Autor: George R. R. Martin
Editora: Leya
Edição: 1
Ano: 2010
Páginas: 592
Tradução: Jorge Candeias
Minha Nota:
![]() |
ÓTIMO/ FAVORITO |
Sinopse: Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.
"A confiança é uma moeda rara e de grande valor nos jogos dos tronos. Até que ponto a honestidade e a honra são capazes de te proteger?" Clóvis Marcelo.
Essa resenha será um pouco diferente das outras por se tratar de um livro tão extenso e complexo. De uma hora para outra muito se falava acerca dessa história, as prateleiras e vitrines das livrarias se enchiam com seus exemplares e a vontade de ler algo tão diferente do habitual, porém bem conceituado, apareceu.
Ganhei os dois primeiros volumes de um amigo há quase seis meses, e estive "me preparando" todo esse tempo para encarar a leitura; pensando que seria cansativo, de difícil compreensão e não me agradaria tanto. Não é que eu estava enganado? O que o medo do desconhecido é capaz de fazer com uma pessoa.
Com o evento literário na minha cidade anunciado e tendo como tema "Game of Thrones" como tema, resolvi que estava mais do que na hora de começar e o momento não poderia ter sido melhor.
CONHECENDO A HISTÓRIA...
O livro intercala o ponto de vista de 8 personagens. Cada um deles tem uma importância decisiva na trama e à medida que a história caminha, nos vemos literalmente inseridos em uma série de tevê.
A narração é feita em terceira pessoa e todas elas caminham distantes uma das outras por todos os Sete Reinos. Cada capítulo nos deixa com o coração na boca e o autor tem a habilidade de usar muitos personagens para nos distrair do que esteja acontecendo em algum lugar diferente daquele narrado anteriormente.
Algo que me chamou atenção logo de cara foi a idade perene dos personagens e a responsabilidade exigida deles. Aos 14 anos, por exemplo, homens já são considerados adultos perante armas e estão prontos para irem a guerra.
Eddard: Senhor e patriarca de Winterfell (Norte); um homem guerreiro e honesto até o último minuto, também chamado de Ned. Sua família traz consigo o sobrenome Stark.

Catelyn: Esposa de Eddard, não poupa esforços para proteger seus filhos; carrega pelo marido um lindo sentimento de amor e companheirismo. Pertence a casa Tully. Na história, acaba fazendo algo que desencadeará sérias consequências a sua família.

Jon Snow: Filho bastardo de Eddard, por isso do seu sobre nome (em cada região os bastardos tem sobrenomes próprios), finda por juntar-se a Patrulha da Noite. Destemido, feroz, mesmo sendo um filho não-quisto, ama todos os seus irmãos. Arya é a sua preferida.
Arya: Uma das filhas de Lord Stark; odeia os paparicos dado as meninas, e sempre foi muito desleixada. Após a espada, Agulha, dada por seu irmão Jonh, passa a aprender a guerrear com o consentimento do pai.

Sansa: A 'princesinha' de Winterfell; filha de Eddard e Catelyn, é totalmente o oposto da sua irmã Arya. Uma dama que anseia que anceia tornar-se uma legítima princesa, quiçá rainha, ao lado do verdadeiro príncipe Joffrey Baratheon. Imatura, mimada e um tanto egoísta, seus caprichos comprometem e muito os planos de sua família.
Tyrion: Anão, chamado de Duende, filho de Tywin Lannister. Inteligente, sagaz e com um ótimo senso de humor, coloca a razão diante das frivolidades e busca pelo poder da família. De longe, um dos personagens mais bem criados da série.

Daenerys: Descendente da casa dos dragões, os Targaryen, tem em seu irmão um algoz na busca pelo poder e pela coroa do Rei. Ao casar-se com Khal Drogo, consegue o crescimento e a independência que tanto almejava, agora é um Khaleesi.
DIAGRAMAÇÃO
O QUE ESPERAR DO LIVRO...
Maldade, bravura e... guerra. Usar a palavra jogos dos tronos deixa tudo meio simplório, aqui os acontecimentos estão interligados e ninguém escapa da ira daqueles que anseiam pelo poder.
Faço das palavras de Nanie, as minhas:
"Além disso, apesar de caprichar em suas descrições, George R.R. Martin abusa de cenas de ação! A história é bastante dinâmica, recheada de acontecimentos, reviravoltas, lutas... O leitor não irá se sentir entediado em momento algum." Trecho da resenha do Nanie's world.
QUOTES (Citações)
"A mente é a minha arma. Meu irmão tem a sua espada, o Rei Robert, o seu martelo de guerra, e eu tenho a mente... e uma mente necessita de livros da mesma forma que uma espada necessita de uma pedra de amolar para se manter afiada." Pág. 92 de Tyrion para Jon Snow
"Alguns iletrados sentiam desdém pela escrita; outros pareciam ter por ela uma reverência supersticiosa, como se fosse algum tipo de magia." Pág. 296 Tyrion.
Nota: Embora ambas as citações refiram-se ao personagem Tyrion, há muitas outras espalhadas pelo livro, achei digno colocar essas por se tratar do amor ao conhecimento.
A HISTÓRIA CONTINUA...
Vol. 2 - A Fúria dos Reis
Vol. 3 - A Tormenta das Espadas
Vol. 4 - O Festim dos Corvos
Vol. 5 - A Dança dos Dragões
SOBRE O AUTOR
Comente com o Facebook: