quarta-feira, 10 de julho de 2013

Cante para eu dormir - Angela Morrison (Resenha)



Encontre o Livro
Título: Cante para eu dormir
Autor: Angela Morrison

Editora: Pandorga
Edição: 1

Ano: 2011
Páginas: 364

Tradução: Marcelle Barros Soares

Minha Nota:
ÓTIMO/FAVORITO






Sinopse: Cante para eu dormir revelará a dura realidade da vida, a energia firme da amizade e mostrará que o verdadeiro amor transcende tudo. O livro conta a história de Beth, uma garota que sofre bullying e passa toda sua infância sendo rejeitada por sua aparência. As únicas pessoas a aceitá-la são sua mãe e seu melhor amigo, Scott. Mas tudo isso fica para trás quando ela é convidada para ser a vocalista do coral da escola e recebe a transformação que lhe dará a oportunidade de conhecer um amor que vai além de tudo, até mesmo da própria vida. Derek é tão lindo, tão doce, tão fantástico que Beth acha que não merece, mas quer experimentar, mesmo estando á milhas de distância. Porém, existem segredos não revelados entre eles. A história reúne as mais profundas emoções humanas: decepções, tristezas, alegrias, amores e paixão, muita paixão, que ficará gravada em cada coração por muito tempo, mesmo depois do término da leitura. 

"A transformação, dois garotos, uma escolha impossível e um coração partido."


ENREDO

A história começa com Beth, "A Fera". É assim que todos na escola a chamam. A magreza, o rosto cheio de espinhas, óculos com lentes grossas e o comportamento Nerd só favorecem o apelido recebido. Uns garotos do último ano fazem muitas maldades e brincadeira nada agradáveis com ela e é em Scott que a garota encontra um verdadeiro amigo e aliado para fugir desse mundo de injúrias. 

Scoot e Beth se conhecem desde pequenos e ao passo que vão crescendo, Beth começa a sentir-se atraída pelo amigo. Mas esse sentimento soa estúpido demais para ela; não iria perder a amizade da sua única companhia por uma bobagem dessas, afinal, quem poderia amar a Fera?

É ao conseguir uma vaga como solista do seu coro, o Cantoras da Juventude, que Beth vê sua vida mudada dos pés a cabeça, literalmente! Com a ajuda da mãe de uma das amigas do coral, "A Fera" torna-se bela: não mais espinhas no rosto, não mais os óculos que tanto a incomodavam ou o cabelo crespo indomável que vivia preso para não chamar atenção.
   
Uma grande competição espera o Cantoras da Juventude na Suíça, é lá que a nossa protagonista conhece Derek, o garoto dos seus sonhos. Também cantor de um respeitável coral, faz com que sua beleza e amor pela música encantem os olhos da doce e agora apaixonada Beth.

O garoto esconde algo, isso é evidente para Beth, seriam drogas? Suas mudanças de comportamento tornam-se visíveis ao ritmo que a menina se vê envolvida pelo aconchego do sempre presente amigo Scoot. A viagem dos sonhos acaba, mas ao retornar para casa será que o amor entre ela e Derek desaparecerá da mesma forma?



COMENTÁRIOS

Sabe aqueles livros que nunca ouvimos falar e pegamos para ler ao acaso? Esse é um deles. Como eu falei no post "Caixa de Correio", encontrei em uma promoção, procurei saber sobre ele, li muitas opiniões positivas, resolvi ler e não me arrependi!

A narração é feita em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Beth. A principio não gostei muito da morbidez com que ela ridiculariza seus sentimentos para fingir não se importar (o que não é verdade), mas com o tempo isso foi passando.

Ela enxerga nas pessoas 'bonitas' uma espécie de afronta e desconfiança; embora goste do Derek, acha que não o merece e que ele provavelmente irá decepcioná-la. Creio que tenha sido por conta da crise de identidade que ela passou ao mudar de aparência.

Quando eu estava pensando que esse seria mais um romance adolescente, cheio de inseguranças e triângulos amorosos, a autora me surpreendeu.

