quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Resenha: A Batalha do Labirinto - Rick Riordan

 
Título original: The Battle of the Labyrinth
Autor: Rick Riordan 

Editora: Intrínseca 
Edição: 1

Ano: 2010
Páginas: 367

Tradução: Raquel Zampil
Adicione no Skoob

Cronologia:
Vol. 1 - O Ladrão de Raios
Vol. 2 - O Mar de Monstros
Vol. 3 - A Maldição do Titã


Sinopse: Percy está prestes a começar o ano letivo em uma nova escola. Ele já não esperava que essa experiência fosse lá muito agradável, mas, ao dar de cara com empousais monstruosas e mortas de fome, vê que tudo, sempre, pode ficar ainda pior. Nesse quarto volume da série, o tempo está se esgotando e a batalha entre os deuses do Olimpo e Cronos, o Senhor dos Titãs, fica cada vez mais próxima. Mesmo o Acampamento Meio-Sangue, o porto seguro dos heróis, se torna vulnerável à medida que os exércitos de Cronos se preparam para atacar suas fronteiras, até então impenetráveis. Para detê-los, Percy e seus amigos semideuses partirão em uma jornada pelo Labirinto de Dédalo um interminável universo subterrâneo que, a cada curva, revela as mais temíveis surpresas.

Atenção: O texto a seguir pode conter spoilers sobre livros anteriores.

ENREDO

Em seu primeiro dia na sua nova escola, Percy Jackson é atacado por dois demônios (as empousais) disfarçados de líderes de torcida. Com a ajuda de Rachel Elizabeth Dare (uma mortal com o dom de ver através da névoa e que o salvara numa antiga missão), Percy escapa e retorna ao Acampamento Meio-Sangue. Lá encontra um novo hóspede, Quintus, mestre de esgrima, assim como o seu cão infernal, a Sra O'Leary. 

Durante um treinamento de batalha com escorpiões gigantes no acampamento, Annabeth e Percy acidentalmente encontram uma entrada para um Labirinto, o qual fora projetado por Dédalo nos tempos antigos. Percy logo descobre que Luke tinha usado esta entrada antes e tentará levar seu exército através do Labirinto direto para o coração do Acampamento Meio-Sangue.  

Entrementes, Nico di Angelo, filho de Hades, planeja trazer de volta sua falecida irmã Bianca, e para tanto ele precisa da alma de alguém que tenha enganado a morte. Percy teme Nico virá a sua procura.

"Descerás na escuridão do labirinto infinito, 
O morto, o traidor e o perdido reerguidos.
Ascenderás ou cairás pelas mãos do rei espectral,
Da criança de Atena, a defesa final.
A destruição virá quando o último suspiro do herói acontecer,
E perderás um amor para algo pior que morrer." A Profecia

COMENTÁRIOS

O enredo dessa vez está muito mais interessante. Até mesmo as criaturas mágicas e histórias dos deuses presentes são mais complexas e bem alinhadas, o que me faz considerá-lo um livro mais inteligente e imprevisível. Tyson e Annabeth também estão de volta e Percy começa a mostrar seu lado mais humano/adolescente/arrasador-de-corações (Três pretendentes num só livro, não é para qualquer semi-deus não).

Nosso herói está sempre com a "impressão" de que viu algo ou de que alguma coisa irá acontecer - o que no final acontece já que ele é o narrador principal. Ao longo do caminho ele tem, através dos sonhos, comunicação com as atividades dos seus inimigos, o que causa animação durante a leitura. É explicado em partes porque isso acontece, contudo é conveniente demais essa ligação fazendo com que não se veja tanta veracidade nos fatos mesmo se tratando de uma fantasia. (Alguém por aqui lembra da cicatriz que ligava Harry a Voldemort? Achava esse teoria mais plausível)

O foco principal do livro está neles entrarem e saírem do labirinto em diferentes partes do mundo para resolver alguns conflitos antes que chegue à missão da descoberta do paradeiro do deus Dédalo e, por consequência, a derrocada dos planos miraculosos de Cronos e Luke. Assim, como muitos dos que já leram a série comentaram comigo, esse foi um dos melhores livros até então, por isso merece cinco estrelas sem sombra de dúvida.

ÓTIMO

QUOTE / CITAÇÃO

“- Mas os deuses não podem morrer – disse Grover.
- Eles podem desaparecer aos poucos – afirmou Pã –, quando tudo que representam tiver deixado de existir.”  Pág. 321

***

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. É incrível como a saga Percy Jackson e os Olimpianos exerce esse poder de atração sobre o leitor. A escrita é bastante dinâmica - pra não dizer prazerosa - e tudo acontece rápido. Quando você vê, o livro já terminou. Meu favorito é A Maldição do Titã, mas A Batalha do Labirinto também é muito legal, principalmente pela atenção dada a Rachel, que é minha personagem favorita de PJO.
    Ademais, ótima resenha! :)

    Abraço!
    labsandtags.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Clara. Terminei toda a série e posso dizer que a saga é incrível. Os personagens crescem e a narrativa continua deliciosa. Curiosamente A Maldição do Titã foi o que menos gostei, mas Rachel sim é uma queridinha para os leitores. Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...