quarta-feira, 1 de maio de 2013

Em Chamas - Suzanne Collins (Resenha)


Bom Dia Pessoal. Hoje estou aqui para falar o que achei da continuação da série Jogos Vorazes. O  livro é composto por três volumes, deixarei o link da resenha anterior abaixo:
cover the hunger games
1 - Jogos Vorazes

2 - Em Chamas

3 - A Esperança 


Encontre o livro!






Pensei em uma maneira de contar para vocês o que se passaria nessa história com uma particularidade em especial. Nem na sinopse e tampouco nas abas do livro vem nada a respeito do clímax do livro, ou seja, o ponto-chave que envolve o enredo (pelo menos eu não captei de imediato). Não tive como evitar soltar alguns spoilers, então, leiam por conta e risco.

O MATERIAL A SEGUIR CONTÉM SPOILERS SOBRE O LIVRO ANTERIOR, EXCETO O TÓPICO "COMENTÁRIOS"!

ENREDO

Após vencerem os Jogos Vorazes, Katniss e Peeta retornam ao distrito 12. Agora, tudo passa a ser diferente; Katniss não mais viverá na Costura e Peeta não ficará com seus pais cuidando da padaria. Cada um tem sua própria casa na Aldeia dos Vitoriosos. Mas mesmo com a fartura de comida e as boas condições de vida, se engana quem pensa que a vida desses dois será mais fácil. 

Algo parece ter mudado em toda Panem. Os distritos agora dão sinais de uma possível revolta, e isso se deve em grande parte ao que o casal de vencedores do Distrito 12 fizeram contra a Capital. Imaginem só, num Jogo de morte onde só pode haver um vencedor, uma dupla consegue se sobrepor ao governo e afrontá-lo!

Entrementes a relação entre Katniss e Gale parece está cada vez mais intima. Contudo, que poderá fazer a garota se para todos os efeitos está apaixonada por Peeta? Em meio a tamanha confusão nas ruas seus conflitos internos pulsão ainda mais. Precisa proteger a todos que ama. E suas opções são cada vez menores.

Enquanto isso, o governo não está nada feliz com a popularidade nacional dos dois jovens vitoriosos e algo deve ser feito para mantê-los sob controle. Uma nova edição dos Jogos Vorazes se aproxima e dessa vez haverá uma ocasião especial: o Massacre Quaternário.

O Massacre Quaternário ocorre a cada 25 anos, marcando o aniversário da derrota dos distritos com comemoração de alto nível e, para garantir diversão extra, algumas mudanças terríveis para os tributos.

Todos os esforços serão impostos para liquidar qualquer ameaça imposta a Capital, mesmo que isso signifique que os últimos vencedores sejam forçados a lutar novamente!


"Então entendo o que isso significa. Pelo menos, para mim. O Distrito 12 tem apenas três vitoriosos vivos para serem escolhidos. Dois do sexo masculino. Um do sexo feminino...Vou voltar para arena." p.187

COMENTÁRIOS

O livro segue a mesma diagramação do volume anterior, com um diferencial: as coisas acontecem mais rápido, sente-se mais adrenalina na história. Também notamos uma queda na feracidade de Katniss, ela é pressionada por todos os lados e está mais frágil.

Creio que o que levou as pessoas a não gostarem tanto desse livro foi as divagações da mocinha sobre o dilema Peeta-Gale. Vocês podem estar pensando que revelei bastante coisa no tópico anterior, mas garanto-lhes que vem muito mais pela frente.

