quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Resenha: Antes do Princípio - Rafael Lima



Autor: Rafael Lima

Editora: Independente
Edição: 1

Ano: 2015
Páginas: 326

Adicione no Skoob

Adquira o livro na Amazon



"Essa é a história épica daqueles que, antes do princípio, enfrentaram a aguda verdade que diz: certas escolhas podem mudar destinos para sempre..."



ENREDO

Ao ouvir o anúncio da criação da raça humana por Deus, a qual receberá dádivas que os próprios anjos não têm, Helel de Tzor, o querubim Condutor da Luz, renega seu criador e embarca numa alucinada busca por um poder capaz de mudar o curso de toda história. 

O querubim negligencia sua missão e induz vários anjos a comportamentos subversivos (inclusive mudando seus nomes sem autorização), manipulando a verdade em mentiras convenientes para que milhares de anjos defendam sua posição. Além disso, ao longo de todo seu plano, irá alimentar arrogância e ódio na tentativa de roubar a glória de Deus.

Mas o que nem Helel nem seus generais Zibul, Astarote, Asmodeu e Leviatã ou o exército de alados que o segue esperavam encontrar era a resistência do povo, unido aos arcanjos Gabriel e Miguel. Assim, rebeldes e celestes se confrontarão numa violenta batalha, que levará a vida de muitos.

COMENTÁRIOS


Antes do Princípio é um romance com viés bíblico que reconta a história da criação dos seres humanos. O livro é repleto de ensinamentos e conexões entre as histórias tão conhecidas para os que sabem um pouco sobre religião. E, sendo assim, irá requerer algumas crenças ou, a priori, a ausência de preconceitos.  Tenhamos uma mente aberta para aceitar sua concepção.

Com uma boa escrita, descrições gráficas e celestiais, Rafael Lima constrói uma história bem criativa e completa, trazendo inúmeros questionamentos ao leitor.

Mas sempre que eu estudava sobre as histórias bíblicas, imaginava sobre fatos fora da narrativa. Minha mãe não tinha todas as respostas, mas qual que as tem? Então, eu idealizava uma série de respostas com teoria particulares e até fazia desenhos sobre o que imaginava.” Rafael Lima

Algo que achei interessante foi o fato de que nomes bíblicos ou associações que viriam a ser temidas por nós, como Satan, Leviatã, Asmodeus e outros foram inseridos mostrando desde a origem desses personagens. Ou seja, quem foi Satan antes que assim fosse denominado? O que levou a sua transformação?

Mas não é apenas de sentimentos bons que o livro é composto. Para cada luminosidade há seu lado sombrio. Ganância, vaidade, possessão e orgulho são exemplos do que os anjos rebeldes vêm a sentir. O que me levou a pensar que talvez a maldade seja um sentimento primitivo, sempre pairando no ar; como uma erva daninha que brota espontaneamente e a partir daí pôde contaminar o homem.

Algo que senti falta e seria bom acrescentar numa nova edição, seria uma lista de personagens, bem como um glossário com a hierarquia dos anjos (Arcanjos, Querubins, Serafins, Dominadores, Potestades, Principados e os Anjos Simples e Menores). Acredito que daria um embasamento melhor a história, sendo de grande valia ao leitor!

O que existia e o que aconteceu antes do universo chegar às dimensões que conhecemos hoje (céu, terra, inferno)? Só no final percebemos a que o livro se propõe, dando conclusão a reflexões que pairam o senso comum atual.


MUITO BOM

CITAÇÕES

“A Árvore da Vida produzia um fruto macio e amarelado de doçura ímpar, com doze colheitas anuais. Esse fruto era compartilhado com os anjos do Reino. Bastava uma pequena porção, ingerida regularmente, para absorver a vida eterna. Suas folhas serviam até para a cura de enfermidades, mas os anjos nunca ficaram doentes. Uma única condição era preciso para ingerir o fruto, que era a mesma para entrar no Salão do Trono: uma conduta limpa de qualquer transgressão ao amor genuíno.” Pág. 39

“— O primeiro exemplar da raça será o homem. Ele carregará a nossa imagem e semelhança e sua mente será dotada de grande inteligência. A partir desse homem faremos sua contraparte, a mulher. Esta também será parecida conosco e será dotada de uma capacidade sensorial imprescindível para a manutenção da vida.” Pág. 51



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...