quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa - C. S. Lewis

Olá Leitores. A seguir vocês conferem a resenha de uma das histórias de “As Crônicas de Nárnia”. Serão sete ao todo; as resenhas serão feitas em ordem cronológica, assim sendo, abaixo seguem os títulos e os links daquelas já escritas.

As crônicas de Nárnia volume único
Encontre o Livro!
ÍNDICE:

#1 – O sobrinho do mago
#2 – O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa
#3 – O cavalo e seu menino
#4 – Príncipe Caspian
#5 – A Viagem do Peregrino da Alvorada
#6 – A Cadeira de Prata
#7 – A Última Batalha 



Nos últimos cinquenta anos, As crônicas de Nárnia transcenderam o gênero da fantasia 'para se tornar parte do cânone da literatura clássica. Casa um dos sete livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realidade, e o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações.



As crônicas de nárnia


Os irmãos Pevensie: Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia são levados a casa do velho professor Kirke que mora no campo, para se refugirem dos ataques da Segunda Guerra mundial. A casa é imensa, e após muitas brincadeiras e descoberta de esconderijos, Lúcia encontra um guarda-roupa que dá passagem a um outro mundo, chamado Nárnia. 

A princípio os irmãos da menina não acreditam nela e com a ajuda de Edmundo - o irmão mais encrenqueiro e ganancioso de todos -, a descrença fica ainda maior. Somado isso, temos o fato de que o tempo em Nárnia e no nosso mundo são totalmente diferentes. Você pode passar anos ou dias nessa Terra, sendo que aqui tenha-se passado minutos ou mesmo segundos. Como explicar o pequeno lapso de tempo que você ficou fora trazendo tantas aventuras?

O país de Nárnia passa por uma triste fase, pois fora castigado pelo interminável inverno decretado pela Feiticeira Branca, também conhecida como Jadis. Edmundo é o segundo a conhecer o lugar e tem a sorte de ser surpreendido pela própria carrasca. Ludibriado pelas promessas de Jadis, ele finge não acreditar nos relatos de Lúcia ao passo que planeja levar os irmãos até a Feiticeira em troca de poder.

Por acaso os irmãos Pedro e Suzana 'embarcam' no guarda-roupa e findam por descobrir que a pequena garota dizia a verdade. Existe mesmo uma passagem que liga os dois mundos. Lá eles ficam sabendo duma profecia narniana que dizia que quando dois filhos de Adão e duas filhas de Eva aparecessem e se tornassem reis de Nárnia em Cair Paravel (com a ajuda do grande leão Aslam), o governo da Feiticeira irá terminar.


Até que isso aconteça os irmãos terão passar por grandes aventuras e perigos. Serão testados de todas as formas possíveis e descobriram o verdadeiro significado de gratidão e lealdade. A Feiticeira Branca é muito mais nociva do que aparenta ser e quando se trata de sua maldade nem mesmo Aslam pode estar a salvo.

COMENTÁRIOS


Quem assistiu a adaptação da Disney pode dizer que conhece essa história de cor e salteado. Obviamente, a experiência da leitura é única, mas o que quero dizer é que o filme atingiu escala máxima no quesito fidelidade. 

Essa é uma das minhas histórias preferidas de todas as crônicas e, juntamente com o volume anterior, tem um fechamento explicativo maravilhoso e cíclico. O mesmo professor que recepciona os meninos aqui, fora a criança que participou da criação de nárnia em "O Sobrinho do Mago", o Digory Kirke. Bem como foi por conta dele e Polly que a feiticeira se infiltrou no país de Nárnia. Ou seja, tudo está interligado.

Meu único arrependimento foi não ter lido esse livro antes. A história é ótima, bem objetiva e fluida. Parece que o filme tem mais coisas, por alongar um pouco mais nos detalhes do enredo, porém nem todos foram bons como esse, mas isso eu conto para vocês nas próximas resenhas...

Com personagens cativantes, referências bíblicas e muitos pontos subliminares, C.S.Lewis consegue prender a atenção do leitor do começo ao fim. Quando livro é bom demais, fica impossível delimitar alguns quotes senão o livro inteiro, então não resta outro pedido que não seja: leia! tenha seu exemplar!


ÓTIMO

CURIOSIDADES

Publicado em 1950, mas escrito em meados de 1940, é o primeiro e mais conhecido livro da série. Apesar de ser o primeiro livro a ser publicado, é na verdade o segundo na ordem cronológica dos acontecimentos.

SOBRE O AUTOR

Clique para ampliar

Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. ~~comentando pela 2° vez pois deu erro~~

    Das crônicas até agora O Sobrinho do Mago é minha favorita, e quanto a esse volume AMO o filme! Assisti milhões de vezes, super fiel ao livro, uma das melhores adaptações que já assisti ♥

    Curiosidade: Aconteceu algo parecido com O Mágico de Oz e seus 14 livros: Baum escreveu o primeiro, e recebeu milhões de cartinhas de crianças pedindo para continuar com as aventuras da terra mágica, e o mais conhecido é o primeiro.

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Em qual história você parou, Amanto? A Última Batalha e O sobrinho do Mago são os meus preferidos. Pena que com o passar dos filmes a história seja meio que distorcida se parecendo um filme de aventura infantil (sem o plano de fundo bacana). Que legal a curiosidade, só sabia mesmo de 1 livro, não dos demais. Procurarei saber. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Parei no Peregrino da Alvorada, e concordo que fica meio saturado apesar de ser legal, não tem mais aquela magia de antes e... tenho que conseguir forças pra voltar :/

    ResponderExcluir
  4. Ah então está fácil de chegar ao fim. O Peregrino da Alvorada é um dos mais chatinhos (nauseantes por causa do mar). A cadeira de Prata é delicioso e o último é triste, porém magnífico :D Leia!

    ResponderExcluir
  5. Eu me perdi na história, esqueci de uns detalhes e terei de reler do começo O Peregrino (parei no 3° capítulo), ainda gosto muito do livro, apesar desse tempo longe.

    ResponderExcluir
  6. As Crônicas de Nárnia tem um lugar todo especial no meu coração ♥, principalmente por ter trazido pessoas tão especiais e de lugares diferentes...e eu adoro a Lucy rsrsr

    ResponderExcluir
  7. A Lucy é a minha preferida também, Evy. (Não sei porque na tradução, mudaram o nome dos irmãos) As histórias são ótimas, não sei porque tardei tanto em ler. :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...