quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Harry Potter e a Pedra Filosofal - J.K. Rowling (Livro e Filme)

Harry Potter e a Pedra Filosofal Livro e FilmeTítulo original: Harry Potter and the Philosopher's Stone

Autor: J. K. Rowling 

Editora: Rocco 
Edição: 1

Ano: 2000
Páginas: 264

Tradução: Lia Wyler
Adicione no Skoob


Sinopse: Harry Potter é um garoto comum que vive num armário debaixo da escada da casa de seus tios. Sua vida muda quando ele é resgatado por uma coruja e levado para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Lá ele descobre tudo sobre a misteriosa morte de seus pais, aprende a jogar quadribol e enfrenta, num duelo, o cruel Voldemort. Com inteligência e criatividade, J. K. Rowling criou uma obra que reúne fantasia e suspense num universo original atraente para crianças, adolescentes e adultos.

Esse post faz parte do projeto "Relendo Harry Potter". Para mais informações, acessem o vídeo projetos de leitura 2015


ENREDO (Para os que nunca ouviram falar no Menino que sobreviveu...)

Um bebê é deixado à porta da família Dursley, com uma carta que explica quem ele é e quais os mistérios que envolvem sua sobrevivência, após um duelo no qual seus pais morreram.Onze anos mais tarde, Harry Potter recebe o melhor presente de aniversário: descobre que é um bruxo e como tal deve ser educado.

Rua dos Alfeneiros, n° 4.

Conduzido por Rubeo Hagrid, o doce e atrapalhado gigante ruivo, Harry inicia sua trajetória no cotidiano da magia. Na escola de bruxaria de Hogwarts, sob a direção do sábio professor Alvo Dumbledore, ele aprende a fazer poções, feitiços, a transformar coisas, e a “pilotar” uma vassoura. Enfrenta as dificuldades normais de um principiante e alguns obstáculos a mais lhe são impingidos por sua fama.

Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts alunos de barco
Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts

Afinal, Harry Potter, mesmo sem saber, derrotou o mais terrível dos feiticeiros. Agora, para prosseguir vitorioso, precisa aprender a dominar a sabedoria contida em valores simples da vida como a amizade, a perseverança e o amor.

COMENTÁRIOS

A primeira vez que li essa história foi no início de 2011, passado 4 anos eu sinto a vontade de reler a série completa. A proposta é relembrar um livro por mês, como eu comentei no último vídeo do canal. É possível gostar ainda mais de uma história a segunda vista? Descobri com sim.

Com uma linguagem simples, bem explicada, lúdica, ser chegar a ser infantil, J. K. Rowling cria um novo universo onde, dentro dessa realidade, faz muito sentido viver, mesmo com os perigos do ressurgimento iminente do lorde das trevas, aquele que não deve ser nomeado, você-sabe-quem.

O menino que sobreviveu...

O livro é mais introdutório, serve para apresentar todo o universo de Hogwarts, seus personagens e mistérios. Narrado em terceira pessoa, dá uma visão ampla de todos os pontos da história que precisam ser enxergados, a atenção voltando-se principalmente à perspectiva de Harry. 

É interessante observar como Harry vai mudando, desde que sai da casa dos Dursley até entrar na escola, conquistando novos amigos, a admiração de professores (e o despeito de alguns), passando de vítima a uma criança mais segura e confiante.

Embora seja um livro relativamente curto, a história é completa, e não deixa pontas soltas quanto ao que vem a seguir. Faz jus a missão de introduzir Hogwarts e encantar (literalmente) o leitor à medida que o enredo avança.

Aquele que já sabe o clímax da trama - como eu que faço releitura - fica mais atento aos pequenos detalhes, e observa as dicas que a autora vai dando ao longo de toda narrativa. Agora eu posso dizer que Rowling sempre teve uma veia investigativa, não é a toa que deu origem a série policial ‘O chamado do Cuco’.

ÓTIMO

FILME

Harry Potter and the Philosopher's Stone é um filme de aventura e fantasia, lançado em 2001, dirigido por Chris Columbus e escrito por Steve Kloves. Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson compõe o elenco principal.

Fidelidade aos diálogos, caracterização e estilo britânico são algumas das características desse filme. Para o ano de 2001 os efeitos estão bem ousados e empolgantes, com a tecnologia de hoje, contudo, é possível vê-los a olho nu. (O que não desmerece o filme)

Algumas coisas foram suprimidas devido à praticidade que requer as filmagens. Por exemplo, a plataforma de embarque ser 9 ¾; Harry não retornar para casa dos Dursley quando Hagrid o leva ao Beco Diagonal; a informação do pai de Harry ser um apanhador de Quadribol premiado e etc. Para mais informações leia o tópico do Wikipedia, bem completo, sobre as diferenças entre o livro e filme.

Para quem já assistiu aos outros filmes da série, é interessante como os atores mantiveram a essência dos seus personagens, alguns desde a infância. Um filme muito bom, tanto para os amantes do livro quanto para quem está conhecendo a história pela primeira vez!


Convido aqueles que nunca leram ou viram o filme de Harry Potter a se agruparem, mesmo por curiosidade, a conhecer esse incrível mundo de magia desde o Caldeirão Furado, passando pelo Beco Diagonal até a querida Hogwarts.

Harry diz até mais!

Deixe nos comentários o que vocês acham desse livro/filme. No mês que vem eu volto para falar sobre Harry Potter e a Câmara Secreta. ;) 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...