sexta-feira, 17 de maio de 2013

Qual a diferença entre Feed de notícias, Networkedblogs e Google Friend Connect?


Muita gente, inclusive eu, se pergunta para que serve tantos mecanismos de inscrição dentro de blogs e sites. Para isso, me veio a ideia de criar um post explicando a vocês qual a diferença entre esses mecanismos e o que é o mais indicado de acordo com o que você busca. Vamos descobrir?


qual a diferença entre os mecanismos de inscrição dos blogs

1 - Google Friend Connect (GFC)


É conhecido como o gadget de “Seguidores” disponível na plataforma Blogger; pode estar presente também em sites bem estruturados. Essa é uma função mais indicada para aqueles que possuem seu próprio blog e querem acompanhar suas páginas preferidas. 


GFC

Quando alguém se torna “seguidor” do seu blog, duas coisas acontecem:
  1. As atualizações do seu blog passam a ser exibidas na conta do Blogger de seu seguidor;
  2. O feed do seu blog é automaticamente adicionado à conta do Google Reader daquela pessoa.
Fonte


Sendo assim, se inscrevendo diretamente aqui na lateral do blog é isso que acontecerá, você precisará ir em sua Lista de Blogs para ver o que foi postado. Pois, a partir do dia 01/03/12, o Google Friend Connect deixou de funcionar como uma ferramenta de organizações dos blogs. É uma pena para quem costumava usar esse serviço, mas uma vantagem é que o gadget para blogs permanece!


Uma alternativa para substituir o GFC é o Feedly, uma ferramente muito simples e intuitiva que organiza todos os sites que você segue em um só lugar. Vejam os exemplos abaixo:


Página com a lista dos blogs que você segue e o número de postagens ainda não visualizadas


Página inicial com as principais postagens do dia e na lateral sua lista de blogs


2 - Feed RSS, o famoso "Receba suas atualizações por e-mail"

Esse é um dos serviços mais simples de todos, porém não aconselhável se você acompanha muitos sites e não gosta de sua caixa de entrada cheia de informações. Não entendeu? Eu explico. 


Por exemplo, seguindo o "De Frente com os Livros", sempre que eu fizer uma postagem você receberá uma e-mail com o material completo. Para cada nova postagem, um novo e-mail chegará para você. MAS, imagina alguém que segue 10 sites! Fica muito chato ver sua caixa de entrada lotada e ainda por cima é bem mais fácil que você se perca e não consiga ler tudo.

Moral da história: indicado para aqueles que curtem praticidade e acessam seu e-mail rotineiramente.

O feed RSS do blog que você segue é automaticamente adicionado ao seu Google Reader, ou seja, você passa a fazer parte do Google Friend Connect daquele blog. É isso o que permitirá o controle do número de usuários pelo administrador.

Para as desvantagens desse mecanismo, surge a próxima dica que conheci recentemente e acho o meio mais interessante dentre os já falados.

3 - Networkedblogs

Uma mescla de funções que ajudam tanto o blogueiro como o leitor. 

As vantagens de divulgar seu blog usando esse aplicativo é que com ele você também pode importar o feed do seu blog automaticamente para o seu perfil ou para a sua página pública no Facebook. Fonte

Na lateral do blog você encontra essa opção

Sabe quando você escreve e publica seu post mas não tem tempo de sair divulgando o material? Com esse aplicativo não precisa se preocupar! Você pode sincronizar suas postagens tanto para o facebook como para o twitter, assim, quando você publicar alguma coisa seus seguidores online poderão ler em tempo real. Não é o máximo!? 

Vantagens para os leitores

Lembra da desvantagem do Feed de notícias, quando eu disse que você poderia ficar com a caixa de entrada cheia de e-mails? O Networked evita justamente isso, ao passo que todas as postagens do dia se reúnem em um único e-mail, deixando ao seu critério escolher qual delas deseja ler. Veja um exemplo:

Um exemplo de e-mails recebidos

Bom, essa foi dica que tive para passar hoje a vocês. Espero que tenha esclarecido as dúvidas e aproveitado para incentivar a inscrição nos blogs. Fique a vontade para ficar por dentro do que acontece no De Frente com os Livros e junte-se ao nosso singelo time de leitores!  

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. É isso aí Jennifer. Minha fiel escudeira em todas as inscrições! Obrigado pelo carinho. ;)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...