sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Garota Exemplar - Gillian Flynn (Livro e Filme)

Título original: Gone Girl

Autor: Gillian Flynn 

Editora: Intrínseca 
Edição: 1

Ano: 2013
Páginas: 448

Publicação Original: 2012

Tradução: Alexandre Martins
Adicione no Skoob


Sinopse: Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy , Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?

Antes de continuar lendo, vide a sinopse. Nenhuma informação adicional sobre o enredo será dada para evitar spoiler.


Garota Exemplar mostra o ponto de vista de uma mulher antes de conhecer seu marido; como as aparências podem enganar e como só com a convivência é possível conhecer o verdadeiro caráter de uma pessoa.

Também enxergamos pelos olhos do conjugue, Nick, quando ele conhece pela primeira vez aquela que seria sua esposa e explica pequenos fatos sobre seu próprio jeito de ser. A princípio se mostra um cretino, impassível e ausente.


"Eu as vezes uso humor como defesa pessoal" Pág. 318 Nick

Ele tem consciência que externa uma personalidade que não possui. Ele faz as pessoas se interessarem por ele, sabendo que na verdade não as suporta. Ele parece ter um despeito/ressentimento muito forte por Amy. O livro traz mais sobre Nick do que sobre Amy, esta se fazendo presente pelas narrações de seu diário ao longo dos anos até o dia do ocorrido.

Mas afinal, em quem o leitor deverá acreditar? Na esposa magoada que desapareceu ou no marido de comportamento duvidoso que ficou para trás como principal suspeito do “crime”?

***

Imagem de divulgação, meramente ilustrativa.

Durante a leitura foram muitas reações as que tive: susto, preocupação, pena e asco. Moral da história: nunca confie numa única versão de um acontecimento. 

A maneira como a Gillian Flynn escreve e como monta este quebra-cabeça é fantástico. É como se fizesse uma lavagem cerebral em nossas cabeças deixando o leitor no lugar de um expectador passivo que assiste, toma partido, mas não pode fazer nada, mesmo que queira. A diferença é que este mesmo leitor sabe dos bastidores de ambos os lados.

Esse foi o primeiro thriller psicológico que realmente mexeu com meu psicológico, sei que aqui estou sendo redundante. Foi muita loucura e ao final, mesmo que eu confesse ter sentido preferência por um deles, o casal se completa.

QUOTE / CITAÇÕES


"Ele poderia me trair e nunca me contar, e teria uma opinião cada vez pior de mim por não descobrir. Ele me veria do outro lado da mesa do café, comendo cereal inocentemente, e saberia que sou uma idiota, e como alguém pode respeitar uma idiota?" AMY ELLIOTT 

"É uma época muito difícil para ser uma pessoa, apenas uma pessoa real, de verdade, em vez de uma coleção de traços de personalidade escolhidos de uma interminável máquina automática de personagens. E se todos nós estamos atuando, não pode existir algo como uma alma gêmea, porque não temos almas genuínas." NICK DUNNE

ÓTIMO

FILME

garota exemplar filme
Gone Girl é um filme norte-americano de 2014 dirigido por David Fincher (Os Homens que não amavam as mulheres; O Curioso caso de Benjamin Button; Clube da luta) e escrito por Gillian Flynn, baseado em seu próprio romance. É estrelado por Ben Affleck e Rosamund Pike, que concorre à categoria de melhor atriz no Oscar 2015 por esse papel.

O que dizer de uma adaptação roteirizada pelo próprio escritor? Alie isso as atuações incríveis e convincentes dos protagonistas, o clima intimista da produção, a fidelidade aos fatos, a dramatização, tensão e suspense que um thriller requer para prender a atenção do expectador... Tudo isso faz de Garota Exemplar um dos melhores filmes do ano.

A crítica especializada não nega, o filme sendo aclamado com uma pontuação de 79% no Metacritic. Recomendo a película aqueles que ainda estão em dúvida se devem ou não ler o livro. Obviamente a complexidade da história é mais limitada na tela, mas ainda assim a essência é a mesma. Lendo antes chega a ser mais interessante por descobrir as surpresas e se admirar com uma mente tão mirabolante quanto a de Amy Exemplar.

Confira o trailer abaixo e uma ótima sessão!


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...