quarta-feira, 3 de julho de 2013

Coraline - Neil Gaiman (Resenha)

Encontre o Livro
Título: Coraline
Autor: Neil Gaiman

Editora: Rocco (Jovens Leitores)
Edição: 1

Ano: 2003
Páginas: 160

Tradução: Regina de Barros Carvalho

Minha Nota:
ÓTIMO






A história de Coraline é de provocar calafrios. Ao mesmo tempo sutil e cruel, o autor gosta de desafiar as imagens simples dos livros infantis tradicionais. 

O livro conta a história da jovem Coraline, isso, você não leu errado. Ao contrário do que todos possa sugerir, seu nome não é Caroline e a constante confusão entre esses nomes deixa a garota muito irritada. Coraline acaba de se mudar para um prédio antigo que fora dividido em várias locações. A menina e os pais vivem no apartamento central, enquanto no sótão e no porão vivem outros vizinhos. 

Em uma tarde chuvosa, a menina decide explorar toda a casa e encontra uma porta em sua sala de visitas que não leva a lugar nenhum. Onde deveria estar uma porta, encontra-se uma parede de tijolos e a sua mãe garante que aquele passagem deve dar ao outro lado do prédio.

Até aí tudo certo. Só que num dia em que está sozinha em casa a garota não aguenta a curiosidade e acaba pegando a chave escondida que abre essa porta e, para sua surpresa, a parede que antes obstruía a passagem sumiu! É com muita frustração que ao atravessa o túnel Coraline se vê de volta em sua própria casa. Mas as coisas estão um pouco diferentes...

... No lugar de seus pais há outras pessoas - igualmente parecidas - que dizem ser seus "outros pais", com um detalhe: ao invés de olhos, botões negros estão costurados em suas órbitas. Todos desse outro mundo tem esse aspecto em comum, mas não para por aí. Ali as pessoas não mais erram seu nome, a comida é mais saborosa, os brinquedos são melhores e até gatos conseguem falar! 

Contudo, a menina percebe que toda aquela mudança não pode ser real e um mundo que antes parecia mágico pode vir a ser mortal tão logo cobrará seu preço. Coraline não consegue voltar a sua verdadeira casa e terá de usar toda inteligência necessária para derrotar seus adversários. A "outra" mãe esconde muito mais segredos do que ela poderia prever.

COMENTÁRIOS

Cheguei ao livro por pura curiosidade e não esperava nada de extraordinário. Ainda não conhecia o autor e foi com grande espanto que me peguei devorando e me assustando com as páginas. Embora seja uma história infantil Neil Gaiman conseguiu inserir um tom macabro de mistério e verossimilhança incríveis.

As páginas são amarelas, o livro conta com ilustrações ao início de cada capítulo, sendo narrado em 3ª pessoa. Se você passou muito tempo em casa sozinho durante a infância, se enxergará muito facilmente na nossa personagem principal. É um daqueles pesadelos que, embora seja horrível, toda criança gostaria de viver.

QUOTES (CITAÇÕES)

"- Porque - disse ela- quando você tem medo e faz mesmo assim, isso é coragem" Pág. 59

"-Os nomes são os primeiros a partir, depois que a respiração se esvai, e a batida do coração. Guardamos as nossas memórias por mais tempo do que os nossos nomes." Pág. 82


FILME

A animação é estupenda, os efeitos são de melhor qualidade. Todavia, eles mudaram muuuuuito o enredo original. Coraline é mais velha na adaptação e, diga-se de passagem, super irritante. Assisti mais por conta da produção e para ter o que contar para vocês. Abaixo segue o trailer:


Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. As vezes sinto vontade de ler, mas me lembro de filme e começo a ficar com medo rsrs. Mentira, eu sinto muita vontade de ler ele, mas acho tão difícil de encontrar ele com um preço mais acessível. Mas assim que tiver a oportunidade estarei lendo *-*

    Até mais!
    http://blogsonhoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Afrânio. Os livros da editora Rocco são bem carinhos mesmo, serpa que não tem nenhuma biblioteca pública próximo a você? Foi assim que o li =). Vale muito a pena, não sei se você gostou do filme, mas caso positivo o livro é ainda melhor! Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Eu já vi o filme - que é ótimo! - mas ainda não tive a oportunidade de ler o livro! Mas quero muito *-* Sou fã do autor!


    Beijos,
    Nanie

    ResponderExcluir
  4. Nunca nem parei pra ver o filme oO Porque, na verdade, já tinha visto um comentário negativo sobre os dois (livro e adaptação) então passei longe, mas agora, com o seu conceito, vou dar mais uma procurada pra ver se dou uma chance ou não (:

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Leia mesmo Nanie, é uma maravilha! Já virei fã do Neil por conta disso. ;)

    ResponderExcluir
  6. Dê uma chance sim Brunna. Como falei, o livro é ótimo mas o filme deixa a desejar quanto a fidelidade da história mas cada um tem seus méritos. =) Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Acho a trilha sonora do filme simplesmente incrível, embora nunca tenha visto e muito menos lido. Para falar a verdade, a imagem de que ele era um livro parece-me muito distante, mas aparenta ser muito divertido. Ainda mais por ser 'macabro'. Parabéns pela resenha. - Felipe (A Hora do Livro)

    ResponderExcluir
  8. Oi Felipe. Não reparei na trilha sonora ao assistir, estranho isso, eu sempre reparo e para mim é mais instrumental verdade? Pois bem, eu nunca tinha associado uma coisa a outra só depois do livro descobri o filme, haha. Num fim de semana qualquer tire para ler esse livro, ótimo pra passar o tempo e roer as unhas. Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Adriana Macedo da Silva8 de julho de 2013 20:51

    Oi Clóvis

    Confesso que já vi o filme ,mas nunca me interessei pelo livro, adora livros infantis, geralmente é uma leitura leve e divertida, como a serie de O Pequeno Nicolau e Como Treinar seu dragão, mas de qualquer forma valeu a dica , vou procurar saber mais.

    Bjs
    https://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Adriana. Pelo que parece, a maioria já assistiu ao filme e não conhece a publicação do livro. Nossa senhora, a história do livro é bem melhor! rsrs. Se tiver oportunidade leia sim, em um fim de semana você termina. ;)

    ResponderExcluir
  11. Não consigo gostar de Coraline, acho o filme muito bizarro. Nem sabia que tinha livro, fiquei curiosa pra ler :)

    ResponderExcluir
  12. O filme é muito bizarro mesmo Michele, assisti somente depois da leitura e há muitas modificações, não chega aos pés do livro, embora a animação seja perfeita. :) Recomendo demais.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...