segunda-feira, 10 de junho de 2013

Cinema Nacional - Faroeste Caboclo [2013]

Faroeste Cabloco o filme
Bom Dia queridos leitores.

Vamos falar de Cinema Brasileiro?

Uma das melhores estreias dos últimos dias no cenário nacional e que promete grande sucesso para a indústria vem sendo Faroeste Caboclo; filme inspirado na música homônima escrita em 1987 por Renata Russo, integrante da banda Legião Urbana na ocasião.

Sinopse: João do Santo Cristo (Fabrício Boliveira) deixa Salvador em busca de uma vida melhor e parte para Brasília em busca de seu sonho. Lá, ele conhece Maria Lúcia (Isis Valverde), por quem se apaixona e gostaria de viver um futuro melhor, mas o envolvimento dele com o tráfico de drogas pode colocar tudo a perder, também praticado por Jeremias (Felipe Abib) que virá a se tornar seu grande rival.
Esse será um post diferente, não se trata de uma resenha (até por que quem conhece a música sabe como o filme termina) e sim uma crítica da minha impressão sobre a película.


ANTES

Logo que saiu o trailer do filme, achei bem interessante, um tanto inovador, a interação entre o agreste nordestino, drogas, ação, romance e afins. Já tinha escutado a música (quem não conhece?) só que sou péssimo em gravar o nome das coisas, então não liguei "o nome a pessoa" como costuma-se dizer.

Isso acarretou em que tivesse uma impressão errônea do filme, já que fomos assistir eu e algumas amigas e somente na hora da sessão descobri que a história fora derivada de uma música.

Achei o enredo um tanto desconexo a princípio, já que a ideia do filme a meu ver seria embutir realidade, ao passo que um junção de fatores tornavam a história improvável de acontecer.

DEPOIS 

letra e música Faroeste Cabloco
Fonte: Tumblr

Por incrível que pareça minha opinião mudou drasticamente depois de ouvir (e ler) toda a canção. Primeiro, pela genialidade do Renato em escrever algo tão completo e transmitir isso em notas musicais; segundo pelo diretor René Sampaio ter sacado a ideia de fazer um filme a partir disso. 

A música tem aproximados 9 minutos, a letra é gigantesca, porém não tem como não se encantar pela melodia da banda que foi fenômeno numa época em que nem eu era nascido.

CURIOSIDADES, OPINIÕES E COMENTÁRIOS 

A cadência do filme é um pouco lenta na parte inicial, mas ao passo que o João cresce e vai a Brasília a ação toma conta e não nos abandona mais. Vale ressaltar que o filme tem aquela coisa de flashes-back mostrando a infância e a vida adulta - o motivo de ele ter seguido o caminho que seguiu - do nosso guerreiro nordestino.


Cenas de sexo você não vai encontrar em grande proporção, mas violência (em todos os sentidos) e palavrões tem de monte, o que é normal e nada demasiado considerando a época em que se passa a história.

Duas atuações me chamaram atenção:

João do Santo Cristo e Jeremias

O Fabrício Boliveira que dá vida ao João do Santo Cristo e em segundo lugar o Felipe Abib, o traficante Jeremias.  Um trabalho impecável de ambos, cada um a seu modo.

"Rico projeta, pobre constrói" João sobre arquitetura.

Quem não me surpreendeu:

Faroeste Caboclo

Embora eu goste da Isis Valverde de outros trabalhos na televisão, esperava mais por ser seu primeiro filme. E creio que toda a divulgação caiu mais em cima dela por seu recente sucesso no papel de Suelen em "Avenida Brasil". Me abstenho de comentários sobre sua atuação (longe de mim ser um novo crítico de cinema), mas não vi diferença de outros papeis que tanto apreciamos.

"Maconheirazinha você, viu!" João com Maria Lúcia.

Nota: É o último trabalho do ator Marcos Paulo, que faleceu em 11 de novembro de 2012.


A MÚSICA

Não poderia ficar de fora a letra da música para quem ainda não conhece e uma versão acústica que mais me agradou.




Espero que tenham gostado do apanhado que tentei fazer do filme e tudo que há por trás dele, fique a vontade para comentar suas impressões sobre história, música e tudo que foi abordado por aqui. Como sempre faço, responderei a todos. Boa Semana!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...