quarta-feira, 15 de maio de 2013

Garotas de Vidro - Laurie Halse Anderson (Resenha)


Título: Garotas de Vidro
Autor: Laurie Halse Anderson

Editora: Novo Conceito
Edição: 1

Ano: 2012
Páginas: 272

Tradução: Ana Paula Corradini

Minha Nota:
MUITO BOM

A verdade nem sempre é o que enxergamos.

Sinopse: Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer. O que começou como uma aposta entre duas amigas para ver quem ficaria mais magra tornou-se o maior pesadelo de duas adolescentes reféns de seus próprios corpos.

Garotas de Vidro é uma história intoxicante sobre a autorrepugnância e a busca pela identidade. Neste livro, a autora aborda de modo realista a dolorosa condição de jovens que sofrem de transtornos alimentares e sua complicada relação com o espelho e consigo mesmos.

RESENHA

Lia tem 18 anos e há muito vem se esforçando para alcançar “a magreza perfeita”. Você pode estar se perguntando se a frase correta não seria “o corpo perfeito”, mas não. Tudo começa com um juramento com sua melhor amiga Cassie.

“Eu não posso me permitir ouvir isso, mas é tarde demais. Os fatos chegam de mansinho para me apunhalar. Quando ela chega a pior parte
... corpo encontrado em um quarto de motel, sozinho...”.

O que parecia uma aposta inocente torna-se um martírio sem fim para Lia. Cassie é encontrada morta e antes disso ligara 33 vezes para sua amiga. Lia tem anorexia e luta a cada dia para ficar mais magra, negando sua realidade.

O livro nos parece um tipo de diário, ela escreve o que deseja comer ou pensamentos malcriados com as pessoas, e em seguida risca tudo, escrevendo aquilo que sua mente descontrolada lhe aconselha. Conta cada caloria de tudo o que consome. 

Devido a obsessão de seu comportamento sai da casa de sua mãe e passa a morar com seu pai, sua madrasta e sua doce irmã Emma. É incrível como Lia consegue fingir que já se alimentou – na ausência dos familiares – e até sabotar a própria balança para parecer mais gorda.  

“Forte/Vazia/Forte”

Consegue enxergar o que tem como objetivo e ao mesmo tempo faz o que tem que ser feito para que os outros pensem que ela está fazendo suas vontades. Nem preciso dizer que isso tudo só piora seu tratamento.

“Comer quinhentos calorias por dia está funcionando. Verdade = 42,63.” (Lia falando sobre seu peso)

A história se passa no presente, mas a leitura se desenrola em Flashbacks facilitando a compreensão da relação entre Lia e os pais e principalmente com Cassie, o que nos dá uma visão melhor do que aconteceu para que o caos se instalasse.

“Novas regras: 
1. 800 calorias por dia, de preferência no máximo 500.
2. Um dia começa com o jantar...”

A precariedade chega em um nível que ela passa a ter alucinações, para de menstruar e vive num frio excruciante – daí o título do livro, para descrever a fragilidade dessas garotas.

Particularmente, como aluno de nutrição, achei interessantíssimo a maneira que a autora aborda termos científicos do transtorno alimentar e sobre a importância da boa alimentação. Contudo, ainda restaram algumas dúvidas. Tipo, Como Lia consegue passar tanto tempo sem comer, fazer exercícios e não perder a consciência? Como consegue se alimentar diante da família sem mostrar compulsão?

Vemos que ela quer comer, o corpo pede por isso. Mas a mente condena. Literalmente ela se autoflagela. 

“A gordura quente da mussarela já encharcou o fundo da caixa e está pingando entre meus dedos. Eu quero lamber tudo Eu quero jogar tudo fora.”

Por fim, a questão é: O que Cassie tinha a dizer a Lia pouco antes de morrer? O que causou sua morte? Qual a promessa elas fizeram para que ambas chegarem a esse ponto? E o principal... Qual será o desfecho da nossa garota de vidro sobrevivente?

“Mas 38,5 me faz querer 34. Para chegar lá vou ter que abrir meus ossos com uma marreta de prata e escavar meu tutano com uma colher de cabo comprido.”

Nota: A diagramação do livro facilita a leitura. Os capítulos são curtos e o texto é contínuo. Por a temática ser interessante, chega a ser impossível largá-lo. Uma boa dica para aqueles que gostam de livros mais introspectivos e chocantes. Conseguimos enxergar as diversas faces do comportamento humano.

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Parece bem interessante, fiquei com vontade de ler agora. Vai pra minha lista,quando der eu compro :)

    ResponderExcluir
  2. O livro é ótimo Michele, acho que só não foi perfeito pra mim por que fiquei muito chocado com a história, rsrs. Mas vale muito a pena. Que bom que despertei seu interesse. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Tenho esse livro, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo e devo dizer que foi a primeira resenha que li sobre ele. Não que tenha me faltado interesse ou coisas do tipo, mas é que simplesmente não havia procurado. Suas palavras, tanto quanto a história, como quanto ao que sentiu lendo o livro, me fizeram ficar com vontade de saber mais da história e, quem sabe, dar uma oportunidade para ele em breve. Parabéns pela resenha. - Felipe (A Hora do Livro)

    ResponderExcluir
  4. Oi Felipe. Ganhei esse livro de aniversário, mas ouço falar bem pouco dele também. Não estava apostando muito e quem me deu acabou acertando no escuro, pois não sabia do teor de Nutrição no livro. Comece, ânimo! e depois me diz o que achou. ;) Abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...