada disso foi proposital. Contudo, parando para pensar, pode significar alguma coisa. Combinação muito boa entre atriz/direção para o cinema.

Nota 2: Todos os filmes são de boa qualidade. A escolha foi feita de forma subjetiva e pessoal, não levando em consideração qualquer caráter técnico. No fim, o intuito é apreciar a filmografia em si.

***

Apreciam o trabalho do diretor assim como eu? Já assistiram algum desses filmes? Deixe nos comentários quais seus preferidos e até a próxima etapa do desafio!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...