Olá Gente! Já faz um tempinho que não comento nenhum filme com vocês, verdade? Dessa vez eu trouxe uma novidade N-A-C-I-O-N-A-L com direito a dublagem de Selton Melo e Camila Pitanga.
Assim que vi o trailer desse filme fiquei curioso e animado. Ao contrário do que podemos imaginar não estamos falando aqui de puros desenhos. Depois de assistir posso garantir que eles queriam muito fazer essa história "em carne e osso", mas quando você ver com seus próprios olhos vai entender o por que disso não ter acontecido.
Sinopse: Um homem (Selton Mello) com quase 600 anos de idade acompanha a história do Brasil, enquanto procura a ressurreição de sua amada Janaína (Camila Pitanga). Ele enfrenta as batalhas entre tupinambás e tupiniquins, antes dos portugueses chegarem ao país, e passa pela Balaiada e o movimento de resistência contra a ditadura militar, antes de enfrentar a guerra pela água em 2096. (Adoro Cinema)
"Viver sem conhecer o passado é viver no escuro".
A história começa em 2096 num ponto crucial do enredo e regride em forma de memórias para mostrar tudo aquilo que João viveu. Eu poderia falar mais, mas não vou estragar com a surpresa e deixar vocês matarem a curiosidade com os próprios olhos.
O que posso dizer sobre o filme, não entregando o enredo, é que ele conta as diversas fases da história do nosso BRASIL de um modo apaixonante. Passa pela colonização dos portugueses chegando até um futuro distópico onde a água é o bem mais precioso e caro que existirá.
O que eu achei bacana foi abordar a reencarnação não enfatizando isso em si, colocando um mistério e certa magia no acontecimento. Deixa eu explicar... Um casal sempre se apaixona independente das encarnações (vidas) que estejam, com um detalhe: Enquanto a mulher morre, o seu parceiro vaga pelo tempo a espera da sua nova chegada.
E é nessa linha que a história vai passando. Vemos massacres, perda da inocência, ganância, abuso de poder, amor, aventura. E tudo isso em forma de desenho, dá pra acreditar?!
ANIMAÇÃO CLÁSSICA
O filme foi feito a partir de técnicas de animação clássica, onde os personagens foram desenhados e animados com lápis e papel a partir das emoções oferecidas pela interpretação dos atores. (Curiosidades)
O filme é voltado para Adultos, fiquei chocado ao ouvir palavrões da boca de desenhos!(mas isso só aconteceu uma vez ou duas, antes de falarmos mal de filmes brasileiros) A produção foi belíssima, as vozes dos personagens principais com diferenças de sotaque de acordo com a época colaboram e muito para criar esse clima aconchegante; pena que dura menos de 1 hora e meia.
"Todo dia, mesmo sem perceber, a gente está lutando por alguma coisa".
Moral da história: A cada dia o mercado cinematográfica Brasileiro cresce e se destaca; não vemos mais tantos palavrões e baixarias como antes mas sim um material de boa qualidade. Então, se ainda não assistiu esse filme, levanta da cadeira e corre para o cinema mais perto de você!
Bom texto, amigo!
ResponderExcluirParece ser realmente um filme espetacular.
Ainda bem que o cinema brasileiro não se rendeu completamente às produções hollywoodianas, preservando os nossos costumes, a exemplo do ''cultural'' xingamento!
Obrigado Jennifer. Realmente é um filme espetacular. O que mais gostei foi justamente preservar a essência do nosso povo e, embora o filme seja curto, teve começo meio e um fim inspirador! Abraço.
ResponderExcluir