Antes

"Estou tão cheia de vida e energia. Fico pensando se o amor é assim. Quem precisa dele quando se pode sentir essa emoção, essa euforia? Talvez seja por isso que as divas trocam tanto de namorado. Que homem proporciona sentimentos tão elevados?" Pág. 33

DIAGRAMAÇÃO & PERIPÉCIAS 

O livro contém páginas amarelas e capítulos curtos que nos propicia uma agradável leitura. O único erro encontrado que me chamou atenção foi a palavra "fazerei" que apareceu mais de uma vez no texto e não soa bem. Há também um pouco de confusão na leitura dos diálogos por às vezes não conter separação entre devaneios do personagem e essas conversas ou ainda dois personagens falarem juntos numa mesma sentença.

Eu adoro romances epistolares (com conversas de bate-papo, por exemplo), dá aquela sensação de que estamos xeretando a vida deles (risos)  e aqui tem um pouco disso quando os namorados estão a distância e se falam pelo computador e também com os trechos da canção que Beth escreve no decorrer da história.


"Em nosso primeiro abraço, inesquecível,
Acreditei que o amor era possível.
Com seus lábios, meus sentidos despertam.
Com você, minhas defesas se dissipam." Pág. 88

O QUE ESPERAR DO LIVRO?

Muita música, amor, amizade e... perda. Esse foi o primeiro livro que realmente me fez chorar. Eu lia as páginas com a vista embaçada, pensando "Meu Deus, isso é real?". Angela Morrison consegue enganar e brincar com o leitor de forma indiscutível. É como se na metade do livro a história se transformasse em outra, assim como a protagonista...

Depois

"Retiro tudo que disse sobre divas e amor. Se o amor tiver alguma coisa a ver com o que sinto agora, é o que eu quero. Sinto-me feliz e viva cantando, mas esta sensação é inexplicável" Pág. 143


Conhece a história? Também se emocionou? Deixe um comentário dizendo o que achou ou até mesmo se tem vontade de ler o livro. Espero por vocês. ;)

Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Li esse livro faz algum tempo. Li durante às tardes enquanto minha irmã estava tirando a carteira de motorista e acho que isso não é muito relevante, a não ser pelo fato de que não chorei justamente por estar lendo num lugar cheio de pessoas que ficavam me olhando só porque eu estava lendo. Mas o livro é muito bonito, as letras são dispostas de forma que deixa a leitura prazerosa e as fotos no final do livro dão algo a mais a história toda. Com certeza é um livro que vale a pena ser lido. - Abraços, Felipe (A Hora do Livro)

    ResponderExcluir
  2. Gente... acho tão engraçado quando encontro alguém que viu uma história completamente diferente da que eu vi.
    Eu não gostei desse livro... principalmente pela forma como a protagonista é retratada. Fiquei com raiva mesmo...


    Beijos,
    Nanie

    ResponderExcluir
  3. Sei bem como é a sensação de (tentar) esconder as reações que o livro te proporciona em público. haha. Eu me assusto, sorrio e fico com cara de bobo; sim as fotos ao fim do livro reforçam a parte emotiva, só não quis colocar aqui para não ser spoiler. Que bom que também tenha gostado do livro. :) Um abraço Felipe.

    ResponderExcluir
  4. É legal saber que uma mesma história traz impressões diferentes as pessoas Nanie. Mas o que foi que não te agradou? Confesso que custei um pouco a ter simpatia pela Beth, mas o problema do Derek e os outros detalhes do livro ofuscaram essa parte. Passei de 4 para 5 estrelas. Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Clóvis, eu até achei a narrativa gostosa, sabe?! Mas a Beth é que me tirou do sério. Para mim não havia motivo para ela ser tratada da forma como foi, para se achar tão feia e, principalmente, para que os outros também reagissem dessa forma. Achei demais. Achei péssimo.

    Se quiser ler minha resenha, falo disso por lá.

    ResponderExcluir
  6. SENSACIONAL!!!!!!
    Pra mim, este foi um dos melhores livros que li em 2012.
    Sincero, verdadeiro, FORTE e intenso, onde o amor mais puro e honesto aparece da melhor forma possível.
    É um livro que passa um sentimento TÃO VERDADEIRO e forte que o leitor se sente totalmente sensibilizado com o drama que o enredo apresenta.


    Amei, chorei, amei e chorei de novo.


    MAIS QUE RECOMENDADO.


    Faby - Blog Adoro Romances de Aracaju

    ResponderExcluir
  7. rsrs, amor descreve esse livro. Vi um comentário seu assim que o comprei e resolvi iniciar a leitura. Sem arrependimentos. Não chegou a ser perfeito, mas será sempre um livro que me fará lembrar a primeira vez que fez chorar :) Beijos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...