Autor: David Levithan
Editora: Galera Record
Edição: 1
Ano: 2013
Páginas: 280
Tradução: Ana Resende
Sinopse: Seu protagonista, A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrar a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor.
O livro conta a história de A um viajante de corpos. O que isso significa? Cada dia ele acorda como uma pessoa diferente; não importa o sexo, o lugar, a raça ou personalidade, o único padrão nisso tudo é que os jovens de quem ele toma o corpo emprestado têm mesma idade que a sua.
Desde muito pequeno A, apelido de Andrew (um nome que ele mesmo criou), lida com isso, não sabe de onde veio nem para onde vai. Admite duas regras básicas: nunca interferir, nem se envolver na vida dessas pessoas. Até o dia que ele acorda no corpo de Justin e se encanta por sua namorada, a tímida e atraente Rhiannon.
A partir daí um grande dilema ocorre. Antes, ele só precisa se preocupar com um dia de cada vez, agora, sente a necessidade de não deixar o passado para trás e ter contato com essa garota, sabendo mais sobre ela cada vez mais. Até onde isso dará?
Com uma forma de alegoria sobre o poder da aparência e a possibilidade de relações a distância, Levithan traz uma história inovadora e remodelada aos padrões jovem adulto, que nós fará pensar sobre importantes questões do cotidiano de nossas vidas.
Uma explicaçãozinha sobre A...
Ele só ocupa corpos da mesma idade que ele; por sorte do destino nunca viaja o globo, está sempre no mesmo território, a poucas horas de viagem entre uma cidade e outra. Caso aconteça de, enquanto estiver no hospedeiro, viajar de um lugar para o outro, o seu novo destino passa ser o ambiente onde as novas trocas de corpos serão feitas.
Não espere uma explicação científica sobre o motivo dele andar de corpo em corpo. Trata-se de uma romance envolto pelo sobrenatural.
Comentários
O interessante é saber que cada pessoa com que A se envolve, tem uma história, e a medida que os dias vão passando (cada capítulo narra um desses), conhecemos vários jovens de diferentes tipos.
O autor teve bastante criatividade para criar nomes e personagens tão diversos – desde uma mulher que mudou de sexo, ou um obeso de 150 kg, até uma adolescente magérrima e popular e um garoto que julga ter sido possuído pelo diabo.
A diagramação está muito bem feita. Não foram encontrados erros. A história nos instiga a querer saber o que acontece a seguir, e os diferentes gêneros textuais (troca de e-mails, diálogos e prosa) atrelado aos capítulos razoavelmente curtos, aceleram o ritmo de leitura. Um livro mais do que recomendado e que por pouco não chegou a excelência!
QUOTE / CITAÇÃO
“[...] É muito difícil ter uma noção verdadeira do que é a vida quando se está num único corpo. Você fica tão preso a quem você é. Mas quando quem você é muda todos os dias, você fica mais próximo da universalidade. Mesmo dos detalhes mais triviais. Você percebe que as cerejas têm gostos diferentes para pessoas diferentes. Que o azul parece diferente.” Pág. 93
Comente com o Facebook: