sexta-feira, 10 de outubro de 2014

A Narrativa de Arthur Gordon Pym - Edgar Allan Poe (Unpacking)


A Narrativa de A. Gordon Pym Cosac Naify

Publicado originalmente em 1838, este é o único romance do grande contista norte-americano Edgar Allan Poe (1809-1849), primeiro escritor a influenciar os rumos da literatura além das fronteiras de seu país. 

Como o texto introdutório aponta, esse é o ÚNICO romance escrito por Edgar Allan Poe, autor conhecido principalmente por seus contos. Imagine minha surpresa em encontrar num passeio pela livraria uma belíssima edição para este livro!?

Em um post anterior, onde falo sobre a vida e obra de Poe, cheguei a citar essa produção literária, contudo, no Brasil, existem apenas duas opções para o romance, esta ou a da editora L&PM em formato pocket. Um adendo que me estimulou a compra, além do belíssimo trabalho gráfico que mostrarei a seguir, foi o prefácio escrito por Dostoiévski - minha nova descoberta literária (suspiros).

Nota de Dostoiévski sobre Poe. Um apreciador de seu trabalho


Sobre a obra: Gordon Pym, capitão de um grande veleiro americano, narra o motim e o massacre ocorridos em seu navio durante rota pelos mares do sul, e as terríveis aventuras da tripulação sobrevivente após seu resgate por uma escuna inglesa. 

DESEMBALANDO...

 * Clique nas imagens para ampliar*

Ao abrir o livro, uma imagem do escritor e informações sobre a edição

Removendo a "jacket", livro em capa dura.

EAP - Edgar Allan Poe

Fonte e margens de excelente conforto para leitura.


Essa é a segunda, e mais recente, edição do livro, que data o ano de 2010. A tradução ficou a cargo de José Marcos Mariani de Macedo e traz um ensaio de Charles Baudelaire, além da já citada apresentação por Fiódor Dostoiévski.

Em capa dura, folhas amarelas, bom espaçamento e fonte confortável, essa é uma excelente opção para o leitor colecionador e admirador do trabalho do criador do gênero do mistério.


***

A postagem serve apenas para introduzir e apresentar aos leitores a edição. Logo mais, uma resenha completa será publicada no blog. Este livro é uma das leituras do mês, sendo assim, não deve demorar para mais updates. ;)

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Poe com prefácio escrito por Dostoiévski, o que mais eu posso querer? rs
    Poxa, legal saber que o Poe escreveu algo além de contos...ansiosa por essa resanha.

    Abs
    bosquedaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...