quarta-feira, 24 de julho de 2013

A Esperança - Suzanne Collins (Resenha)

18 Comments
Encontre o Livro
Bom Dia Pessoal. Hoje eu falo o que achei do último e mais esperado volume da série Jogos Vorazes. O livro é composto por três títulos, deixarei os links das resenhas anteriores abaixo:



2 - Em Chamas



3 - A Esperança 


Editora: Rocco (Jovens Leitores)
Edição: 1


Ano: 2011
Páginas: 424

Tradução: Alexandre D'Elia




O material a seguir contém spoilers dos livros anteriores, EXCETO O TÓPICO "COMENTÁRIOS"!


Sinopse: Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução.

A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo.

O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?

ENREDO

Paramos no fim do Massacre Quaternário, na arena Katniss se alia a alguns vencedores de outro distritos que na verdade foram para lá com o intuito de incitar uma revolução. Salvo por a garota e Peeta, todos sabiam para que estavam ali, o que acarreta séries consequências tanto a eles como ao demais Distritos e indivíduos.

O Distrito 12 foi destruído, nada se salvou do local onde Katniss viveu. Umas poucos pessoas conseguiram fugir a tempo, entre elas Gale, Prim e a sua mãe. Peeta fora capturado pela Capital e Katniss terá que decidir se levará o levante adiante - se pronunciando como o Tordo, símbolo da guerra - ou deixará o comando com o Distrito 13, agora seu novo lar.

COMENTÁRIOS

Eu esperava muito desse livro, o volume anterior acabou num Cliffhanger (gancho) sufocante, mas não consegui gostar tanto dessa vez.

Assim como é visto nos anteriores, esse livro é dividido em três partes:

I. "As Cinzas"
II. "O Assalto"
III. "A Assassina"

A principio a leitura sempre é mais introdutória, sem muitas emoções... E simplesmente não sabia o que opinar sobre ele, mas com o passar das páginas me senti perdido.

Tudo acontecia muito rápido, ficou difícil acompanhar e visualizar o que a autora queria mostrar. Ela utiliza muitas aberrações criadas pela Capital e acontecem muitas mortes e destruição - sabe aquelas livros que você tem que voltar um parágrafo pra tentar entender o que aconteceu? esse foi um exemplo - Fiquei em luto por causa de alguns personagens mas ainda não tinha ideia do que viria pela frente.

Pensava que nada de pior poderia acontecer e cometi um erro tremendo. Em nenhum momento a leitura é previsível, todavia me questiono se precisava mesmo de tudo isso. Claro que Suzanne quis fugir do padrão, criando uma hostilidade maior na história e tudo mais, porém não me convenceu falar o livro inteiro de guerra e finalizar as duas últimas páginas (literalmente) com o romance entre Katniss e seu escolhido.

De todo não é um livro ruim, mas para quem deu 5 estrelas nos dois últimos, pode se decepcionar um pouco com esse. Essa é uma questão delicada, cabe a você ler o livro e tirar suas próprias conclusões. Em geral, a classificação está para alta no Skoob, porém (não me batam) aqui está a minha:

3,5 estrelas
Acima da escala Bom. 3,5 estrelas

O QUE ESPERAR DO LIVRO

Aflição, Guerra e crueldade. 

O dilema Gale-Peeta é pouco explorado, embora aqui se tenha o desfecho do triângulo amoroso. O companheirismo entre Gale  e Katniss está mais forte e a relação dela com Peeta está mais abalada que nunca, isso por que o garoto foi 'telesequestrado' pela Capital.

A própria protagonista está desnorteada e sentimos isso à medida que nos envolvemos com a história. Achei um disparate a morte do personagem que deu o ponta-pé inicial do livro, e vocês? (Quem leu sabe do que estou falando). 

CURIOSIDADES

Reparei com essa última leitura que todas as capas traz um significado oculto...

Fonte: Psychobooks

Vol. 1 - Apresentação do Tordo. Ele é a representação de Katniss na arena, o qual sua melhor amiga Madge lhe deu antes dos Jogos se iniciarem.

Vol. 2 - O broche, converte-se a um pássaro real mostrando que Katniss finalmente se revelou a Capital. Em contrapartida, o pássaro está sob mira e diz que qualquer passo em falso poderá ser o fim.

Vol. 3 - Representa a revolta. O tordo se liberta e não mais fica sob a mira da Capital, perceba que os detalhes do círculo que envolvem o pássaro foram quebrados e ele se mantém com as asas abertas.

Minha capa preferida é a segunda e a de vocês?

Não conseguir entender que significado tem para a história o título desse livro, pois a versão original chama-se "The Mockingjay" (nome fictício, conhecido para nós como o Tordo). Deveria permanecer a tradução literal que traria mais curiosidade ao leitor.

Deixe seu comentário dizendo se já leu o livro, sua opinião e expectativas. ;)


Comente com o Facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...