Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.
ÓTIMO/FAVORITO |
ENREDO
Percy Jackson é um garoto de 12 anos que estuda em um colégio interno. A cada ano é transferido de escola em escola, pois nunca consegue se fixar num local. Pode ser pelo déficit de atenção, pela dislexia... ou simplesmente o fato dele ser um semideus.
Coisas estranhas começam a acontecer quando Percy vai ao museu numa visita escolar e sua professora transforma-se num monstro e tenta lhe matar. Os deuses do Olimpo de alguma forma estão aborrecidos com ele. Isso porque o raio-mestre de Zeus fora roubado e tudo aponta para o garoto.
Com a ajuda de seus novos amigos Anabeth – filha da deusa Atena – e o sátiro Grover, Percy tem dez dias para devolver aquilo que foi roubado antes que aconteça uma terceira guerra mundial.
COMENTÁRIOS
A narração do livro é bem espirituosa o que facilita a leitura, deixando-a divertida e agradável. A mitologia é bem explorada. Coisas que eu mesmo não tinha tanto conhecimento. Em certos momentos confesso que tive que explorar bem meu lado criativo para imaginar as criaturas mitológicas e os lares dos deuses.
O acampamento meio-sangue – para onde os filhos dos deuses são levados durante o verão para treinar – me lembrou muito Hogwarts. Obviamente, a história e o contexto das coisas são completamente diferentes. Mas, ambos são tipos de obras que não encontramos todos os dias.
Não tem um capítulo que não tenha aventura. Momentos eletrizantes seguem um após o outro. Recomendo o livro para quem gosta de ação e está disposto a desvendar muitos mistérios. Um livro inteligente e delicioso.
Vale ressaltar que, comparado ao livro, o filme foi lastimável. Literalmente o filme foi BASEADO no livro, pois muitas coisas foram trocadas e outras sequer foram citadas.
Questões que te deixarão intrigado: Quem é o pai de Percy? Qual o objetivo de roubar o raio-mestre de Zeus e quem fez isso?
Custei a conseguir esse livro, mas assim que estive com ele em mãos, o devorei em menos de uma semana. Tornou-se um dos meus livros favoritos e pelo entusiasmo que nos causa, merece 5 estrelas.
GLOSSÁRIO EM ORDEM DE APARIÇÃO
Quíron: Instrutor de Hércules, atualmente de Percy.
Hermes: deus dos viajantes
Ares: deus da Guerra
Semideus ou meio-sangue: Ser mitológico, filho de um deus com um mortal
Atena: deusa da Sabedoria
Ártemis: deusa que jurou ser virgem para sempre
Hera: deusa do casamento
Zeus: deus do céu
Poseidon: deus do mar
Hades: deus do mundo inferior
Nêmesis: deusa da vingança
Cronos: O senhor dos Titãs
Pan: deus dos lugares selvagens
Equidna: Mãe dos monstros
Afrodite: deusa do amor
Perséfone: mulher de Hades
Demeter: deusa da agricultura, mãe de Perséfone.
***
Nenhum comentário:
Postar um comentário