sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Filme: A Primeira Noite de um Homem [1967]


Cinéfilos de plantão, já faz um tempo desde que comentei sobre o último filme e aqui estou para falar de uma obra especialmente feita para os fãs de uma comédia inteligente e, claro, um bom filme Cult.

Sinopse: Após se formar na faculdade, Benjamin Braddock (Dustin Hoffman) retorna para casa. Indeciso quanto ao seu futuro, ele acaba sendo seduzido pela Sra. Robinson (Anne Bancroft), uma amiga de seus pais. A relação se complica ainda mais quando o rapaz se apaixona pela filha dela, Elaine (Katharine Ross). Fonte: Adoro Cinema


Adoro filmes antigos, penso que a essência da coisa estão neles, mas confesso que nem todos me agradam. Normalmente acontece de serem parados, sem muita emoção e pouquíssima ou nenhuma trilha sonora, o que me entristece. Porém, em "A Primeira Vez de um Homem" vemos tudo isso e muito mais, uma surpresa mega agradável.



A primeira cena do filme se passa no aeroporto, após o desembarque, tendo como fundo musical a canção The Sound of Silence. Já começamos com o pé direito; você provavelmente já deve ter ouvido essa música, é muito linda e sentimental, o que dá uma prévia de quão bom o filme será. Não conhece? Você pode escutá-la no player abaixo:


A tradução do título original (The Graduate, 'O graduado' em tradução literal) ficou muito 'escrachada'. Quem ouve pela primeira vez, pensa ser algo totalmente diferente do real. Não há nada de sexo aparente aqui, mas ao mesmo tempo esse título traz a ideia central do enredo: como um homem que acabou de se formar - naqueles tempos isso acontecia numa idade bem perene - enfrenta as dúvidas existenciais antes de ficar pela primeira vez com uma mulher. 

Essa primeira vez não poderia ser mais inusitada, afinal, trata-se de uma mulher mais velha, amiga da família e casada, por quem Benjamin acaba sendo "seduzido". 

"Mrs Robinson, you are trying to seduce me?"
"Mrs Robinson, you are trying to seduce me?"

No decorrer da história há uma reviravolta com a chegada de Elaine, a filha do casal Robinson, a qual Benjamin não via havia muito tempo e por quem acaba se interessando. Furiosa com o romance de Benjamin com a sua filha, a sra. Robinson faz o possível para afastá-lo da jovem, sendo então que o filme ganha outra vertente.

É muito legal ver o que uma "noite bem dormida" pode fazer na vida de um homem. Benjamin muda a olhos vistos, passa a se sentir mais atraente e másculo e demonstra isso para o telespectador. Outra peripécia do ator que dá vida ao papel são as tiradas muito bem colocadas - em momentos inoportunos, diga-se de passagem - mas que caíram super bem na história. Só um adendo, acho fantástico pessoas que conseguem fazer um humor sério, sem rir das suas próprias piadas e isso foi constante aqui (Culpado!).


ANTES E DEPOIS...

O que aconteceu com os atores após esse filme? Por ser da década de 1960, muita coisa deve ter acontecido e eu, curioso como sou, procurei saber mais sobre eles e não é que fiquei surpreso ao descobri que até conhecia o Benjamin!

(Clique nas imagens para ampliar)
Dustin Hoffman como Benjamin Braddock

Não fosse pelas marcas de expressão que enxergamos na tela, a idade real do Dustin passaria despercebida pelo potencial que ele transmitiu na atuação de um jovem de 21 anos (Veja ao final as curiosidades). 

Katharine Ross como Elaine Robinson

A idade chega para todos... Até para as mais bela das mulheres.


Anne Bancroft como a Sra. Robinson

Em 2005, aos 73 anos, a atriz faleceu vítima de um câncer uterino.


PRÊMIOS

A lista é bem vasta e inclui o Óscar de melhor diretor, Globo de Ouro e BAFTA em diversas categorias, além do Grammy por Melhor Trilha Sonora Original Para Cinema.

CURIOSIDADES

* Adaptação do romance "The Graduate", de Charles Webb. 

 * Na época das filmagens Dustin Hoffman tinha 29 anos e Anne Bancroft 35. Katharine Ross, que interpreta a filha de Bancroft, tinha 27. 

 * A perna que aparece nos cartazes promocionais do filme não pertence a Anne Bancroft, e sim a uma então desconhecida modelo, Linda Gray

* O carro utilizado por Dustin Hoffman, um Alfa Romeo Spider, teve com o sucesso do filme uma série especial nos Estados Unidos chamado de The Graduate.

TRAILER

Um Trailer legendado, em boa qualidade, mas cuidado! Traz revelações sobre o enredo do filme.



Espero por seu comentário dizendo sua impressão do filme ou se te causou algum interesse. Bom Filme!

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Revivi o filme com sua resenha. Mais uma pérola do cinema. Atuações fantásticas e com um enredo tragicômico na medida. =*

    ResponderExcluir
  2. Ao escrever também pude relembrar os melhores momentos Jennifer ^^ Com certeza um filme memorável que o tempo não deixará que seja esquecido. =) Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Definitivamente nunca assisti ao filme, tava em dúvidas mas quando ouvi a musiquinha famosa veio a certeza. Adoro comédias românticas/besteirol e se não for tão difícil de encontrar irei assisti-lo, muito bacana sua impressões fiquei só na vontade :/


    Abs

    ResponderExcluir
  4. Não sei se você curte filmes antigos, Amanto. Mas sem dúvidas é uma boa recomendação de filme mesmo que você não goste muito. Eu costumo baixar pelo Torrent, sabe como usar? Clicando aqui você consegue ;)

    ResponderExcluir
  5. Uhmm, sei sim, valeu pelo link \0
    Ah, como que faz hiperlink dentro do Disqus? tipo esse "clicando aqui" e tal.

    ResponderExcluir
  6. Já te respondi. Daquele jeito você faz hiperlink tanto no Disqus quanto em qualquer sistema de comentários. o/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...