Novos personagens são apresentados (dessa vez há formação de grupos na arena e criamos empatia por cada um deles); um casamento está por vir; há muitas brigas, revolta e armações. Em suma: Tudo que um leitor fanático por aventura e uma pitada de romance pode querer.

gif em chamas
Como eu me senti ao ler esse livro.
QUOTES (Citações)

"Bom, todas as cartas estão na mesa agora. Talvez seja melhor assim. Eu não me dou me dou muito bem com ameaças ambíguas. Prefiro saber logo com está o placar." p.27

"Balanço a cabeça afirmativamente. Ele quer dizer que só há um futuro possível, se eu quiser manter aqueles que amo vivos e permanecer viva. Terei de me casar com Peeta". p.53

"Olho para aqueles olhos azuis que nenhuma quantidade excessiva de maquiagem consegue deixar verdadeiramente mortíferos e me lembro como, não mais do que um ano atrás, estava preparada para matá-lo. Convencida de que ele estava tentando me matar. Agora tudo se inverteu. Estou determinada a mantê-lo vivo, ciente de que o preço será minha própria vida [...]" p.226

"Não se preocupe. Eu sempre canalizo as minhas emoções para o trabalho. assim, não causo mal nenhum a ninguém além de mim mesmo." p. 269 (Cinna para Katniss)

PERFEITO

TRAILER DO FILME - 15 DE NOVEMBRO NOS CINEMAS


E você. O que achou desse livro? Concorda com as minhas observações, tem algo a acrescentar? Deixe seu comentário. Responderei a todos com o maior prazer. Até a próxima resenha!

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Ansiosidade a mil pela estréia do filme, eu sei que nem vai se comparar ao livro, mas tenho que fazer as comparações kkkkkkkk

    Sua resenha ta o máximo

    Não gostei muito de Em Chamas porque eles abandonaram o Peeta no final. Quase morri, li A Esperança "aos trancos e barrancos" como diz a minha mãe, para saber quando o Peeta ia "voltar"

    Parabéns pelo blog, ta lindo
    beijos

    http://www.mybookshelf.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Angela, confesso que eu também faço parte do "Peeta Team" e esse livro só me fez reforçar ainda mais isso. Estou curioso para ler "A Esperança" e descobrir como a história será finalizada. Espero que goste e assim que ler comento por aqui. Que bom que gostou do blog, fico muito feliz. Volte sempre! Abraços.

    ResponderExcluir
  3. OMG, meu caro amigo Clóvis! HAHA Não li ainda essa trilogia. Dizem que EM Chamas realmente é o melhor dos três e vejo que você achou perfeita a leitura (isso só me deixa mais elétrico e MORRENDO de vontade de ler logo). Quero para ontem essa leitura, até antes que lancem todos os filmes, HAHAHA. Linda resenha, belas observações e lindos quotes mostrados. rs O primeiro mesmo é maravilhoso, muito eu. rs Adorei o post, grande abraço!

    Ps: Estou de vooolta, haha, virei mais aqui agora, senti falta do seu cantinho! \o/

    Ewerton Lenildo - @Papeldeumlivro
    papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Ewerton! Fico feliz em saber que deu tudo certo com a mudança e tenha retornado a rotina. Seus leitores agradecem. rsrs. Essa leitura foi ótima em todos os sentidos, bem mais fluida que o livro anterior, você precisa mesmo ler! Que corajoso ter lido a resenha mesmo contendo tantos spoilers. Obrigado por comentar e aqui estarei esperando. ;) Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Realmente Tiago, faltando pouco para acabar me perguntei se o final seria eles ainda na Arena. O.o Mas, embora tenha sentido vontade de pular no pescoço da autora, creio que isso foi intencional para deixar todos na expectativa de "A Esperança". Vamos ver o que me espera. Abraço e obrigado por comentar.

    ResponderExcluir
  6. Meu livro preferido continua sendo o primeiro. "Em chamas" é legal para sabermos o que acontece com os vitoriosos e tal, mas "Jogos Vorazes" tem toda aquela novidade ao redor da distopia, da Arena. O final desse livro acontece de forma tão abrupta que a gente quer pular no pescoço da autora. Você ainda tem a sorte de ter todos os livros publicados, mas quando eu li "Em chamas", "A Esperança" ainda não tinha nem título haha

    Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...