segunda-feira, 6 de maio de 2013

Dicas para conservação de livros


Olá pessoal. Estamos na primeira semana de Maio e com ele venho a proposta de UM NOVO POST A CADA DIA. Pelo menos essa semana já tenho bastante material a mostrar para vocês, prestigiem e não deixem de comentar.


As dicas aqui descritas foram obtidas de um folder criado pela "Biblioteca Dr. Augusto César Leite" do Instituto Federal de Sergipe.


  1. A melhor forma de guardar seus livros é mantê-los na vertical formando um ângulo reto com a prateleira;
  2. Nunca use marcadores de metal, clipes, grampos para marcar as páginas por que o processo de oxidação desses metais corrói e mancha o papel. Também não use folhas ou pétalas de flores, cartas, cartões postais, dinheiro, etc. como marcadores; esse material vai se deteriorar com o tempo;
  3. Utilize um marca página de papel e quando acabar de ler todo o livro retire-o, não o esqueça dentro do livro;
  4. Procure estar com as mãos limpas e secas antes de começar a leitura;
  5. Não coma enquanto estiver lendo! Alimentos comidos com a mão passam facilmente para as páginas e partículas de alimentos podem se instalar dentro do livro atraindo insetos e alimentando fungos;
  6. Não molhe os dedos com saliva antes de virar a página. Tanto os dedos quanto a língua podem ter partículas de fungos alimentos que serão deixados facilmente dentro do livro. O contrário também pode acontecer e você pode levar fungos que estavam no livro para a sua boca;
  7. Para a limpeza dos livros use apenas um pano macio e seco. Tire o pó com frequência das partes mais expostas, como as lombadas.
  8. Não faça anotações as páginas dos livros emprestados da Biblioteca. Ele é um patrimônio da instituição e será utilizado por outros usuários.


São dicas simples e fáceis de serem adotadas, com elas você colabora para que seus livros vivam mais.


Tem alguma sugestão de postagem que gostaria de ver aqui no blog? Envie um email para <clovis.marcello@hotmail.com> que, estando ao meu alcance, terei o maior prazer de escrever. Todos os créditos serão devidamente mencionados. 


Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. DEMAIS. Peguei algumas dicas, outras eu já utilizo. hehe Ótimo post e foco nessa meta de um post por dia hein? Pode dar um pouquinho de trabalho, mas é uma delícia escrever todos os dias, eu que o diga! <3 Ótima imagem, livros são muito lindo né? Meu Deus. Paixão eterna, HAHA.


    Que novas ideias e sugestões de posts apareçam, a inspiração está em todo lugar, basta olharmos com os olhos diferentes, por um ângulo diferente, rs. Grande abraço!


    Ewerton Lenildo - @Papeldeumlivro
    papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Vagner Stefanello9 de maio de 2013 13:51

    Já usava a maioria das dicas, pois é imprescindível manter o bom estado dos nossos amados livros. Ainda mais quando formos passá-los para os nossos descendentes. Parabéns pelo post!

    http://desbravandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Com certeza, o cuidado com eles garantirá que os sonhos e histórias fiquem guardados pra outras gerações. Muito bom você seguir as dicas. Obrigado por comentar!

    ResponderExcluir
  4. "Que novas ideias e sugestões de posts apareçam, a inspiração está em todo lugar, basta olharmos com os olhos diferentes, por um ângulo diferente." Disse tudo. Obrigado pela motivação. Espero dar certo ;) Abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...